Assembleia retorna e na terça-feira dia 6 de agosto às 9h, acontece no auditório Jutahy Magalhães na ALBA, uma audiência pública para tratar fim do voto secreto, PEC da deputada Luiza Maia.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A saída do deputado João Carlos Bacelar da Secretaria de Educação do município de Salvador foi traumática para o político, por mais que se queira colocar "panos quentes" tentanto minimizar esse fato. Todo mundo sabe, no meio politico, da importância de Bacelar para a eleição de ACM Neto, ele que era o quadro mais qualificado da gestão João Henrique, e organizou uma base política municipalista para a Câmara, o PTN elegendo 6 vereadores.
2. Isso representa um fato raro na politica de Salvador. Não me recordo de outro político, até de ex-prefeitos, que tenha conseguido tal façanha. Obviamente, que o sonho natural de Bacelar era chegar, em futuro próximo, na condição de prefeito eleito da capital. Sintomático que assim fosse porque faz parte do processo político, atingir-se novas funções quando outras já foram conquistadas. Bacelar já tinha sido vereador, dirigente de órgão da Prefeitura, secretário, presidente da Câmara e deputado. Portanto, o passo adiante seria o Tomé de Souza.
3. A questão é que Bacelar, segundo anotações do TCM, denúncias de vereadores, comentários fortes npo radialismo baiano, dispensa de licitações, contratos com a Fundação Pierre Bourdier e a Escola de Administração da UFBA teria cometido alguns deslizes, nada, até agora, consubstancialmente provado e finalizado sobre a conduta do gestor, mas, pelo sim; pelo não, desgastado, preferiu entregar o cargo.
4. Mais à frente, se algo mais firme fosse apresentador, teria que ser demitido pelo prefeito. Então, abriu o flanco e retorna a Assembleia Legislativa para cumprir seu mandato e, certamente, tentar uma reeleição. O sonho de chegar ao Palácio Tomé de Souza, como prefeito, ficou mais difícil. Embora, em política, nada seja impossível.
Também ficará mais difícil para ACM Neto se articular com os veredores do PT na Câmara.
5. Vai haver um encontro do prefeito com os 6 veradores do PTN na segunda-feira, 5. Dos 6, Toinho Carolino é ligado a Bacelar; Tiago Correa, ao prefeito; Geraldo Jr ao ex-prefeito JH; Alan Castro, Muniz e Kiki atuam independentes. Ou seja, ao que tudo indica, os 6 vão seguir apoiando o governo Neto e as negociações para matérias em votações na Câmara se darão de forma isoladas.
6. Bacelar antes de chegar a Secretaria de Educação à convite de JH para abrir espaço a Luizinho Sobral, hoje, prefeito de Irecê, fazia oposição ao governador Wagner na Casa Legislativa. Oposição duríssima. Chamava Wagner de "wagareza" e até adesivos do governador com esse digito apresentou em plenário.
7. Agora, com o flanco aberto, ficará mais difícil sustentar uma posição mais firme contra o governo do estado, ainda que o PTN tenha sido um adversário respeitável na Assembleia. Nesta quinta, às 10h, os trabalhos em plenário e nas comissões temáticas da ALBA retornam prometendo um segundo semestre de muitos debates e discussões acaloradas.
**********
8. Os servidores estaduais terão mais um dia para realizar a inscrição nos prêmios Boas Práticas e Servidor Cidadão. Devido a um problema técnico no sistema de inscrições, a Coordenação de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Secretaria da Administração (Saeb), anunciou que irá aceitar projetos enviados pelo e-mail valorizacaodoservidor@saeb.ba.gov.br.
9. O prazo de inscrições, que se encerraria no dia 31 de julho, foi prorrogado até esta quinta-feira (1º).
10. Aqueles que ainda não finalizaram as inscrições, e precisam completar o processo para validar a participação, também podem encaminhar os dados via e-mail. Em casos de dúvidas ou dificuldades, os servidores devem ligar para os telefones (71) 3115-3086 / 3705 / 3079. Informações sobre o regulamento de cada premiação estão disponíveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).
11. A Estácio FIB prorrogou até 15 de agosto as inscrições para os cursos de Pós-Graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD) e oferece bolsas de estudos de idiomas para aqueles que efetivarem a matrícula. O Grupo Estácio firmou parceria com a Rosetta Stone, centro de ensino de línguas com sede em São Paulo, que disponibiliza pela internet mais de 30 opções de cursos de idiomas.
12. A bolsa tem validade dez meses e os alunos poderão escolher entre os cursos de alemão, árabe, chinês (mandarim), coreano, dari, espanhol (Espanha), espanhol (América Latina), farsi, francês, grego, hebraico, hindi, holandês, indonésio, inglês (Americano), inglês (Britânico), irlandês, italiano, japonês, latim, pashto, polonês, português, russo, suaíle e sueco. Os interessados podem fazer a matrícula no site www.estacio.br ou na secretaria do campus Gilberto Gil, no Stiep.
13. O Dia dos Pais está chegando e, durante todo o mês de agosto, o Shopping Barra vai promover a campanha “Mês dos pais Shopping Barra – Especialmente Seu”. Além de oferecer um mix variado de lojas com diversas opções de presentes para a data, o Barra sorteará duas Scooters Piaggio Vespa Modelo GTS 300cc, na cor vermelha, superexclusivas para pais sofisticados e dinâmicos. A promoção estará em vigor durante todo mês de agosto.
14. J&Cia traz como principais notícias a saída de Celso Kinjô do comando do Jornalismo da TV Cultura de São Paulo e sua substituição por Willian Correa; Domingos Meirelles e Orpheu dos Santos Salles, que reassumiram seus cargos na ABI por anulação judicial das últimas eleições, encontraram novas irregularidades nos documentos da entidade, que serão encaminhadas à Justiça; Maurício Menezes volta à Rádio Globo no Rio como coordenador Artístico; e Folha de S.Paulo descontinua de vez o Folhateen.
15. Outros assuntos em destaque são ainda as repercussões da visita do papa; Holmes Report mostra que agências independentes de RP cresceram mais do que as subordinadas a grandes grupos; a reestruturação na Abril é esperada para os próximos dias; e José Hamilton Ribeiro e Caco Barcellos debaterão reportagem no Congresso da Abraji.
16. (CAMAÇARI) Na tarde desta quarta-feira centenas de jovens tiveram a oportunidade de participar da aula inaugural do Proaj (Programa de Aprendizado Jovem), que irá beneficiar 180 moradores do Município com capacitação na área da Tecnologia da Informação (TI).
17. O evento, marcado ainda pela certificação das primeiras turmas do Proaj, aconteceu no auditório 1 da Cidade do Saber.
18. O prefeito do Município, Ademar Delgado, afirmou que o curso é extremamente importante para a vida profissional dos jovens. “Esse é um esforço inevitável que todos devemos fazer para permitir não só a ampla inserção dos jovens no mercado de trabalho, assim como, qualificar ainda mais a população de Camaçari”, disse.
19. O município de Rio Real, localizado na fronteira com Sergipe, distante 202 km de Salvador, maior produtor de laranja do Estado, ganha nesta sexta-feira (dia 2), mais um posto do CrediBahia. O objetivo do programa é a inclusão produtiva e beneficia o empreendedor que já desenvolve atividades nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços.
20. Visando atrair o público que está concentrado no interior do Estado, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e a Federação Baiana de Saúde (Febase) realizarão, no Hotel Portonápolis, em Eunápolis (BA), nos dias 2 e 3 de agosto, a primeira etapa do projeto Caravanas.
21. O evento possui como objetivo divulgar o papel das instituições, estreitando relações com os representantes de hospitais e clínicas do interior, e construir novos relacionamentos.
22. Os trabalhos legislativos na Assembleia voltam nesta quinta-feira, 01, e tem como um dos temas polêmicos o voto aberto. Na terça-feira dia 6 de agosto às 9h, acontece no auditório Jutahy Magalhães na ALBA, uma audiência pública para tratar do assunto.
23. A iniciativa é da deputada Luiza Maia, autora da PEC 126/2012, que propõe o fim do voto secreto. Confirmaram presença, Paulo Câmara, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, onde projeto semelhante já foi aprovado, o vice-presidente da ABI, Ernesto Marques, o vereador Suica, membros de movimentos sindicais e representantes de veículos de comunicação que fizeram movimentação nas redes sociais com a campanha Sou Honesto, Voto Aberto!
24. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República comunica que o ato de assinatura de termo de adesão da Bahia ao programa Mulher, Viver sem Violência, que aconteceria nesta quinta-feira (1º), foi adiado por necessidade de a ministra permanecer em Brasília no mesmo dia.
25. A SPM-PR registra que o Mulher, Viver sem Violência tem plena adesão do governo do Estado da Bahia, da Prefeitura de Salvador, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e do Ministério Público. O evento será remarcado em data oportuna, com ampla divulgação para a participação do poder público e da sociedade civil da Bahia.
26. Eleições no Sindae com duas chapas. A 1 tem na cabeça Danilo Libarino Assunção; a 2 Raimundo Coutinho Sobrinho. O Sindicato é de água, mas, diz-se que a disputa é de sair faiscas de fogo.
27. Prefeitura de Lauro de Freitas encheu os jornais de propaganda virtual, de obras que sequer se iniciram, como a Via Expressa e a Nova Câmara. A passarela do Menando que aparece no comercial é também virtual.
28. Na época de Moema Gramacho, então prefeita do PT, havia obras (e muitas) mas a Prefeitura não gastava em propaganda. Agora, gasta-se a rodo, sem obras a mostrar. Salvo algumas coisas do governo federal, ainda da gestão Moema.
29. A ABAP está preocupada e com razão. Os maiores anunciantes da Bahia ainda são o governo do estado e a Prefeitura de Salvador. A iniciativa privada é pouca coisa e as grandes empresas aqui instaladas são controlodas por SP. Como ACM Neto está igual a "Bernardino", sentado em cima do fogão, a chiadeira é geral.