JH na Rádio de MM no mesmo horário de MK. Essa foi a informação que circulou no final de semana. O ex-prefeito diz que vai tentar alguns leitores nesse mesmo horário e segmento. MM é Marcos Medrado.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O momento político nacional é propício para um "outsider" (pessoa que não se enquadra nos modelos politicos atuais) que venha a cair no gosto da população e possa vencer a próxima eleição presidencial, em 2014.
2. No Brasil, desde a redemocratização, em 1984, de alguma forma isso aconteceu com a eleição de Fernando Collor de Mello, então governador de um estado pequeno (Alagoas)e sem expressão eleitoral de porte, o qual se amparou no combate aos "marajás" e foi eleito presidente da República, em 1989.
3. Depois se tornou um "marajá" da Casa "imperial" da Dinda e foi apeado do poder por impeachment, sendo substituido por Itamar Franco, velho politico da escola mineira do PMDB.
4. Em seguida, vieram as eleições previsíveis de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), duas vezes; e Lula da Silva (PT), também duas vezes; e a quinta deste período com Dilma Rousseff (PT), sem surpresas.
5. A última, então, em 2010, um passeio. Ninguém acreditava ou esperava que José Serra (PSDB) ganhasse de Dilma. Nesse embate, no entanto, surgiu como novidade, Marina Silva (PV), a qual obteve 20 milhões de votos, graças aos apelos que fez pela internet (as redes sociais). Em 2014, Marina não seria propriamente uma "outsider" uma vez que já se candidatou, em 2010, e foi senadora e ministra do governo Lula da Silva.
6. Nesta condição, hoje, estaria o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, diferente, de fato, do politico tradicional brasileiro, e que já vem sendo testado nas pesquisas que estão sendo feitas pelos institutos nessa fase preliminar, com números percentuais de intenções de votos até razoáveis. Mas, ainda assim, longe dos percentuais obtivos por Dilma, Marina e Aécio Neves.
7. De repente, quem está querendo se transformar em "outsider" é o "tucano" José Serra, com outra plumagem, noutro partido, provavelmente no PPS. Acontece que Serra cometeu um erro palmar na politica ao ser guloso e disputar a eleição a prefeito de SP, em 2012, quando deveria ter se preservado e aguardado o movimento das "nuvens" politicas da campanha presidencial.
8. Hoje, se Serra não tivesse sido candidato derrotado a prefeito de SP, por Fernando Haddad, seria o nome a fazer contra-ponto a Dilma resgatando seu "recall" da campanha de 2010. Mas, perdeu o time e está distante do politico da nova ordem. Assim como Aécio, embora jovem, parece-nos com a "cara" de velho.
9. Essa análise também vale para a Bahia porque só tem politico da "velha" ordem. Quem poderia ser o nome "outsider" na politica baiana. Já falei, anteriormente, de Eliana Calmon. Vejo, em novo ensaio, começando a ter destaque na midia, o presidente da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz.
******
10. O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, prestigiou a comemoração do 51° aniversário de emancipação política do município de Lamarão e falou sobre os investimentos dos governos Federal e Estadual para a cidade do semi-árido baiano.
11. Durante o evento, ao lado do prefeito Dival de Memel (PT), e do vice-prefeito, Antônio Valadares da Silva Filho, o deputado encontrou diversas lideranças do município e da região, que agradeceram a presença do parlamentar no evento e lhe apresentaram diversas solicitações locais.
12. O responsável pelas obras do empreendimento Raison Première, na Rua Ceará, Pituba, foi autuado por agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) por deixar materiais de construção no logradouro público.
13. Foi também notificado para retirar os cones e materiais usados na construção, depositados irregularmente em área pública, sob pena de sanções previstas em lei.
14. Em comemoração ao dia 26 de julho, quando é celebrado o Dia dos Avós, o Shopping Center Lapa irá realizar uma semana recheada de ações voltadas para os clientes da terceira idade.
15. A 10ª edição da Semana dos Avós, que é idealizada em parceria com o SESC Bahia, acontecerá de 22 a 27 deste mês, na Praça de Eventos do shopping. O evento contará com o apoio do Grupo CAM, Canal Produções e Mais Estruturas & Cenografias.
16. Além de contar com alguns dos maiores nomes do cenário musical nacional e internacional, o Circuito Banco do Brasil – que vai levar música, cultura e esporte a seis cidades brasileiras entre agosto e dezembro de 2013 – também vai dar oportunidade para que novas bandas mostrem seu talento.
17. O concurso SomPraTodos vai selecionar seis grupos para apresentações no Palco Brasil – uma banda em cada etapa do evento. A partir de 22 de julho começa, no site oficial do circuito, a seleção para a cidade de Salvador.
18. Na primeira etapa, é necessário fazer um cadastro no www.circuitobancodobrasil.com.br, preenchendo uma lista de atributos pré-selecionados pela organização, como número de shows já realizados, número de cidades onde já se apresentou, número de citações no Google, número de músicas disponibilizadas para download oficial e número de covers no repertório.
19. Apesar de não terem peso nas decisões, os atributos servirão como forma de apresentar os concorrentes de forma mais descontraída ao público.
20. Sabe aquela festa de princesas que as meninas sonham ao fazer 15 anos? Este sonho será realizado por 15 meninas do Martagão Gesteira, GAAC , Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Fundação Pequeno Principe e Aristidez Maltez com uma grande festa no cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, no próximo dia 28, a partir das 18h.
21. As debutantes, que terão 15 convidados cada uma, se arrumarão no Barber Beauty, que será aberto exclusivamente para recebê-las. O encontro será animado pela banda Duas Medidas, e cada adolescente terá direito a álbum e pôster da Studio Enzo e Pro Photo, vídeo da Aldri Vídeo, além de presentinhos.
22. Fábio Sandy vestirá as debutantes, M Zanirato os pais, New Fashion as mães. Uma limusine fará o translado das meninas do salão ao evento, que tem a banqueteira Rita Torquato como mentora, Fagna Freitas e Michelly Cerqueira como madrinhas.
23. O governador Jaques Wagner entregou no final de semana a restauração do trecho de 36,20 km, da BA-161 - do entroncamento da BR-349 a Sítio do Mato. A indicação, número 18.482/2011, foi feita pelo deputado de Yulo Oiticica em 2011.
24. Apontada pela Petrobrás como uma das profissões do futuro, a Inspeção de Equipamentos e Soldagem está em alta no setor petroquímico. Além da grande oferta de empregos, especialmente aqueles gerados através de concursos públicos, a área também tem como grande atrativo os salários, que podem ultrapassar os R$ 6 mil mensais.
25. O técnico em Inspeção de Equipamentos e Soldagem atua diretamente no planejamento, fiscalização e execução de inspeções de equipamentos, aferições e calibrações de instrumentos de inspeção, ensaios metalográficos e testes de pressão, entre outros.
26. Quem busca formação nessa área, pode procurar o centro de ensino CETTPS, localizado na Região Metropolitana de Salvador, que está com inscrições abertas para a nova turma do curso técnico em Inspeção de Equipamentos e Soldagem, que se inicia em 22 de julho.
27. Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à Rua Ponciano de Oliveira, 36, no centro de Camaçari. Outras informações pelos telefones (71) 3621-9589 ou 3621-4177.
28. Nova votação para desembargador na OAB/BA com inscrições abertas.
21. Toda equipe da gestão João Henrique presente no casamento da filha de Barata, no Carmo, no final de semana.
22. No dia 30 de julho, será realizado no município de Luís Eduardo Magalhães (BA), o Seminário Brasileiro sobre Helicoverpa (a lagarta que devora a soja).
23. Sede da Propeg na Ladeira da Barra (a casa à direita no sentido Vitória) vai virar pédio de luxo.
24. JH na Rádio de MM no mesmo horário de MK. Essa foi a informação que circulou no final de semana. O ex-prefeito diz que vai tentar alguns leitores nesse mesmo horário e segmento. MM é Marcos Medrado.
25. No dia 26 de julho será realizada a sexta edição do baile beneficente do Centro de Pesquisa e Assistência à Reprodução Humana (Ceparh), que tem como objetivo arrecadar fundos para o atendimento à população carente, através do Programa de Planejamento Familiar, coordenado pelo cientista e pesquisador Elsimar Coutinho. Intitulado de “O Glamour dos Anos Dourados”, o jantar dançante já se tornou uma tradição na sociedade baiana.
26. Todo o valor arrecadado é revertido para o programa de beneficente da instituição. “O baile é uma forma que encontramos de ajudar a manter o serviço gratuito de qualidade à população de baixa renda.
27. Atendemos cerca de 150 pessoas por dia na instituição, que vêm em busca de informações, consulta médica e procedimentos cirúrgicos”, conta Tereza Coutinho, superintendente do CEPARH.
28. (El País, 18) As autoridades brasileiras queriam evitar o encontro de Francisco com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio, Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio, onde está prevista uma manifestação de protesto contra o governador e o prefeito. Cogitou-se que seria melhor que o Papa se reunisse com as autoridades no aeroporto do Galeão, quando desembarcasse.
29. (Globo, 19) Apesar da desordem urbana anteontem (17), ontem (18), o governador Sergio Cabral não apareceu em público, não visitou os bairros depredados de Ipanema e Leblon e não esteve na coletiva com sua cúpula de segurança sobre os atos de vandalismo, limitando-se a uma pequena nota oficial.
30. Não é a primeira vez que o governador some. Depois das chuvas na Serra em 2011 que mataram 900 pessoas, Cabral demorou a aparecer. O governador também demorou dias para se pronunciar após as chuvas de Angra dos Reis em 2010, quando morreram 53 pessoas. Cabral e sua família não dormiram no Rio ontem e anteontem, por questões de segurança.
31. (Jornal de Angola - Angola, 17) 1. Angola em 2014 passa a ser o primeiro produtor africano de petróleo, ultrapassando a Nigéria devido às dificuldades internas naquele país, de acordo com a consultora Energy Aspects, citada pelo jornal britânico “Financial Times”.
32. O analista-chefe para a área do petróleo da Energy Aspects, Amrita Sen, refere que “a produção angolana tem vindo lentamente a subir devido às novas explorações, enquanto a produção da Nigéria tem caído devido a roubos de petróleo e a interrupções no fornecimento, o que levou a que a produção nigeriana tenha passado de 2,2 milhões de barris por dia, em 2012, para menos de 1,9 milhões actualmente”.