Comissão dos Direitos do Cidadão da Câmara de Vereadores vai colaborar com a força tarefa da prefeitura e do governo para fiscalizar e combater as cobranças abusivas em estacionamentos privados da capital.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os analistas politicos e aqueles que escrevem sobre economia mesclam dois pontos que consideram cruciais na queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff, à luz recente e de forma mais nitida, após os protestos nas ruas do país: a falta de controle de sua base no Congresso Nacional (uma miscelânia sem pé nem cabeça); e a retração na economia com o aumento das taxas de juros e inflação nos calcanhares do governo, sem que haja uma reação convincente.
2. O que se depreende, como bem classificou o deputado Paulinho da Força, é que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, perdeu a credibilidade junto à opinião pública e todo vez que ele fala na TV opinando sobre a economia nacional e as medidas que estão sendo adotadas pelo governo, ninguém acredita. A inflação, por exemplo, já superou o teto de 6.5% duas vezes neste ano forçando o BC a iniciar um ciclo de alta de juros, com três aumentos da Celic.
3. A presidente Dilma foi eleita sustentando-se na promessa de novos investimentos e taxas de juros baixas, focada no perfil de uma gestora que seria eficiente. A taxa de investimentos, no entanto, que seria considerada ótima pelo governo, de 24% a 25% do PIB, não foi atingida. Não há um diagnóstico claro a respeito do cenário macroeconômico e o ano de 2013, que seria bom (foi anunciado assim) tem sido de sobressaltos.
4. A essa altura ninguém saberia dizer se haverá sinais de melhoras e se o governo conseguirá conterá a inflação dentro do patamar almejado 6.5% no ano. A presidenta já disse que não mexerá em sua equipe econômica de governo, mas, misturando a economia com a política, segmentos do PT gostariam de antecipar as candidaturas nos estados para final de setembro próximo, o que pode ser um álibi para Dilma aproveitar o embalo e rearrumar a sua equipe de governo.
5. A rigor, secretários de estado e ministros candidatos ao Congresso e a governadores podem ficar até abril do próximo ano. Na Bahia, anuncia-se que o nome do PT a governador sairia em novembro próximo. Mas, o PT nacional força a barra para antecipar para setembro, o que facilitaria a vida de Dilma e também de alguns governadores.
****
6. . O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, participa, neste domingo (14), da convenção estadual do partido em Santa Catarina.
7. Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia apreenderam 14 motos e quatro carros apreendidas em abordagens realizadas durante a operação intensificação, nesta sexta-feira (12), na área da 31ªCIPM, situada no bairro de Valéria.
8. Para o tenente Tiago que comandou a guarnição, a ação objetiva fiscalizar veículos e condutores no intuito de diminuir o numero de acidentes e proporcionar “dias melhores” a sociedade, informou. Após a apreensão os veículos foram conduzidos ao pátio do DETRAN, para as medidas cabíveis.
9. “O resultado da investigação da Polícia Federal sobre o episódio dos boatos do fim do Bolsa Família comprova a irresponsabilidade da ministra Maria do Rosário e de outros dirigentes do PT que culparam a oposição pelo ocorrido. Fica claro também que a Caixa Econômica Federal não pode se eximir da responsabilidade sobre o caso, que gerou tanto desespero e aflição a milhares de famílias.
10. - Mais uma prova de que as marcas do atual governo são o improviso, a falta de planejamento e de gestão, e a pouca coragem de assumir suas responsabilidades, o que afeta diretamente a vida dos brasileiros, sobretudo daqueles que mais precisam do apoio do poder público. Aguardamos que todos os que no governo se manifestaram de forma leviana em relação à oposição venham a público se manifestar em respeito aos brasileiros”, comenta o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB.
11.A Comissão dos Direitos do Cidadão da Câmara de Vereadores de Salvador vai colaborar com a força tarefa da prefeitura de Salvador e do governo do Estado para fiscalizar e combater as cobranças abusivas em estacionamentos privados da capital. De acordo com o presidente do colegiado, vereador Marcell Moraes (PV), a presença do Legislativo municipal é de fundamental importância para o sucesso da fiscalização.
12. A Comissão dos Direitos do Cidadão vai se reunir com o Procon-Ba para que juntos elaborem e diagnostiquem um conjunto de medidas para facilitar a vida das pessoas que utilizam estacionamentos privados em Salvador.
13. Foi aprovado por unanimidade no plenário da câmara municipal de Salvador, o projeto de lei 308/2003 da vereadora Tia Eron (PRB), que dispõe sobre a instituição da campanha educativa de combate às drogas em diversões públicas do município.
14. O trecho da pista da Avenida Lafayette Coutinho (mais conhecida como Contorno), onde ocorreu um deslizamento de terra no dia 16, foi liberado ao tráfego nesta sexta-feira (12), com monitoramento permanente da via. A pista no sentido Campo Grande foi totalmente desobstruída pela Transalvador, mas no sentido Comércio apenas a faixa da esquerda está liberada.
15. As ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Feira de Santana, a 109km de Salvador, estão sendo reforçadas com a oferta de mais uma viatura policial para a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).
16. A entrega foi feita nesta sexta-feira (12), no município, durante visita do governador Jaques Wagner e da secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa. Outros dois veículos foram disponibilizadas para o apoio ao trabalho da polícia na cidade.
17. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assegurou durante a abertura da 1ª Oficina do PPA Participativo, que o compromisso do governo municipal é estimular, cada vez mais, a participação da sociedade na gestão, por meio de fóruns populares, como o PPA Participativo, envolvendo dirigentes municipais, vereadores e representações de associações e entidades comunitárias, com o objetivo de traçar as linhas do Plano Plurianual que vigorará até 2017.
18. O final de semana esportivo de Camaçari conta com agenda radical. Nestesábado (13), o Município sediou a 5ª etapa do Campeonato Baiano de Boxe, que aconteceu na Cidade do Saber.
19. A competição contempla boxeadores profissionais e amadores.
Os seis pugilistas que representaram o Município são Marlene Profeta, Tatiane Santos, Edinaldo Silva, Felipe Dias, Camila Santos, Crislane Silva.
20. Dois municípios baianos e muita história em comum. Desmembrados de Irará no dia 13 de julho de 1962, Água Fria e Santanópolis comemoram 51 anos de emancipação política e administrativa neste sábado. A data foi lembrada pelo deputado estadual Carlos Geilson, que apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa.
21. “Parabenizo os água-frienses e santanopolinenses pela conquista da independência e por contribuírem para o desenvolvimento de suas terras ao longo desses anos. Mais prosperidade é o que eu desejo a população de Água Fria e de Santanópolis”, assinala Geilson.
22. Camaçari: A STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) publicou edital de convocação para entrega de documentos, destinado à 18 candidatos aprovados no concurso público realizado pelo órgão sob o número 001/2009. A relação dos convocados está disponível no portal da Prefeitura, no endereço eletrônico www.camacari.ba.gov.br.
23. Dos 18 convocados no concurso, nove vão atuar como agentes de trânsito, sete como agentes de transporte e dois na área administrativa.
24. O superintendente do Trânsito e Transporte, Claudécio Taroba, destacou que a convocação vai contribuir para suprir o déficit de profissionais do órgão e para aumentar o efetivo de fiscalização no trânsito e transporte, assim como, para a execução de diversos projetos desenvolvidos pela superintendência.
25. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) registrou no plenário do Senado, a passagem dos 35 anos do Polo Industrial de Camaçari. “Localmente o polo contribui para o desenvolvimento da economia da Bahia e do Nordeste, através da oferta de emprego e renda, com modernização constante e introdução de novas tecnologias, especializações e elevados padrões de desempenho técnico e empresarial”, disse.
26. (Do artigo 'Besouros e Borboletas', do economista Francisco Lopes - Valor Econômico - quinta-feira, 15 de junho de 2011) Bolhas especulativas são fenômenos complexos que não entendemos bem, mas com certeza sabemos que sempre evoluem para o colapso. Nosso palpite é que essa nossa bolha de acumulação de reservas vai estourar em algum momento entre 2013 e 2015.
27. É impossível saber o momento exato e a sequência exata dos eventos na ruptura, apenas sabemos que ela se tornará mais provável quando o mercado de câmbio transitar da atual posição de excesso permanente de oferta para uma posição de equilíbrio ou de excesso de demanda. Isto inevitavelmente vai resultar da deterioração continuada do déficit no balanço de pagamentos em transações correntes.
28. Na ruptura, os primeiros a sair tipicamente são os especuladores profissionais. O especulador sabe que nosso regime de livre flutuação na prática tem sido um regime de flutuação amortecida assimétrica. A maior volatilidade do câmbio torna menos favorável a relação risco-retorno e induz o especulador a reduzir sua posição vendida na moeda brasileira.
29. Esse ajuste é muito facilitado pela dimensão do nosso mercado de derivativos de dólar, que é inusitadamente grande para uma economia emergente. A grande liquidez desse mercado torna muito fácil travar qualquer posição vendida em dólar, e isso vale tanto para os especuladores profissionais como para qualquer empresa ou investidor.
30. Como em todo colapso de bolha, o movimento pode ser iniciado por um pequeno grupo de profissionais, mas depois se alastra rapidamente e ganha amplitude e intensidade. O resultado é uma forte e rápida depreciação da taxa de câmbio.
31. (Folha de SP) Alguns números ajudam a explicar por que a TV paga americana abraça a concentração. No caso da TV paga, as operadoras controlam também o serviço de acesso à internet. Meses atrás, John Malone proclamou que "o produto mais importante, o que prende mais, é a internet de alta velocidade". Daí o projeto de comprar a Time Warner Cable, cuja receita por assinante de internet subiu de US$ 39 mensais (R$ 88) para US$ 43 (R$ 97) em um ano, segundo a Barrington Research.
32. Enquanto isso, o serviço de TV paga, propriamente, começa a cair. O motivo é a migração para serviços mais baratos de vídeo, como Netflix e Hulu, que só requerem acesso à internet. Segundo a Leichtman Research, as 13 maiores operadoras americanas de TV paga perderam 80 mil assinantes em um ano.