Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SUCESSÃO 2014 na Bahia e a nova ordem emanada das ruas,

A Prefeitura de Salvador tem trabalhado para informar à população sobre as mudanças no trânsito da cidade por conta da realização da Copa das Confederações, que foram determinadas pela Fifa
18/06/2013 às 11:28
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os protestos que acontecem nas ruas do Brasil estariam sinalizando para o surgimento de uma nova ordem no meio politico nacional e isso vai mexer com a sucessão presidencial e as eleições estaduais. Seria o fim dos políticos carreiristas profissionais e que topam fazer todo tipo de acordo para se manterem no poder? Não diria que seja o fim, mas, haverá mudanças e essa gente vai sofrer bastante para se reeleger, salvo aqueles que têm redutos nos currais eleitorais já encastelados há anos.

   2. Em princípio, no Brasil, a ex-senadora Marina Silva (Rede) parece ser a grande beneficiada com os movimentos que levaram quase 70 milhões de pessoas a comentar nas redes sociais. Como ela foi a política que melhor usou a web na campanha passada (20 milhões de votos) e está distante das maracutaias nacionais e dos conchavos com os partidos tradicionais, leva vantagem sobre os demais. 

   3. A presidente Dilma está no desgaste tanto que, hoje, correu até SP para conversar com Lula e o marketeiro João Santana. Aécio Neves (PSDB) pelo que se viu nas ruas, o tucanato de Alckmin tentanto consertar a irracionalidade inicial dita lá de Paris, de não negociar, manter a ordem, etc, dançou. Eduardo Campos, o qual fala num novo modo de governar, com seu socialismo caboclo também leva vantagem e até usou a TV para "pongar" na desoneração das tarifas, segundo ele, cara demais diante dos impostos.

   4. Dá pra surgir uma nova voz? Sim. Se o presidente do STF, Joaquim Barbosa, entrar num partido a tempo, é o cara. Hoje é quem fala o que os brasileiros querem ouvir, a última das suas, numa conferência, disse que os politicos brasileiros e o Congresso são uma brincadeira.  

   5. E na sucessão de Wagner na Bahia? Todos os pré-candidatos até agora anunciados são politicos profissionais, alguns que já mudaram de partidos várias vezes, outros que já tiveram experiências administrativas desastrosas, inclusive os dois piores prefeitos da capital, e não há ninguém que se enquadre nessa nova ordem. 

   6. E existe alguém falando o que as pessoas gostariam que acontecesse? Sim. Eliana Calmon, a qual levantou a voz nacional diante da morosidade e dos desmandos prováveis na Justiça. Acontece que Eliana não é política. Ainda não estaria filiada ao PSB embora o governador de PE, Eduardo Campos, tenha falado no seu nome como uma provável candidata a governadora da Bahia.

   7. Seria uma novidade e tanto se isso acontecesse. Entre os políticos baianos não citados como pré-candidatos até agora existem nomes que se destacariam nessa nova ordem? Não. É só olhar as propagandas que estão no ar, na TV, do PCdoB e do PSDB com linguagens da "velha ordem". Passem o olhar nos deputados federais: todos profissionais da politica. Olha o que acontece na Assembleia: zero em destaque na nova ordem.

   8. Então, como não dá para se mover o sistema política a curto prazo, é provável que nas eleições estaduais no nosso estado, a Bahia dificilmente terá um nome competitivo no páreo majoritário pela nova ordem, mas, poderá haver uma mudança significativa na Assembleia e na representação federal.
                                                                **********                         
   9. Imprensa engajada: a criação do Conselho Municipal de Comunicação foi o principal assunto abordado, na manhã de hoje (18), durante reunião mantida entre o Coordenador de Rádio da Secom (Secretaria de Comunicação do Estado), Edmundo Carvalho Santana Filho, com o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Camaçari, Rogaciano Medeiros, o presidente da AIC (Associação de Imprensa de Camaçari), Klênio Kirk, mais os diretores da entidade João Lima e Fabiana do Monte.

    10. Em segundo dia de operação, realizada nesta terça-feira (18), o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, autuou mais duas delicatessens em Salvador por apresentarem irregularidades. As empresas notificadas pelos fiscais do órgão foram: a Bonjour Delicatessen e a Francesa, ambas localizadas no bairro da Pituba.

   11. Entre os problemas encontrados pelo Procon-BA nos estabelecimentos, estão produtos expostos à venda com a validade vencida e a comercialização de alimentos sem informação de sua procedência. Todas as delicatessens responderão a processo administrativo e terão direito à ampla defesa e ao contraditório. 

   12. Além das duas empresas citadas, a delicatessen Pão de Mel, do Largo Dois de Julho, também foi fiscalizada, mas recebeu apenas o relatório de visita por não ter irregularidades.

   13. Chapéu alheio: a deputada Ivana Bastos afirmou, nessa terça-feira (18), que garantir a meia passagem para estudantes que utilizam embarcações que fazem travessia intermunicipal, a exemplo do Ferry Boat, é promover o desenvolvimento social.

   14. A meia passagem nas embarcações é proposta no Projeto de Lei No 20.223/2013, de autoria da parlamentar, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

   15. Para a parlamentar, a discussão não pode se resumir à lógica do mercado já que o transporte urbano tem papel estratégico no desenvolvimento social, haja visto as atuais manifestações realizadas em várias cidade do país.

   16. Preocupado com um possível confronto durante as manifestações populares anunciadas para os próximos dias em Salvador e em diversos municípios do interior do Estado, o deputado Paulo Azi, presidente do DEM-Ba, fez um apelo ao governador Jaques Wagner para que determine prudência às forças policiais e que hajam de forma pacífica em suas ações, durante os protestos marcados para acontecer, inclusive, na sexta-feira, 21, data da visita da presidente Dilma Rousseff à capital baiana. 

   17. “Fica o meu apelo ao governador Wagner para que recomende à PM o caminho do diálogo e da negociação”, disse Azi, em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 18.

   18. O democrata reafirmou que as manifestações são resultados da insatisfação popular com o aumento do custo de vida, com o perigo eminente do retorno da inflação, fruto da equivocada política econômica do governo, que tem refletido no bolso e no cada vez mais reduzido poder aquisitivo do consumidor.

   19.  “ A população externa a sua indignação por não receber do estado brasileiro – que a cada dia cobra mais impostos – serviços públicos de qualidade. Um povo que vive com o aumento indiscriminado da violência, que morre nas filas dos hospitais, que não vê seus filhos recebendo educação digna e ainda sofre com as cidades travadas por falta de investimento em infraestrutura”, reforçou.

   20. O Shopping Barra comunica que não realizará atividades neste domingo (23) dentro das ações do Projeto Ruas de Lazer, no Farol da Barra, fruto da parceria entre o shopping e a Prefeitura de Salvador. 

   21. A pausa acontece por conta dos festejos juninos que movimentam a capital e as cidades do interior. No fim de semana seguinte (30), as atividades acontecem normalmente, com uma programação especial para toda a família curtir. Feliz São João e até lá!

  22. A Prefeitura de Salvador tem trabalhado para informar à população sobre as mudanças no trânsito da cidade por conta da realização da Copa das Confederações, que foram determinadas pela Fifa. Desde a última semana, rodam spots (rádio) e VT (televisão) para orientar os condutores, garantindo o mínimo de impacto aos moradores. 

   23. Também são realizadas ações com carros de som para moradores do entorno da Arena Fonte Nova. “Tudo foi planejado para que os soteropolitanos sejam informados com a devida antecedência sobre as alterações, evitando maiores transtornos”, afirma o diretor de Propaganda e Publicidade da Prefeitura, Mateus Simões.

   24. O secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, afirmou nesta terça-feira (18), que as manifestações em várias capitais do país, inclusive Salvador, demonstram o “amadurecimento da democracia no Brasil”. 

   25. De acordo com ele, a orientação do governo é que o direito de manifestação conviva com o direito de ir ao estádio, das famílias que vão assistir aos jogos da Copa das Confederações. “Na democracia é assim, cada um expressa a sua opinião e vontade e respeita a opinião e vontade dos outros”, reforçou.

   26. Robinson garantiu que o Governo do Estado reconhece o direito do cidadão de protestar e reivindicar melhorias para seus estados e para o Brasil. “Nós tivemos ontem uma experiência em Salvador, onde o direito a manifestação conviveu com outros direitos de todo cidadão, inclusive a segurança dos manifestantes. Esperamos que este seja o padrão de outras manifestações que estão agendadas”, observou.

   27. Quem quiser se adiantar e curtir o clima do interior na capital, pode visitar o Arraiá do Shopping Center Lapa. A Praça de Eventos está com uma decoração junina cujo tema é São João dos Namorados. Coreto, barracas de comidas típicas, oratório de Santo Antônio e outros elementos compõem o cenário romântico que ficará montado até o dia 21 de junho. 

   28. Além disso, o shopping está com uma decoração aérea repleta de bandeirolas, balões iluminados e móbiles de estrelas e corações. Idealizada pelo respeitado cenógrafo baiano Zaka Neto, a decoração foi criada utilizando-se técnicas artísticas e artesanais inspiradas no romantismo. Com 20 anos de experiência e diversos trabalhos pelo Brasil.

   29. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) se diz obrigado a reconhecer que o  governo federal  tem dado tratamento igualitário a população brasileira. Segundo ele, depois do Programa Bolsa Família, criado para atender os mais pobres, foi lançada a Bolsa Jatinho, para auxiliar a minoria mais abastada da população. 

   30. Imbassahy toma como base nota publicada na coluna de Lauro Jardim, na Revista Veja, edição desta semana. Conforme a publicação, desde o início do ano o governo tem ajudado quem deseja comprar ou trocar o seu avião particular, através de um programa do BNDES.   

   31. “São dez anos para pagar, com juro de 3% ao ano, um benefício e tanto, coisa de pai - no caso do Brasil, mãe - para filho”, ironiza o parlamentar.

   32.As inúmeras manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil na última semana foram lembradas pelo Movimento PT, corrente interna do Partido dos Trabalhadores.

   33. Durante o final de semana, no encontro estadual que realizou em Vitória da Conquista, a corrente emitiu uma nota pública afirmando que tem um compromisso inegociável com a defesa da democracia e dos direitos políticos, sociais e civis. “Esse é o compromisso do PT com o povo brasileiro e com a nossa própria história partidária e política.

   34.  Defender o Estado Democrático de Direito é, sobretudo, defender a população de qualquer tentação arbitrária ou abuso de poder”, diz trecho da nota que circula nas redes sociais.
 
   35. O deputado estadual Marcelino Galo (PT), representante da corrente na Bahia, disse que assiste com preocupação a escalada da violência policial contra manifestações legítimas, democráticas e pacíficas no país. 

   36. “É uma situação inaceitável, estamos voltando à época da pancada, da censura e da intolerância. Temos que garantir e ouvir as manifestações para termos um Brasil mais justo e igualitário”, defende o parlamentar.

   37. Apresentada na manhã desta terça-feira (18), para a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, pelo deputado estadual Uziel Bueno a Moção de Aplauso as manifestações pacíficas realizadas em Salvador e demais estados, nesta segunda-feira, 17 de Junho.

  38. O deputado destaca a importância em apoiar os manifestantes que vão as ruas de maneira pacifica, em um momento que os brasileiros convivem com a desigualdade, com a falta de mobilidade urbana e com a total ausência de segurança pública. "Se construíram estádios de primeiro mundo, com base no padrão Fifa, que sejam utilizados os mesmos padrões na educação, na saúde e na segurança do nosso povo", disse Uziel.
39 A cotação do dólar nos últimos meses –antes do aumento das últimas semanas- vinha oscilando em torno de 2 reais. Nos últimos dias alcançou um patamar de 2,15, numa variação de 7,5%.
            
   40. A dívida externa –em reais- do governo do Estado do Rio era de 5 bilhões e 176 milhões em 30 de abril de 2013. A dívida externa da prefeitura do Rio era de 2 bilhões e 527 milhões em 30 de abril de 2013. A soma das dívidas externas do governo do Estado do Rio e da prefeitura do Rio era de 7 bilhões e 703 milhões de reais em 30 de abril de 2013.
            
  41. O serviço destas dívidas está em 5% desta dívida consolidada. Dessa forma, o serviço anual das dívidas externas alcança aproximadamente 5% de 7,7 bilhões de reais ou 385 milhões de reais. Um aumento de 7,5% do dólar implica num gasto adicional de 29 milhões de reais.
            
   42. Isso pela variação do dólar em curto prazo. Se tomarmos 2010 como referência com o dólar médio a 1,80 reais, o crescimento até hoje foi de 19,4% e, portanto, o custo do serviço da dívida para o Estado do Rio e Capital foi acrescentado em 74,6 milhões de reais em função da variação do dólar. Até aqui. Mas se continuar a subir, é só fazer uma regra de três e calcular.