O governador Jaques Wagner viaja nesta segunda-feira (10) para o Paraná, onde fará uma visita à unidade fabril do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A argumentação usada pelo prefeito ACM Neto dando conta de que o congestinoamento de trânsito em Salvador e nas grandes cidades é uma questão nacional tem até sentido, mas seu argumento político não convence. Ou se for o caso, para se fazer uma analogia com o que acontece com a oposição (DEM/PSDB/PMDB) na Assembleia Legislativa, esta contesta o governador Wagner quando o chefe do executivo diz que a questão da segurança e da violência urbana é nacional.
2. A oposição então brada que a segurança é uma questão interna do governador, o qual não promove os investimentos necessários no segmento e aponta falta de comando e outras coisas mais. Ora, se esse é o argumento, a oposição a Neto na Câmara (PT/PCdoB, PSB e PSTU) pode também usar a mesma retória e dizer que o trânsito é uma questão a ser resolvida pela Prefeitura e estaria faltando comando e monitoramento ao setor.
3. Portanto, os argumentos se igualariam e há de se dizer que, agora, a situação na Assembleia tem essa lembrança a ser feita quando a oposição criticar Wagner; e a oposição a Neto na Câmara desmantelar o ponto de vista do prefeito.
4. Todos nós sabemos, os razoavelmente bem informados, que as duas questões (trânsito e segurança) são nacionais, mas, cada executivo tem responsabilidades de resolvê-las em suas respectivas praças e agir com mais determinação, como aliás vem fazendo os governos da Bahia e a Prefeitura de Salvador nos últimos meses, até trabalhando em conjunto.
5. No caso de Salvador sabe-se, também, que todos os projetos das gestões JH para as vias estruturantes que prometeu durante suas campanhas nunca sairam das pranchetas, a tal via do Cabula e contornos; a via Norte-Sul por Pituaçu; a via costeira a partir da Boa Viagem e assim por diante. Nesse período, a cidade recebeu milhares de novos carros, estima-se mais de 400 mil, daí essa bagunça em que se encontra o trânsito.
6. Quando a Segurança o governo apresentou ontem números da queda de homicidios dolosos no comparativo jan/maio de 2013; com o mesmo período do ano passado com -14% na capital e -23% na RMS. Mas, a realidade é que a violência cresceu muito nos últimos anos no interior do estado e locais que eram considerados pacatos se tornaram violentos, casos por exemplo de Conceição do Coité, além das localidades com violência crônica como Feira de Santana, Conquista e Itabuna.
7. Nos dois casos (trânsito e segurança) não há mágica. Aliás, Wagner já disse na TV e na Assembleia que se alguém souber o caminho das pedras para conter a violência pode ligar pra ele e ensinar. Isso porque, em ambas questões, se requer grandes investimentos, educação, mudança de modelo da mobilização urbana e uma série de outras componentes.
8. Agora, no entanto, na questão política, a oposição vai ficar sem sua bandeira para criticar o governo diante da declaração de Neto.
***
9. O vereador Leo Prates, líder do DEM, vice-líder do governo e presidente da Comissão Especial para Acompanhamento do Projeto de Construção da Ponte Salvador/Itaparica na Câmara de Salvador, juntamente com o vereador Gilmar Santiago (PT), vice-presidente da comissão, convidam a população para a sessão especial que discutirá o projeto da ponte e os benefícios da obra para a Bahia.
10. O evento será no Plenário Cosme de Farias, às 9h, no dia 12 de junho e contará com a presença do secretário do Planejamento do Governo do Estado, José Sérgio Gabrielli, que esclarecerá sobre o projeto.
11. O presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Casa, o vereador Euvaldo Jorge (PP), também levará contribuições às discussões.
12. Em cinco dias de operação nos principais supermercados de Salvador, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, autuou 15 estabelecimentos. No último dia de ação, realizada na manhã desta sexta-feira (07), foram autuados três supermercados: Hiper G Barbosa (Brotas), DMJ Supermercado (Federação) e Hiper Ideal (Piatã).
13. Durante todo o período de fiscalização, o Procon-BA retirou da área de comercialização cerca de 500 unidades de diferentes alimentos impróprios para o consumo, por estarem descongelados ou com o período de validade excedido.
14. Um fato curioso na homenagem prestada ao presidente da Assembleia Legislativa, ontem, na Câmara de Vereadores de Salvador, foi a presença de um número mais representativo de deputados federais do que de estaduais.
15. Outro detalhizinho, digamos assim, a oposição na ALBA não mandou sequer um representante; e pedetistas de carteirinha também faltaram.
16. E, como Salvador é a terra da pimenta e do dendê, faltou, também, algo apimentado, um tambor, um agogô, um cavaco. Aquele coral da ALBA, com todo respeito ao maestro, santo pai, não anima nem quermesse de igreja do interior.
17. Agora, duas personalidades elegantes na festa marcelista foram a senadora Lidice da Mata e a deputada Maria Luiza.
18. E o vice-governador Otto Alencar quando perguntado sobre sua briga com Jonas Paulo. - Ah! só quem ganha sou eu, disse a um interlocutor.
19. Trecho do discurso de Marcelo Nilo: - Em Salvador, no antigo Campo da Graça, passei a amar o meu Esporte Clube Vitória, paixão que o tempo só faz aumentar - inferior apenas ao amor que dedico a minha esposa Neide, às minhas filhas Marcela, Renata e Natália - a minha terra e a minha gente.
20. Aí, um assembleista estava ao meu lado e disse: - Então ama também o Bahia clube que faz parte da nossa gente.
21. Agora, o coquetel que foi servido no evento, até São Francisco de Assis teria pego um pouco do seu farnel na mochila de frade.
22. Na escadaria encontrei o ex-prefeito Luiz Caetano que saiu com essa: - Esse Marcelo não é brincadeira não. (Se referaia ao fato das presenças de Wagner, Waldir Pires e Roberto Santos)
23. A Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) planeja capacitar 15 mil servidores públicos estaduais até o final de 2013. Os cursos são presenciais e na modalidade de Ensino à Distância (EAD).
24. As capacitações são para as áreas de compras e licitações públicas, serviços administrativos, estrutura e organização do serviço público, entre outros, e visam fortalecer a execução dos programas e projetos realizados pelo Estado.
25. O ano de 2012 registrou um aumento de 26% na oferta de cursos pela UCS em relação a 2011 e de 190% em relação ao ano de 2007. Com relação aos cursos EAD o crescimento da oferta de vagas atingiu 97% desde a implantação desta modalidade em 2008. A cada ano, 10 turmas de Formação de Instrutores Internos são abertas, o equivalente a 300 oportunidades.
26. O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregam à população amanhã (08), às 9h30, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Cabrito, totalmente reformada e equipada, dando continuidade ao plano de fortalecimento da atenção básica na cidade. No mesmo local, o prefeito e o secretário também participam da abertura oficial da campanha de vacinação contra a poliomielite.
27. A ampliação da USF foi iniciada em 2010, mas estava paralisada desde o primeiro semestre de 2012, fazendo com que os moradores da comunidade precisassem se deslocar para outros bairros em busca de atendimentos médicos e odontológicos.
28. O secretário municipal de Educação, João Carlos Bacelar, participa neste sábado (8), no Hotel San Raphael, em São Paulo, da Convenção Nacional do PTN. O secretário estará acompanhado da bancada do partido na Assembleia Legislativa, composta pelos deputados Carlos Geilson, Uziel Bueno e Cel. Gilberto Santana.
29. O vice-prefeito e secretário de Administração de Lauro de Freitas, Bebel Carvalho, foi eleito presidente para o biênio 2013/2014 do Fórum de Secretários Municipais de Administração do Estado da Bahia (FESMAD), durante encontro realizado nesta sexta-feira (7), em Salvador.
30. O governador Jaques Wagner viaja nesta segunda-feira (10) para o Paraná, onde fará uma visita à unidade fabril do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Wagner receberá informações detalhadas do andamento das obras da nova fábrica do Grupo no Polo Industrial de Camaçari.
31. Os investimentos do Grupo na Bahia serão de R$ 535 milhões para a construção de uma fábrica de cosméticos e de um centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos. Os empreendimentos vão atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país, onde a empresa conta com 800 lojas, sendo 200 delas em municípios baianos.
32. É o primeiro investimento em infraestrutura do Grupo Boticário na região Nordeste, cuja previsão é gerar cerca de 700 empregos diretos com as duas operações.
33. Já na terça-feira (11), o governador segue para Florianópolis, em Santa Catarina, onde visita o Estaleiro Schaefer Yachts, e assina protocolo de intenções com a empresa, que pretende investir na Bahia aproximadamente R$ 28,5 milhões para implantação de um estaleiro náutico no município de Simões Filho (Bahia de Aratu) com a geração de 250 empregos.
34. Que maravilha: Sêo Barriga fez 70 anos de idade. Na segunda vou pedir as meninas de MK pra cantar parabéns pra você na Metrópole.
35. Falar na Metrópole o pessoal de lá só chama a Av Luiz Vianna (Paralela) de Av Luis Viana Filho. Oficialmente, o nome da avenida é do velho pai de Luis Viana Filho, avô de Luis Viana Neto, e que foi governador da Bahia na época da guerra de Canudos.
36. Já estão abertas as inscrições dos Encontros Literários para os vestibulares das universidades Federal da Bahia (UFBa) e Estadual da Bahia (UNEB) 2013/2014. A ação – realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) – acontece na Biblioteca Pública Municipal de Lauro de Freitas e tem como objetivo preparar estudantes para o vestibular e contribuir para que a população local tenha acesso à leitura.
37. As obras serão apresentadas, analisadas e discutidas pelo grupo de estudantes, juntamente com a mediadora do encontro, a professora e bibliotecária Neusa Pires. “É necessário uma leitura prévia da obra a ser discutida, para facilitar o entendimento por parte dos estudantes – fator importante para a discussão das obras”, destaca a professora.
38. Ao participar na manhã desta sexta-feira a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), destacou a importância da ordem de serviço, assinada pelo governador Jaques Wagner para início da primeira etapa da requalificação da Baixa dos Sapateiros.
39. A obra de R$ 13,8 milhões inclui a recuperação de vias, passeios, praças e da iluminação pública, mas Wagner comprometeu-se a incluir no projeto uma praça e uma estátua em homenagem ao compositor fluminense Ary Barroso, que imortalizou o local com a canção Na Baixa do Sapateiro.
40. Da mesma forma que o Brasil fez uma revolução na agricultura, com aumento médio anual de 3,7% na produtividade nos últimos 20 anos, agora é necessária uma revolução na parte de logística e infraestrutura para resolver os gargalos que dificultam o escoamento da safra e faz com que um container de grãos posto no porto custe US$ 1.790,00, contra US$ 690,00 dos nossos concorrentes mundiais.
41. A avaliação é de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, e foi feita, nesta sexta-feira (7), na abertura do seminário “Os Caminhos do Agronegócio – Oportunidades de Investimento”, promovido pela entidade durante o Construction Congresso, em São Paulo, evento organizado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.
42. O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, ao governador Jaques Wagner, uma indicação requerendo a construção de uma Biblioteca Pública, através da Secretaria de Educação, no município de Juazeiro.
43. De acordo com o parlamentar, Juazeiro possui mais de 200 mil habitantes e a implantação de uma biblioteca será uma importante forma de inclusão social, além de servir como um incentivo à reflexão e ao desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura, fomentando o acesso a livros para a população juazeirense.
44. O deputado Colbert Martins, PMDB, diz que a situação do Hospital Clériston Andrade é de calamidade.
45. Crime hediondo em Lauro de Freitas: uma mulher levou uma filha menor numa escola, no centro de Lauro, e ao tentar voltar para casa recebeu 7 tiros. Morreu na rua.