Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

APÓS FERIADÃO, expectativa na Câmara para votar a Reforma Tributária

A Secretaria de Cultura (SecultBA) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) lamentam imensamente a perda do grande bailarino, coreógrafo e educador Augusto Omolú
02/06/2013 às 10:21
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Após o feriadão A Assembleia Legislativa da Bahia e a Câmara Municipal do Salvador devem ter sessões nesta segunda-feira, 3, e a expectativa é de que seja votada a Reforma Tributária proposta pelo prefeito ACM Neto, ainda que sob protestos da oposição. Os últimos acertos deverão ser feitos na manhã desta segunda e o prefeito ACM Neto está confiante de que a Casa Legislativa aprove o projeto.
 
   2. Na Assembleia Legislativa a Casa deve apreciar na semana que começa segunda o reajuste dos servidores do Poder Judiciário.

   3. A convite do Fórum A cidade também é nossa, o secretário de Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli apresentou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

   4. O presidente do Crea, engenheiro mecânico Marco Amigo, abriu o evento que contou com a participação de representantes de movimentos sociais, professores, profissionais do Sistema Confea/Crea, bem como representantes do Governo do Estado.

   5. De acordo com o secretário Gabrielli, todos os estudos de sondagens e impactos que serão causados com a construção do empreendimento deverão ser concluídos em 2013. A previsão é que a obra da ponte seja contratada em 2014 e operacionalizada em meados de 2020.

   6. Segundo o gestor, a ponte precisa ser debatida à exaustão, embora  se posicione totalmente contra o poder deliberativo de conselhos como o da cidade. “A democracia participativa plena é uma utopia. Não sou contra a participação, mas acredito que fragmenta todo o processo, pois a parte não pode subordinar o todo”, colocou.

   7. O desemprego na Europa, para os jovens, atingiu a casa de 24.4%.

   8. Faleceu na manhã deste domingo (2) Jonathas Telles de Carvalho, aos 97 anos. Ao longo da vida, o feirense ganhou destaque pela atuação como integrante do Rotary Club de Feira de Santana, durante 60 anos. 

   9.  “Foi um patrimônio moral; um homem que dedicou sua vida a servir ao próximo e fazer o bem”, destaca o deputado estadual Carlos Geilson (PTN), que esteve no velório no Hospital D. Pedro de Alcântara.

   10. Nascido em 30 de março de 1916,  Jonathas entrou no Rotary 1953. Recebeu a Comenda da ordem de Albatroz com a Grã-Cruz Máxima, honraria outorgada pelo Museu Histórico Nacional, em 1971, e foi comendador da Ordem do Mérito de Feira de Santana. 

   11. O falecimento do professor e cientista Bautista Vidal foi discretamente comentada pela imprensa baiana.

   12. O escritor Hélio Pólovora (A Tarde) diz que o governo federal é capaz de isentar dívidas de ditadores da África mas perdão para a dívida do cacau, nem pensar. E lembrar que o cacau sustentou a Bahia durante longos anos.

   13. A Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Bahia (ABRH-BA) comemora, na próxima segunda-feira (3), às 8h, o Dia do Profissional de Recursos Humanos com o evento "Café com RH", que vai reunir gestores, lideranças empresariais e acadêmicos ligados à gestão de pessoas, com a finalidade de intercambiar conhecimentos e experiências, estimular relacionamentos profissionais e debater as novidades da área e sua influência no mundo dos negócios.

   14. O evento contará ainda com a palestra de Isabel Armani, diretora da área de Talent & Rewards da Aon Hewitt Brasil, com sólida experiência como executiva nas áreas de Universidade Corporativa, Liderança, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Talentos e Cultura e atuação em toda a América Latina, que falará sobre "Engajamento: o desafio central da gestão e da liderança".

   15. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), participa do Festival do Caranguejo de Canavieiras evento com demonstração das suas principais ações com a agricultura familiar da região. Foram expostos trabalhos com as marisquieras e pescadores, além das cadeias produtivas da seringueira, dendê, bovinocultura de leite, fruticultura, mandioca e apicultura.

   16. Segundo o gerente regional da EBDA de Itabuna, Wagner Ayres, o Festival é uma boa oportunidade para negociar a produção da agricultura familiar. “A região é um grande polo turístico e trabalhamos para ampliar a comercialização dos agricultores familiares para pousadas, hotéis e resorts dos municípios do sul da Bahia. 

   17. A Copa das Confederações tem tanto esquema de segurança que está parecendo preparativos para uma "guerra" e não para uma competição esportiva.

   18 . Alagoinhas - A SEMAG entregou duas toneladas de amendoim e 16 de fertilizantes à União das Associações Comunitárias de Alagoinhas – UARA.

   19. A Secretaria de Cultura (SecultBA) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) lamentam imensamente a perda do grande bailarino, coreógrafo e educador Augusto Omolú, e se solidarizam com a dor da família e amigos que foram surpreendidos pela violência de seu falecimento. 

   20. Com uma história profissional de mais de 30 anos, iniciada como aprendiz de Mestre King e Emília Biancardi, este soteropolitano, ícone da dança brasileira, com carreira internacional reconhecida, era especialista em danças afro-brasileiras.

   21. Omolú integrava o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) há mais de três décadas. Ao lado do curador artístico da companhia, Jorge Vermelho, estava vivendo um processo de transição para ocupar o posto de assessor artístico do grupo. “É uma tristeza muito grande. O BTCA fica vazio. 

   22. Augusto Omolú sempre foi muito intenso, de alegria contagiante, uma presença que só fazia somar. Era uma figura de muita produtividade, amigo e companheiro muito importante. Resta-nos a indignação diante da violência que assola o país. Fico muito triste de receber e compartilhar esta notícia com a classe da dança da Bahia”, lamenta Jorge Vermelho.

   23. Governo federal oferece o cargo de vice-presidente para assuntos de governo do Banco do Brasil a Benito Gama, do PTB. Esse era o cargo de César Borges, hoje, Ministro dos Transportes, segundo VEJA, sem tinta na caneta.

  24. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou o avanço vertical para 1.484 docentes que concluíram cursos de pós-graduação. O aumento médio é da ordem de 19% sobre o salário do professor e será pago na folha do mês de junho, retroativo a 1º de maio de 2013. O maior número de docentes (1.328) concluiu o curso de especialização.  Os demais concluíram cursos de mestrado e doutorado.
 
   25. Nos últimos três anos, o Governo da Bahia concedeu aos professores 4.691 progressões verticais, 16.232 gratificações de estímulo ao aperfeiçoamento e 22.494 avanços horizontais. 

   26. Este é o resultado do Plano de Carreira, instituído em 2008, que associa formação com ascensão profissional e financeira, estabelecendo perspectivas na carreira para os professores da rede estadual.

   27. O governo federal teria fechado a torneira de recursos para o governo de Pernambuco, desde que o governador Eduardo Campos se lançou pré-candidato a presidência da República.

   28. Essa veio do deputado Colbert Martins: "Se até o papa peca, como confessou Francisco, imaginem o Lobisomem de Serrinha"!

   29. Certa ocasião, campanha de 1986, o professor Josaphat Marinho disputava o governo da Bahia contra Waldir Pires, mas, era muito convidado a dar palestras fora da Bahia, durante a campanha, isso no campo jurídico. Lá pras tantas, Josaphat disse: "Não vou mais fazer palestras durante a campanha. Vou cuidar é do meu milharal na Bahia (os eleitores)".

   30. Agora, o deputado Leão aproveitando que Wagner saboreia bacalhau no Porto, em Portugal, quer um naco do prato do "home". É de se dizer: volta Wagner pra cuidar do seu milharal. Até está chovendo no estado e as plantações estão viçosas.

   31. Ivete Sangalo está em todas. É garota propaganda da Rede de Supermercados Guanabara, Rio. 

   32. (Estado de SP, 30)  Com a economia mais fechada entre os principais mercados do mundo, com uma infraestrutura defasada e com um dos três governos mais ineficientes, o Brasil despenca no ranking mundial de competitividade durante os anos da presidente Dilma. 
33. O País é um dos “maiores perdedores” em termos de competitividade dos últimos 15 anos. Os dados são do instituto IMD, uma das principais escolas de negócios no mundo e com sede na Suíça.
            
   34. Entre 2010 e 2013, o Brasil caiu da 38.ª posição no ranking para o 51.º posto, entre 60 países avaliados. Em apenas um ano, a queda foi de cinco posições diante de países asiáticos que ganham terreno e deixam o Brasil em uma situação incômoda. Peru, Colômbia ou Ucrânia são, hoje, economias mais competitivas que o Brasil. No continente americano, o Brasil é apenas a sétima economia mais competitiva.
            
   35. O ranking é liderado pelos EUA, Suíça, Hong Kong e Suécia. “A América Latina tem sido decepcionante, com grandes economias como Chile, Brasil, Argentina e Venezuela perdendo terreno e sendo desafiadas pela competitividade emergente da Ásia”, alertou o IMD.

   36. A Prefeitura está precisando fiscalizar as ruas de lazer aos domingos, especialmente na Barra. Muita gente está levando seus cães e gatos sem a devida cobertura de limpeza e também sem protetores de bocas. Há muitas crianças nesses eventos e é bom prevenir. (Vide foto arriba)