A civilidade baiana derrotou a caxirola. Na África do Sul ningúem jogou uma vuvuzela em campo. É isso.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O PP através de suas duas maiores lideranças na Bahia aplicou a máxima popular de "dar uma no cravo; e outra na ferradura". Ou seja, utilizar argumentos dúbios para apoquentar a cabeça do PT, sabendo-se, desde já, que pela experiência politica do governador Wagner, as marteladas do PP são inóquas.
2. De todo mundo, quando o deputado João Leão defende o apoio a pré-candidatura do senador Walter Pinheiro (PT) a governador cria um fato novo no cenário da sucessão, até então tratada com muito discrição pelos aliados do governo.
3. Tal martelada no cravo, ementrevista A Tarde, veio amparada de uma seguinte na ferradura dada pelo deputado Mário Negromonte, o qual entende que esse processo quem vai comandar e puxar a fila é o governador Wagner. Isto é, Wagner é quem vai dizer qual dos petistas em disputa será o escolhido. O que, aliás, todo mundo no meio politico já tem conhecimento que o preferencial do governador é o secretário Rui Costa.
4. Precavido, no entanto, o governador não diz isso de público e vai construindo os caminhos para que, quando novembro chegar, o nome de Rui esteja fortalecido internamente no partido e a indicação seja respaldada mais pelo partido do que pelo governador. Em sendo assim, o governador não se atritaria com os demais "companheiros" que também pleiteam a vaga.
5. A investida de Leão não teria o menor sentido para o PT e o governador. Uma candidatura de Walter Pinheiro, eleito se for, abre a vaga para a senatória do PP com o suplente Roberto Muniz. Ora, como o PP deseja também a vice-governadoria, se essa equação for vitoriosa, os pepistas ficariam com a vice-governadoria e um senador, alterando a correlação de forças atuais, governador (PT), vice (PSD) e senadores PT, PSB e PDT.
6. Ficaria, então, governador (PT), vice (PP) e senadores PP, PSB e PSD (considerando aqui Otto Alencar como candidato ao senado) e chapa majoritária vitoriosa.
7. Vê-se, pois, que o PP ficaria muito forte, isolaria o PDT e deixaria o PT baiano sem um senador em Brasília, uma vez que Wagner, ao que tudo indica ficará até o final do seu governo para comandar o processo eleitoral e ser o coordenador da campanha de Dilma no Nordeste.
8. Daí, portanto, que as declarações de Leão podem ter feito algum alvoroço nas hostes governamentais, mas, quem conhece a postura zen do governador, no momento, em Portugal, certamente este não se abalou em nada e está a saborear algum bacalhau na Ribeira do Porto, com um Taylor de aperitivo e um Douro de complemento ao paladar.
9. Há de se dizer, com repeito ao nobre e sagaz Leão, que o tal quis comer o bacalhau do "home" antes da hora. O PP, se inteligente for, cuida de sua vaga a vice-goveranador e aguarda o sinal de Wagner na ante-véspera do verão baiano.
*********
10. O deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) criticou a posição do governo brasileiro que, contrariando todas as normas de Direito Internacional de preservar as garantias de pessoas que precisam respeitar a democracia, perdoou uma dívida de 352 milhões de dólares do Congo-Brazzaville.
11. Em discurso na tribuna da Câmara, Jutahy Júnior lembrou que o presidente do Congo, Denis Sassou-Nguesso, está governando aquele país há 30 anos. O primeiro período foi de 1979 a 1992 e, agora, de 1997 a 2013.
12. O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, diz que a Colômbia tem um plano para envenena-lo. O jeito é fazer como Lampião e usar uma colher de prata. Toda vez que for almoçar enfia a colher na comida. Se mudar de cor tem veneno.
13. Motorista executa namorada em Itabuna e depois se mata. Segundo caso na Bahia em uma semana. O outro aconteceu em Jaguarari.
14. Netinho está consciente diz sua assessoria. As noticias sobre Netinho devem ter todo cuidado, salvo os boletins médicos oficiais do Sirio Libanês.
15. Luiz Mott em artigo A Tarde diz que é conhecido nacional e mundialmente. Tá vendo o que é ser o tal, como diria Cuica de Santo Amaro.
16. Medida judicial para afastar presidente do Bahia deve ser analisada dia 11.
17. O líder do PV na Câmara Municipal de Salvador, vereador Marcell Moraes, protocolou mais um projeto em benefício da causa animal para a cidade. Além da instalação do Hospital Público Veterinário, o legislador propôs agora a construção de um Abrigo Municipal para Cães e Gatos.
18. Segundo Marcell, Salvador tem hoje cerca de 100 mil animais abandonados nas ruas da capital e a ideia de implantar o Abrigo Municipal é justamente para atuar no controle populacional dos bichos, que vivem nas ruas expostos a todos os tipos de maus tratos e violência.
19. Além disso, o equipamento irá desafogar a alta demanda de abrigos mantidos por protetores voluntários, que, na maioria dos casos, vivem acima do limite da capacidade
20. De acordo com o vereador, “o abrigo será destinado para resgatar os cães e gatos das ruas e encaminhá-los para recuperação através de tratamentos veterinários, como vermifugação e castração, para depois serem colocados para a adoção. O espaço terá ainda atendimento multidisciplinar, com profissionais da área veterinária e consultores comportamentais”.
21. A civilidade baiana derrotou a caxirola. Na África do Sul não se jogou uma vuvuzela em campo.