Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GANTOIS celebra casamento de Leila, 4ª na linha sucessória Menininha

Só lembrando, quando ACM era vivo, no governo de João Henrique ele curtia bastante com a cara de JH chamando-o do maior pintador de meios-fios da cidade.
31/05/2013 às 07:42
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Durante a 5ª Conferência Municipal de Salvador o prefeito ACM Neto reafirmou o compromisso de dialogar com a socidade numa discussão aberta: “Não há super-heróis nem donos da verdade, muito menos soluções prontas e acabadas. Queremos contribuir para uma discussão ampla e aberta em que o futuro será decidido pelos cidadãos”, disse ACM Neto diante de um auditório lotado de representantes dos movimentos sociais e populares, além de vereadores e deputados estaduais.

   2. Com respeito a opinião do prefeito, ressalte-se, no entanto, que Salvador já tem estudos de tudo e para tudo, seminários à mancheia, debates acadêmicos e outros, encontros, pesquisas, análises, relatórios, uma infinidade de documentos, cremos, não havendo mais necessidade de novas tertúlias. O que a cidade deseja, no momento, é de ação, obras, requalificação, mudanças, ajustes, monitoramentos e uma melhor prestação de serviços aos seus habitantes. 

   3. E, para tanto, não há mais necessidades de debates, ainda que nada impeça que o prefeito participe de encontros dessa natureza. Veja o seguinte: os principais problemas de Salvador são a violência e o trânsito. No caso da violência, trata-se de uma ação a ser mais combatida pelos governo federal e estadual, porém, a Prefeitura pode ajudar com mais iluminação em ruas, melhor urbanização de áreas, mais fluidez no trânsito e até no uso da Guarda Municipal para defender seu patrimônio.

   4. É inconcebível, por exemplo, que uma secretária municipal (logo a da Pobreza) seja arrombada e furtados colchões, computadores e outros equipamentos. É inconcebíbel, também, que a GM não possa tomar conta dos equipamentos públicos instalados em praças e jardins. Que não possa proibir que se pichem os monumentos. Que cães andem em calçadões.  Isso é o mínimo que se requer.

   5. Quando ao trânsito existem estudos demais. Falta ação dos agentes da Secretaria de Transporte e da Transalvador e investimentos. Agora, o prefeito anunciou um pacote de medidas. Muito bom. Agora, não adiante nada se não houver uma base de operações na Av Luiz Vianna (Paralela) com guinchos, gente, helicóptero, etc, para monitorar o trânsito, para puxar, multar, guinhcar. Salvador não comporta mais ações educativas. O abuso é generalizado.

   6. Quer ver outra coisa: agora mesmo houe um novo debate sobre o Carnaval. Sabe o resultado: inóquo. Esse deve ter sido o 100º debate sobre o assunto. Há estudos da UFBA, do Comcar, de entidades, e Eliana Dumet, na Emtursa (hoje Saltur) na época de Imbassahy, produziu mais de 10 relatórios. Mudou alguma coisa? Nada. Quem manda no Carnaval é um conjunto de entidades e os governos do município e do estado, além das empresas. E vai continuar assim, salvo mudanças pontuais, já de conhecimento público há anos, que não precisa de estudo algum, como é o caso da inversão do fluxo no circuito Osmar.

   7. Então, o prefeito ACM Neto, o qual, diga-se de passagem não está governando na redoma de vidro, tem sido visto nos bairros dando ordens para obras como aconteceu hoje, deveria intensificar essas suas ações e evitar que "malucos" de sua gestão pintem meios-fios em vias de fluxo intensivo de veículos às 11h da manhã, que tapem buracos ao meio dia e assim por diante.

   8. Só lembrando, quando ACM era vivo, no governo de João Henrique ele curtia bastante com a cara de JH chamando-o do maior pintador de meios-fios da cidade.
                                                *********
   9. “O Balanço de Seis Anos do Governo Estadual é um verdadeiro anedotário”, afirma o presidente estadual do Democratas, deputado estadual Paulo Azi.  Segundo ele, a pseudo prestação de contas de Jaques Wagner não passa de uma boa coletânea de piadas.

   10. O líder oposicionista destaca uma das pilhérias do Balanço de que “o setor agropecuário resistiu às dificuldades e demonstrou estar fortalecido para enfrentar as adversidades do clima, graças à consolidação das medidas de convivência com o semiárido implantadas nos últimos seis anos”.

   11. “Isso só pode ser piada, porque, no próprio Balanço, está dito que, em todo este período, só foi feito o ínfimo investimento de R$ 7,9 milhões em irrigação”, observa Paulo Azi, ressaltando que essa cifra investida representa muito pouco para as necessidades de irrigação, um dos itens mais importantes para a produção no semiárido.
 
   12. A UNEB completou 30 anos. Palmas para ela. Mas, precisa melhorar muito a qualidade do seu ensino. Tá na rabeira do ranking das 100 melhores universidades do país.

   13. Linguagem velha no programa de ACM Neto na TV, do DEM. Que coisa hororrosa!

   14. Feira: o episódio envolvendo o programa Bolsa Família e a Caixa Econômica Federal (CEF) voltou a ser alvo de discurso do presidente do Legislativo feirense, Justiniano França, esta semana, na Casa da Cidadania. Ele disse que o Governo Federal precisa vir a público para explicar essa questão. Ele disse que o Governo Federal precisa vir a pública para explicar essa questão.

   15.  Em outros países como a França, Argentina e Estados Unidos, a armazenagem nas  fazendas representa de 30 a 60% da safra, no Brasil, esta prática não é muito difundida, com apenas  5% . Este foi um dos temas de palestra na Bahia Farm Show.

   16. Durante a realização da Bahia Farm Show o  ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse  que a armazenagem de grãos será uma das principais medidas a serem contempladas no próximo Plano Safra. 

   17. Andrade participou do Fórum sobre Logística: Realidade e Tendências Ele destacou que o Plano Safra, que será anunciado no dia 4 de junho, estará a altura do desenvolvimento agropecuário do país, com disponibilidade de recursos mais altos e juros reduzidos aos agricultores.

   18.  Segundo ele, a cada ano, o Brasil bate recorde de produção, aumenta sua área plantada e alcança altos níveis de competividade mas que o nosso produtor rural armazena só 5% do que colhe em sua propriedade. Para discutir o assunto, a BahiaFarma Show programou palestra com participação de especialistas no tema. 

   19. Esta semana, em Salvador, aconteceu um casamento do mais alto significado religioso para o culto do candomblé. A Ebomi Leila, bisneta de Menininha do Gantois, neta de mãe Carmen e filha de Ângela, a Yá kererê da Casa,  sobrinha de Neli (irmã de Ângela e Yá Dagan do Gantois) é a quarta na linha de sucessão do trono do Terreiro do Gantois. 

   20. A história do Gantois data do sécuclo XIX e sua primeira yalorixá foi Pulchéria Maria da Conceição ou mãe Pulquéria. Com a morte de Pulquéria, que não tinha filhos, assumiu o comando religioso da casa, Maria da Glória. Depois, Menininha do Gantois (Maria Escolástica da Conceição Nazaré), a mais famosa delas. 

   21. Como se trata de uma casa de santo com sucessão consanguínea, na linha matriarcal (homens não podem asssumir), com o falecimento de Menininha, em 1985, assumiu o trono Mãe Cleusa, a filha mais velha de Menininha.

   22.  Com a morte de Cleusa chega ao trono do Gantois como sua sacerdotisa a irmã Carmen, irmã de Cleusa, nascida em 1928, atual Yá da Casa. Na linha sucessória, após Carmen estão suas filhas  Ângela (Yá Kererê, segundo posto mais importante do terreiro) e Neli (Yá Dagan), terceira na linha de sucessão. Depois, vem Leila (Ebomi), a jovem que se casou.

   23. Nessa linha, a filha de Leila para a ser a 5ª na sucessão. Daí a importância desse casório no Terreiro do Gantois.
24. O Dia Mundial do Meio Ambiente, próxima quarta-feira, 5 de junho, será marcado em Ilhéus por palestras, oficinas e exposições em uma programação realizada pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mara (Maramata), da Prefeitura Municipal, em parceria com a Faculdade de Ilhéus. Das 9 às 16 horas, haverá oficinas e exposições de trabalhos, na instituição municipal, localizada no bairro Nova Brasília, na zona sul da cidade.

    25. Já o auditório da Faculdade de Ilhéus sediará, a partir das 19h30, a realização de três palestras: “Conhecendo a Maramata”, com o presidente da instituição, Luiz Frederico Cavalcanti de Andrade; “Corredores Ecológicos – Biodiversidade”, com o gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), Alex Assis Coutinho; e “Biodiversidade”, com o Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Alexandre Schiawetti.
   
    26. Aleluia irmão! Depois de quase dois meses consertaram a iluminação no final de linha de Vilas do Atlântico.