Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SINDICATOS temem desgaste com citações de "peleguismo" e FETRAB ameaça

Causa certa surpresa o fato do secretário de Transporte, José Carlos Aleluia, ter dito que ficou surpreso com movimento paredista dos rodoviários
16/05/2013 às 11:08
MIUDINHAS GLOBAIS:
   1. Ainda rende na Assembleia Legislativa o epíteto dado pela oposição ao sindicalismo de resultados que o líder da oposição, deputado Elmar Nascimento (PR) classificou de "pelego" e até leu trechos do que significa "peleguismo" na tribuna da Casa, lembrando a época do getulismo, agora, a presidente da Fetrab, Marinalva Nunes, anuncia que vai entrar com ação junto ao Conselho de Ética sobre observações feitas pelo deputado Carlos Gaban (DEM), também nesta direção, do amém, do abaixar a cabeça ao governo.

   2. Que foi vergonhoso o papel da Fetrab e sindicatos alinhados com PT e PCdoB isso não se tem dúvidas e poucos deputados da base, mesmo aqueles do PT, salvo a deputada Kelly Magalhães (PCdoB), Zé Neto (PT), Rosemberg Pinto (PT) e Marcelino Galo (PT) sairam em defesa dos sindicatos. Diz-se, inclusive, que isso só aconteceu depois da grita de dirigentes sindicais que estariam se sentindo abandonados.

   3. A emenda do acordo parece ter sido pior do que o soneto e hoje, na Casa Legislativa, ninguém arrisca um palpite se o reajuste fatiado com duas mensagens do governador Wagner, uma com 2% e uma outra com os 3.76%, também foi acordado na mesa das negociações, ou se era para ir apenas uma mensagem abrangendo os dois conteúdos. Há essa dúvida. O líder do governo deputado Zé Neto (PT) disse ao BJÁ que o desdobramento se deu por questão técnica, das tabelas.

   4. Já o presidente do DEM, deputado Paulo Azi, acha que há um "jabuti na árvore" ou então tudo foi acordo no melhor estilo servil pelos sindicalistas. O certo é que, a base governista já votou e aprovou os 2% de reajuste valendo de janeiro a junho; e vai votar na próxima terça-feira, 21, a parte subsequente (+ 3.76%) sob bombardeio da oposição e de servidores que vão ocupar as galerias da Casa.

   5. Já o deputado estadual Tom Araújo (DEM) cobrou mais responsabilidade do Governo nas declarações sobre o reajuste dos servidores estaduais. Segundo Tom, os governistas tentam justificar o baixo índice oferecido pelo governo do Estado, vinculando-o a um suposto reajuste que ainda está sendo negociado pela prefeitura de Salvador com os servidores municipais.

   6. “O governo quer atrelar o aumento dos servidores estaduais ao reajuste a ser dado pela prefeitura de Salvador. Acontece que a questão salarial dos servidores de Salvador começou a ser discutido agora, porque a data base no município é no fim de maio. Portanto, as negociações do município estão em curso, inclusive, foram até antecipadas”, disse o deputado.

   7. “Não vamos aceitar que a verdade seja escamoteada com declarações de que não há negociação entre a prefeitura e servidores. Isso não é verdade, tanto que prefeitura emitiu nota dizendo que a administração está aberta às negociações, que apenas estão começando, inclusive com o propósito de valorização e respeito ao funcionalismo municipal”, revela Tom.

   8. De toda sorte, nessa "guerra" da contra-informação está valendo tudo e a situação usa as armas que tem para diminuir o desgaste de imagem de Wagner junto aos servidores.
                                                                           ******

   9. A Universidade Salvador - Unifacs, parceria do Clube de Desconto, está com promoção especial para seus cursos tecnológicos. Os servidores estaduais que ingressarem na instituição pelo seu vestibular 2013.2 terão desconto sobre o valor da mensalidade, desde que o valor seja pago até o dia 30 de cada mês. As inscrições estão abertas e a prova será aplicada no domingo (19).

   10. O valor da mensalidade para os cursos de graduação tecnológica, com desconto, é de R$ 299. A promoção é válida para os cursos de controle de obras, eventos, estética e cosmética, logística, petróleo e gás, redes de computadores, segurança no trabalho e sistema para internet, além de quatro cursos da área de gestão: ambiental, comercial, da produção industrial e de segurança do trabalho.

   11. Mais informações estão disponíveis no site www.unifacs.com.br ou pelo telefone (71) 3232-4000.

   12. Um acordo firmado entre a Prefeitura de Madre de Deus e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) levará para o município uma Estação Científica para o desenvolvimento de pesquisas com aves e espécies marinhas. O contrato, assinado nesta quinta-feira (16), também prevê estudos para o controle dos índices de qualidade do ar e da água. 

   13. O vereador Marden Lessa (PCdoB) enalteceu a iniciativa e ressaltou que "a Estação Científica contribuirá não só para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes da cidade, mas também para alavancar o turismo, uma vez que esse equipamento terá espaço para visitação".

   14. Também participaram do evento o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade (PP); o pró-reitor de Extensão do IFBA, Carlos Bruni; os secretários municipais de Educação, Luiz Mário dos Santos Santana; de Desenvolvimento Econômico, Antônio Barreto; de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Luis Montal, e a vereadora Cláudia Copque (PSB). 

   15. (Camaçari) - A saúde pública foi tema da sessão ordinária desta quinta-feira (16/05). Atendendo ao pedido dos vereadores Elinaldo (DEM), Jorge Curvelo (DEM), Júnior Borges (DEM), Falcão (DEM), Zé do Pão (PTB), Sessé Abreu (PRTB) e João da Galinha (PRTB), o secretário Municipal de Saúde, Vital Sampaio, e a diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC), Dorilda Vasconcelos, participaram das atividades do dia no legislativo.

   16. O diretor de Regulação do município, Thiago Novaes, e a diretora de Média e Alta Complexidade, Elba Brito, também compareceram.

   17. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) diz que o governo federal começa a dar sinais de recuo na decisão de retirar do Ministério Público poderes de investigação, conforme prevê a PEC 37 em tramitação no Congresso. Nesta semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo disse, em entrevista, estar convencido de que o melhor para o país é o trabalho investigativo conjunto entre a polícia civil e o MP. 

   18. “Isso é o que nós, da oposição, temos defendido. Se um ministro da presidente Dilma dá uma declaração dessas, é porque o governo percebeu a reprovação da sociedade a essa tentativa de silenciar o órgão defensor dos cidadãos de bem, e que tem atuado fortemente no combate à impunidade, disse. 

   19. Para Imbassahy, a PEC 37, ou PEC da Impunidade, como ficou conhecida, é como punhal cravado no Coração do Estado Democrático de Direito. “Vou continuar trabalh ando pela rejeição da matéria e demonstrando o meu repúdio a esse projeto, que envergonha o país”, disse.    

   20. Um almoço de confraternização marcou as comemorações pelo Dia do Agente de Limpeza, ou Gari, celebrado nesta quinta-feira (16), na sede da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), na BR-324. O evento organizado pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), contou também com apresentação musical e sorteio de brindes para os homenageados.

   21. De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, esta é uma forma de reconhecimento aos trabalhadores que, na função diária de manter a cidade limpa, também contribuem para a melhoria da autoestima dos cidadãos. 

   22. “Basta a cidade ficar um dia sem limpeza para percebermos a importância do gari
9. Trabalhadores a partir de 60 anos poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo  de Serviço (FGTS), caso seja aprovado o Projeto de Lei nº 5592/2013, de autoria do Deputado Federal Márcio Marinho.

   23. Texto do deputado Márcio Marinho (PRB) apresentado na Câmara dos Deputados dá nova redação ao  Inciso XV do Artigo 20 da Lei nº 8.036/1990 determinando que o trabalhador poderá movimentar a conta vinculada no FGTS quando alcançar a idade igual ou superior a 60 anos.

   24. Marinho justifica a necessidade da alteração argumentando que o Fundo existe para proteção ao trabalhador assegurando-lhe a oportunidade de formar um patrimônio para ser utilizado em situações específicas.

   25. O governador Jaques Wagner inaugura nesta sexta-feria (17), às 11 horas, em Valença, no baixo sul do estado, moradias do programa Minha Casa, Minha Vida para 300 famílias e a nova sede do campus XV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

   26. O Residencial Valença Setor 1, localizado na Avenida Projetada, no bairro Novo Horizonte, vai beneficiar mais de 1.200 pessoas. Cada casa do imóvel tipo village tem sala, dois quartos, cozinha, banheiro social e área de serviço. Na Bahia, o Minha Casa, Minha Vida I e II contratou 107.253 imóveis, dos quais 39.154 já foram inaugurados.

   27. Antiga demanda da comunidade universitária, a nova sede do campus XV tem 16 salas de aula e dois laboratórios de informática. Com mais de 14 mil metros quadrados, a área é dividida em dois pavilhões (administrativo e de aulas) e dois quiosques abrigam a cantina, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e as sedes dos diretórios acadêmicos (DAs), além do ambiente de convivência.

   28. Aves de agouro rondam o Bahia e o presidente Marcelinho tem que resistir. Até o burocrata mor do Estado quer entrar nessa onda.

   29. O governador Jaques Wagner recebe em audiência, nesta sexta-feira (17), o prefeito de Teofilândia, André de Araújo (PT). Na pauta do encontro, que acontece na Governadoria, obras de pavimentação, esgotamento sanitário e de infraestrutura urbana para o município localizado na região sisaleira do estado. O encontro foi solicitado pelo prefeito.

   30. Adriano de Araújo vai pedir apoio do governador para o projeto de pavimentação da sede da cidade até o Núcleo Residencial MSB, além de calçamento e esgotamento para o loteamento Zé de Duca, onde existem 200 casas populares e a população reivindica a construção de uma praça. “Também vamos pedir apoio para a revitalização do tanque do governo, criando um espaço de lazer como é, numa escala bem maior, é claro, o Dique do Tororó em Salvador”.

   31. Para comemorar 21 anos de existência, a Fundação João Fernandes da Cunha, localizada no Largo do Campo Grande, número 8, em Salvador, tem programação especial no próximo dia 21 (terça-feira). O secretário estadual de Planejamento e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, faz palestra, com o tema ‘Do Lobato ao Pré-Sal', às 18h30.
 
   32. Logo após a explanação de Gabrielli, o presidente da entidade, ex-vereador e médico, Silvoney Sales, entrega a Medalha ‘Mérito Professor João Fernandes da Cunha’ a diversas personalidades. A programação encerra-se com um coquetel de confraternização.

   33. Se colocar cartão de ponto para médicos do SUS não precisa importar nenhum cubano.

   34. Imprensa abestalhada essa baiana! Repercutir que Angelina Jolie gravou após 4 dias de cirurgia de mastectomia. Mas, como! Só se for num leito de hospital.

   35. ACM Neto estima que conseguirá algo a mais em R$500 milhões se aprovada a Reforma Tributária. Então, tá na hora de dar um bom reajuste salarial aos servidores.
36. A paralisação de parte da frota de ônibus da capital resultado de uma mobilização dos Sindicatos dos Rodoviários deixou a população, pela manhã, em vários pontos da cidade, sem transporte coletivo. Ainda não se chegou a um acordo e o Seteps oferece pouco mais de 3% de reajuste, enquanto o sindicato deseja 15% para a categoria.

   37. Há impasse e o Seteps (órgão patronal) diz que vai a Justiça porque o movimento é extemporâneo. O Sindicato se defendeu dizendo que não fez greve alguma e a Assembleia da categoria ainda está prevista para dia 22. Aí sim, se não houver acordo, a geve será a "arma" dos trabalhadores.

    38. Curioso nessa história foi o secretário de Transporte, José Carlos Aleluia, sempre bem informado, diz ter sido pego de surpresa. Ora, desde ontem que os veículos de comunicação falavam nisso. Aleluia tirou uma de Lula, nada sabia. Tá bom.