Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OPOSIÇÃO perde discurso dos 2% de reajuste de Wagner se Neto acena 0%

O tema do Patrimônio Cultural será o destaque da próxima semana em Salvador (BA). A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, participará de diversos encontros
11/05/2013 às 19:45
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na próxima segunda-feira quando forem reabertos os trabalhos na Assembleia Legislativa e se reiniciarem os debates sobre o pífio reajuste oferecido pelo governo da Bahia aos servidores estaduais (2.0% entre jan/jun e + 3.8% a partir de julho), a oposição vai perder o discurso e a Casa votará a matéria na terça-feira, sem problemas, uma vez que a urgência do PL já foi aprovada.

   2. A perda do discurso se dará porque os servidores municipais de Salvador entraram em greve e, até agora, a Prefeitura não acenou com reajuste sequer de 1%. Ou seja, como a oposição na ALBA constituida pelo DEM/PSDB/PMDB/PSC e parte do PR vai sustentar uma critica ao governo do estado, se a Prefeitura comandada por ACM Neto só fala em dificuldades financeiras (já esperadas) e nada oferece?

   3. Neste sábado, ainda ressabiado com a derrota nas urnas, o deputado Nelson Pelegrino (PT) fez uma crítica moderada pelas redes sociais sobre o "mutismo" dos parlamentares da base de ACM Neto, os quais, nada comentam sobre a greve. Tem razão e até poderia ser mais contundente.
                                                                 *********
    4.  A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2013” neste sábado (11). Até as 17h51 o órgão tinha recebido nove solicitações de emergência. Foram um alagamento de imóvel, três ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de deslizamento de terra, uma árvore caída, um desabamento de muro, um desabamento parcial e um deslizamento de terra. Não há registro de feridos. 

   5. O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas. A temperatura deverá variar entre 24ºC a 29º.

   6. O tema do Patrimônio Cultural será o destaque da próxima semana em Salvador (BA). A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, participará de diversos encontros para o debate e a troca de experiência sobre a gestão, preservação e valorização dos bens que construíram a identidade brasileira. 

   7. Na segunda-feira, dia 13 de maio, acontece o Fórum Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural. Na terça- feira, dia 14, tem início o ArquiMemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Na tarde do dia 15 de maio, quarta-feira, será inaugurada a Casa do Patrimônio do IPHAN-BA, na Casa dos Sete Candeeiros, onde também será lançado o livro Guia Lírico de Rio de Contas, de Ester Trindade.

   8. O superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim ressalta a importância desses eventos. “É o momento mais adequado para anunciar as boas novas para o patrimônio histórico em Salvador, especialmente pelo início das obras de recuperação do Forte de São Marcelo e do Centro Histórico”, destacou o superintendente.

  9.  Além das mesas redondas, o Iphan participa com um estande para mostra e venda de publicações.

   10. Somente este ano já foram registrados mais de 2.400 casos de dengue em Feira de Santana. Desse número, exatos 1.719 casos foram confirmados, sendo três deles de dengue hemorrágica. Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) reforça a importância de se combater a doença.
 
   11. “Uma possível epidemia pode surgir na cidade por conta do elevado número de casos registrados. Dengue é uma doença séria que pode matar, por isso todo cuidado é pouco, ainda mais nesta época do ano onde o acúmulo de água e lixo em ambientes é mais comum devido às chuvas. Evitar que locais como pneus, caixas d’água, vasos de plantas e garrafas acumulem água já é um grande passo para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, alerta a parlamentar.
   
    12. "A Prefeitura de Salvador nunca se opôs à construção do Terminal de Regaseificação da Bahia, nas proximidades da Ilha dos Frades. Tem sido, sim, firme em exercer a prerrogativa municipal do controle e do uso do solo de seu território, com base na legislação vigente", afirma o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

   13. Segundo ele, só na manhã desta sexta-feira (10), chegou à Semut um ofício do Consórcio GNL Bahia e da Petrobras, responsáveis pelo terminal, propondo a realização de uma reunião para discutir o empreendimento.

   14."Não tínhamos sido procurados até então, embora a obra esteja embargada desde setembro do ano passado e um representante da Sucom tenha sido impedido de participar de um encontro sobre o assunto na sede da companhia petrolífera este ano", informa o secretário.

   15. De acordo com Aleluia, o Consórcio e a Petrobras foram autuados pela Sucom, em 29/08/2012, por falta de alvará para construção. Depois, pela manutenção da obra sem alvará, houve o embargo da construção em 26/09/2012. Por causa do descumprimento do embargo, em 04/12/2012, novo auto de infração foi lavrado pela Sucom e também foi feita a interdição da obra.

   16. A NTR Engenharia, empresa flagrada mantendo cinco operários alojados em condições degradantes no município de Ilhéus, sul da Bahia, assinou  um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) se comprometendo a corrigir as irregularidades detectadas por uma equipe de auditores-fiscais do trabalho em obra que realiza para o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) no município de Ilhéus. 

   17. Além da correção das irregularidades no meio ambiente de trabalho, a empreiteira se comprometeu a indenizar os cinco trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos e a pagar R$ 70 mil de dano morais coletivos.

   18. O pagamento dos trabalhadores, que engloba as verbas rescisórias do contrato de trabalho, rompido a partir da ação da fiscalização, e a indenização por danos morais individuais gira em torno de R$ 30 mil.

   19. Os valores serão pagos aos operários no próximo dia 16, na sede do MPT de Itabuna, já que eles retornaram ao município onde foram recrutados três dias após terem sido resgatados.  Na noite do último dia 24, eles foram encontrados alojados num barraco sem as mínimas condições de higiene, conforto e segurança. Além disso, a obra apresentava uma série de descumprimentos de normas de segurança.

   20.  O Abrigo Dom Pedro II, órgão ligado a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) comemorou o Dia das Mães, com um café da manhã especial. A festa contou com a participação da orquestra da Guarda Municipal e animou os convidados e idosos, que movimentaram a pista de dança.

   21. Foram servidos frutas, bolos de diversos tipos, pães, frios, tortas, cuscuz, sucos e outras iguarias e a decoração foi confeccionada com a ajuda de alguns idosos. Segundo Valéria Brito, gerente do Dom Pedro II, “é um privilégio ver os idosos tão alegres. Eles valorizam muito essas comemorações e se arrumam para comparecer ao salão e posar para fotos”, comenta.

   22. Na sua fala, o gestor da Semps, Maurício Trindade, ressaltou que “ mãe tem que ser homenageada todos os dias. Agradeço aos patrocinadores do evento e lembro que o Abrigo D. Pedro II está aberto para se relacionar com grupos voluntários quequeiram contribuir de alguma forma, seja com doações, realização de festas, visitas, atenção aos idosos, levando-os para passeios, ou qualquer atividade que os valorize e mantenham ativos ”.

   23. A Prefeitura de Camaçari através de uma Força Tarefa interditou na manhã de hoje (11/05) a loja de conveniência do Posto de Combustíveis Parafuso, localizado na Rua Lateral de Dentro, Km 16,3 na BA- 535, mais conhecida como Via Parafuso.

   24. O local foi interditado por não possuir alvará para a comercialização de bebida alcoólica e por permitir o uso de som automotivo na área do Posto fora do limite e do horário permitido pela Lei Municipal 747/06, que  autoriza o uso de som na altura máxima de 75 decibéis, das 6h às 18h e 50 decibéis das 18h às 22h.

   25. A Força Tarefa foi montada para interditar o local por conta do número excessivo de denúncias feitas pelos moradores da região durante a madrugada de hoje (11/05), à Fiscalização Integrada, órgão responsável por coibir a poluição sonora no Município.

   26. A Estácio iniciou o ano de 2013 com uma nova captação recorde. Foram mais 117 mil alunos novos de graduação presencial e a distância matriculados no primeiro trimestre de 2013, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

   27. Com isso, a Estácio encerrou o período de matrículas do 1T13 com uma base total de alunos de 334,2 mil alunos de graduação e pós-graduação, 19,9% acima do registrado no mesmo trimestre em 2012, dos quais 270,5 mil matriculados nos cursos presenciais e 63,7 mil nos cursos de ensino a distância. Desconsiderando as aquisições realizadas em 2012, a base de alunos cresceu organicamente 16,8%.

  28. Questionado por jornalistas sobre a inclusão de novos parceiros no projeto petista para 2014, Jonas afirmou: “ Todos que vierem para somar, sejam bem vindos ao nosso projeto. Não temos problemas em dividir palanques com ninguém. Mas alerto que o nosso compromisso é com o presente e com o futuro. E, obviamente, as idéias do passado ficará em outro palanque bem divididinho”, ironizou.

    29. O procurador Alberto Balazeiro, do Ministério Público do Trabalho, defendeu hoje (10) o projeto de lei 19.414/2011 que determina que o estado da Bahia retenha em uma conta vinculada parte dos pagamentos a serem feitos em contratos de prestação de serviços com empresas terceirizadas a fim de garantir a quitação de dívidas trabalhistas durante a após o fim do contrato. 

   30. “Não há qualquer inconstitucionalidade no projeto, que pode ser um excelente instrumento para evitar o que um grande número de trabalhadores tem sofrido de empresas de prestação de serviços: o calote”, afirmou Balazeiro durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia. 

   31. De autoria da deputada estadual Maria del Carmen (PT), o projeto aguarda parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Mário Negromonte Júnior (PP) desde fevereiro de 2012. O evento contou com a aprticipação de sindicalistas e do deputado distrital Chico Vigilante (PT), que  relatou a aprovação de matéria semelhante no Distrito Federal.

   32. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) manifestou preocupação com o impasse na votação da MP dos Portos, considerada essencial para modernizar o setor portuário brasileiro com a participação da iniciativa privada. A MP estava na pauta da Câmara nesta quarta-feira, mas foi adiada após uma sessão tensa, marcada por troca de farpas entre parlamentares.

   33. “O impasse na votação da MP dos Portos não é bom para o plano  nacional de infraestrutura e logística”, disse. Pinheiro lembrou que o governo está atento à necessidade de melhoria da logística do País, com novas obras de infraestrutura em rodovias e novas rotas de ferrovias. Porém, ressalta Pinheiro, a reforma dos portos brasileiros é fundamental para ampliar a logística e interligar as diversas ações de novas linhas de acesso.

   34. O senador destacou ainda a importância dos portos secos para armazenagem, assim como todo o trâmite alfandegário o que poderá desafogar os portos brasileiros. Ele lembrou que a reestruturação dos portos brasileiros ajudará a indústria a  produzir com competitividade e,  sobretudo, a incrementar as exportações brasileiras.

   35. Esse Benfica de Luizão não é de nada.

   36. (La Nacion, 05) 1. "Os preços das ações das empresas são uma medida sintética das expectativas a curto e longo prazo dos empresários", diz Juan José Cruces, reitor da Escola de Negócios da Universidade Torcuato Di Tella e autor do artigo "Copa América das Ações 2012". 
37. Este trabalho mostra que, com as mesmas "cartas" (estrutura econômica), o índice de ações de um “país gêmeo" a Argentina cresceu 14%, enquanto que o da Argentina real, com a mão do governo envolvida, caiu 26%. Nesta copa ficcional, onde cada ponto de crescimento no mercado de ações é um gol, isso significa que o país perdeu de 40 a 0 em relação à média mundial.
         
    38. Na América Latina há poucos setores econômicos representados nas bolsas de valores e esses setores diferem de país para país. "Por isso, não foi comparado diretamente os rendimentos entre países, mas cada índice nacional contra um índice global (gêmeo) que a cada mês tem exatamente a mesma composição por setor econômico do que o índice nacional", diz Cruces.
          
   39. Resultado para 2012. A Colômbia ficou em 1º lugar (3,7% acima de seu irmão gêmeo), o Peru em 2º (1,6%), México em 3º (0%), Brasil em 4º (-3,5%), Chile em 5º (-6, 1%), e a Argentina em 6º (-40,2%). Estes resultados também mostram o clima de negócios existente em um país e refletem o grau de atração que podem ter para investimento. Assim como a Colômbia e o Peru são os reis nesse sentido, a Argentina aparece rebaixada.