De acordo com Jonas Paulo, o ato do governador cala a oposição.“A oposição promoveu em 16 anos o maior arrocho salarial que o funcionalismo já viu e tratou os movimentos e as greves dos trabalhadores como caso de policia
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Conforme previu este BJÁ as discussões em torno do reajuste salarial dos servidores públicos do estado só retornam à Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira, 6. Na sessão de hoje, apenas seis deputados compareceram ao plenário, embora 21 marcassem presença, e, óbvio a sessão foi nati-morta.
2. Extra Assembleia não há sinais de que o governo vá melhorar o percentual enviado na mensagem do governador Wagner, em 2.5%, ainda que alguns sindicalistas tenham dito que existe alguma esperança. Por enquanto, o assunto só tem redido discussões politicas e o presidente do DEM de Salvador, ex-deputado Heraldo Rocha, em nota, disse que o governo Wagner é bom mesmo de gastar em propaganda.
3. Veja o que diz: “O governador Jaques Wagner propôs um reajuste salarial para os servidores públicos de 2,5%, que não cobre nem metade da inflação de 5,84%, mas aumentou os gastos com publicidade oficial e institucional em 38% no último ano. Mais uma vez se constata que a propaganda é a verdadeira prioridade deste governo”, afirma Rocha.
4. Em resposta, o presidente do PT, Jonas Paulo comentou: "A sensibilidade e o compromisso inarredável do governador Jaques Wagner em assumir o comando do diálogo e negociar com o funcionalismo um reajuste que seja “possível para o Estado e, ao mesmo tempo, confortável para os trabalhadores”, foi elogiado por Jonas.
5. “O governador manifestou através do diálogo; transparência e comprometimento com os trabalhadores do serviço público e o conjunto da sociedade baiana. No entanto, é preciso atentar que existem outros compromissos com a sociedade, a exemplo de investimentos em áreas importantes como saúde e infra-estrutura e serviço”, declarou.
6. Ainda de acordo com Jonas Paulo, o ato do governador cala a oposição.“A oposição promoveu em 16 anos o maior arrocho salarial que o funcionalismo já viu e tratou os movimentos e as greves dos trabalhadores como caso de policia. É estranho que presidente da executiva do Democratas em Salvador, Heraldo Rocha, que foi tão sensível ao arrocho e repressão com os funcionários, ainda ouse a se pronunciar sobre a pauta”, declarou o presidente.
*****
7. Os cabalitos continuam pastando às margens do Rio Sapato, no Balneário de Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, e nos jardins das residências. Impressionante que o novo prefeito, eleito com o voto da classe média local, dê as costas a quem o levou ao poder. Tem 4 meses nessa situação. Agora, então, que choveu e a pastagem está verdem são muitos os cabalitos (vide foto).
8. Falar em Lauro, já que a Prefeitura é de uma moleza ímpar, o deputado João Leão disse que mandaria consetar a iluminação do final de linha de Vilas e até agora nada. Só breu.
9. A Prefeitura de Camaçari realiza sexta (03), através da Semu (Secretaria da Mulher), a 1ª edição do Maio Mulher juntamente com o projeto Semu Mais Perto de Você. A ação acontece na Escola Municipal Conceição de Maria, no subdistrito de Parafuso, das 9h às 16h e será aberta com uma peça teatral, grupos folclóricos e shows musicais.
10. Na 1ª edição, serão oferecidos serviços de atendimento psico-social, orientação jurídica, corte de cabelo, escova, oficinas de maquiagem, massagem, aferição de pressão e teste da glicemia.
11. A sessão plenária desta quinta-feira, dia 2 de maio, na Assembleia Legislativa, contou com a presença de apenas seis deputados, dentre eles Carlos Gaban (DEM), embora na lista de presença constassem 21 nomes.
12. O deputado, que subiu à tribuna para tratar de três assuntos relevantes para a Bahia – questões relativas ao metrô, aos cartórios e à CPI da Telefonia – aproveitou para chamar a atenção dos colegas parlamentares. “Não pode continuar dando presença e caindo do plenário. Depois a Assembleia recebe critica da imprensa e todos levam a culpa por conta dos faltosos”, reclamou.
13. Uma das questões levantadas por Gaban é o caso da ampliação da linha do metrô na Avenida Paralela, que aguarda a desapropriação dos postos de gasolina localizados no canteiro central. O deputado sugeriu a criação de uma comissão suprapartidária que vá ao Tribunal de Justiça cobrar celeridade nesse processo.
14. Outro assunto é o funcionamento dos cartórios no estado. Ele elogiou o trabalho que a comissão presidida pelo deputado Mário Negromonte têm feito, mas cobrou maior envolvimento da Casa. “A comissão não está tendo o apoio dos parlamentares. E continuam os desmandos cartoriais, filas e propinas”, afirmou.
15. O embaixador da Argélia no Brasil, Djamel Eddine Bennaoum, em audiência com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara (CREDN), Nelson Pellegrino, assegurou o apoio do seu país ao candidato brasileiro, embaixador Roberto Azevêdo, para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio.
16. A Argélia ainda não integra a OMC, mas, segundo revelou, vem trabalhando junto aos mecanismos regionais africanos para que Azevêdo seja eleito no final deste mês.
17. Para evitar que as gestantes atendidas pela Maternidade Ester Gomes (Itabuna) fossem prejudicadas por causa da greve dos funcionários, o deputado Augusto Castro (PSDB) procurou a Secretaria de Saúde do Estado e recebeu a promessa de que o repasse dos recursos serão normalizados.
18. Os valores referentes ao mês de fevereiro serão depositados nesta quinta-feira, 2, e os referentes a março serão creditados até o final da próxima semana. As informações foram dadas ao deputado pelo chefe do gabinete da Sesab, Washington Couto, pelo superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Andrés Alonso, pelo diretor do Fundo Estadual de Saúde, Hipólito de Brito.
19. A Paróquia de Sant’Ana prepara a festa para comemorar o Dia das Mães. Este ano o evento vai acontecer no dia 9/05, no Yacht Club da Bahia, com show especial da cantora Simone Sampaio. A assinatura do buffet all inclusive é da Belle’s.
20. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos com Fernando e Nazaré Imbassahy, através do telefone 9134-6367. Toda a renda do evento será revertida para as obras assistenciais da paróquia, comandada pelo Padre Abel Pinheiro.
21. A campanha Não esconda. Denuncie, executada em 2012 na Bahia, na área de enfrentamento à violência contra a mulher, foi uma das vencedoras do Prêmio Abril de Publicidade Regional Norte/Nordeste.
22. O trabalho chegou à etapa final com outras quatro campanhas concorrentes, sendo eleito na categoria prata do prêmio, considerado um dos mais importantes do segmento. Esta foi a única campanha baiana premiada. O anúncio foi feito semana passada, em cerimônia realizada na capital cearense.
23. Uma festa da cidadania marcou as comemorações em Ilhéus pela passagem do Dia do Trabalhador (1º de Maio), data celebrada todos os anos em vários países do mundo.
24. Promovida pela Força Sindical Bahia – Regional Sul, a nona edição do evento aconteceu na avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte), no Malhado, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Urbano.
25. Além de torneios de futebol e de um grande passeio ciclístico, a promoção também incluiu vários shows musicais, sorteio de prêmios, cortes gratuitos de cabelo e diversos serviços prestados pela Caravana da Saúde.
26. As entidades comunitárias, filantrópicas ou confessionais interessadas em firmar convênio com a Prefeitura de Salvador terão outra oportunidade. A segunda convocação do Chamamento Público começa nesta quinta-feira (02) com a divulgação do edital, que pode ser acessado pelo site www.compras.salvador.ba.gov.br.
Na primeira convocação, 74 creches comunitárias apresentaram documentos para habilitação.
27. Até o dia 15 de maio, o resultado final da primeira convocação será publicado no Diário Oficial do Município. O objetivo do chamamento é ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil. A meta é, até 2016, abrir mais 20 mil vagas para Educação Infantil.
28. Pelo segundo ano consecutivo, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) recebe o prêmio Benchmarking Saúde Bahia, na categoria Serviço de Oncologia. O prêmio elegeu instituições e gestores na área de saúde, nos setores público e privado, que se destacaram na Bahia ao longo do ano passado em 23 categorias.
29. A solenidade de entrega do prêmio será no próximo dia 9 de maio, no Unique Eventos.
30. O vereador Claudio Tinoco (DEM) realizará, na próxima segunda-feira (6), uma audiência pública na Associação Cultural Hispano-galega Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho. O evento contará com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e tem como principal objetivo discutir o potencial turístico e as necessidades do bairro pela importância cultural e social na cidade.
31. Os representantes das 13 entidades, que compõem Central das Entidades do Rio Vermelho, participarão do encontro. “Entre os assuntos a serem abordados estão a adoção de espaços públicos, como a praça próximo à Paróquia de Sant’ana do Rio Vermelho; o parque hoteleiro na região; a viabilização para a continuidade do projeto Memorial Caramuru; e a manutenção dos limites históricos do bairro”, destaca Tinoco.
32. Só lembrando ao vereador Tinoco que Diogo Álvares, o Caramuru, não tem nada a ver com o Rio Vermelho (salvo a lenda). Sempre morou na Barra e ergeu a capela de Nossa Senhora da Graça. Se algum monumento for erguido para Caramuru tem que ser na Barra (morou no morro da antiga casa de Clemente Mariani) e não no Rio Vermelho que sequer conheceu.
33. A feijoada é a nova atração do cardápio da Cervejaria Devassa Salvador, que no fim de semana funcionará em horário especial para que o público tenha um almoço diferenciado e mais saboroso. Os clientes já acostumados com os variados petiscos oferecidos pela Cervejaria passarão a desfrutar de uma saborosa feijoada servida a la carte por apenas R$ 21,90.
34. No sábado, a casa abrirá das 11h30 às 2h, e no domingo das 11h30 às 22h. A feijoada será servida das 11h30 às 16h.
35. O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, foi ouvido pela Corregedoria da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira, 2, sobre a denúncia feita à polícia contra a delegada Simone Moutinho, responsável pelas investigações do assassinato do universitário Itamar Ferreira Souza, 25 anos, no último dia 13 de abril.
36. No depoimento, Cerqueira denunciou a delegada por ter emitido "conclusões precipitadas à respeito da morte de Itamar, que teriam ferido a dignidade da vítima e inflamado a dor dos familiares". Simone Moutinho, titular da 3ª Delegacia de Homicídios (BTS), teria afirmado que o jovem morto foi atraído para o local do homicídio, na praça do Campo Grande, na expectativa de que faria sexo grupal com três moradores de rua, que são os principais suspeitos do crime, e mais um amigo.
37. (Luiz Paulo Horta - Globo, 01) 1. Chamado a explicar a decisão da Prefeitura de não dar mais apoio à Orquestra Sinfônica Brasileira, o prefeito Eduardo Paes, como se diz na gíria, “surtou”. Seus comentários fariam sentido numa conversa de beira de piscina. Como declarações de um prefeito, e de uma cidade como o Rio de Janeiro, são de uma deselegância total, e de uma absoluta impropriedade.
38. O que é mais triste: tudo isso por causa de 8 milhões, que é o que a Prefeitura dava à OSB, e que correspondem a 20% do orçamento total da orquestra. O equivalente a um show de rock, desses que a Prefeitura volta e meia patrocina.
39. (El País, 30) 1. O fluxo de remessas para a América Latina e Caribe, o dinheiro enviado aos seus países por imigrantes, se manteve em 2012 praticamente nos mesmos níveis de 2011, atingindo 61,5 Bilhões de dólares graças ao crescimento do dinheiro enviado dos EUA. No entanto, os envios saídos da Espanha, segunda fonte de remessas para a região, foram significativamente reduzidos, segundo adverte um relatório do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN), vinculados ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
40. A participação das remessas latinas americanas provenientes da Europa caiu cerca de 9% nos últimos quatro anos. Aqueles vindos da Espanha caíram 8,1%. A crise europeia, com a consequente queda de emprego, salários e redução do número de imigrantes, explicam o fenômeno. Na Espanha está concentrado cerca de 15% dos emigrantes de toda a América Latina.
41. Maduro vai acabar de afundar a Venezuela.