Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

550 MIL veículos rodam em Salvador sem licenciamento...e nada acontece

A Policia Federal poderia revelar detalhes da operação na Prefeitura de Simões Filho e outras áreas da família Alencar
02/04/2013 às 16:13

MIUDINHAS GLOBAIS:


   1. Impressionante: um sindicalista vinculado ao PSB, Wagner Bastos, 32 anos de idade, morre em Ilhéus e suspeita-se de algum tipo de negligência médica, conforme registrou o blog Agravo e este site e ninguém falou na Assembleia Legislativa, a senadora Lidice da Mata que é a cacique do partido nada comentou e vai ficando por isso mesmo.

  2.  A Prefeitura de Salvador precisa adotar providências para obrigar uma grande quantidade dos proprietários de veículos que sobrecarregam  o sistema viário da Cidade a contribuir de alguma forma para manté-lo,  pois existem, segundo os últimos dados de licenciamento do DETRAN, cujo link é http://www.detran.ba.gov.br/web/guest/estatisticas/-/document_library_display/m1jC/view /15913 , 338 mil veículos estavam sem licenciamento em dia.

  3. Os registrados nos municípios circunvizinhos atingem 212 mil, sendo 118 mil na regional de Simões Filho e 94 mil em Camaçari, os quais, volta e meia, adentram a cidade ou são emplacados lá por qualquer facilidade, mas são utilizados exclusivamente em território soteropolitano.

   4. Assim, perfazem um total de 550 mil veículos demandantes da estrutura viária que não geram, em contrapartida, qualquer receita para viabilizar a sua perfeita conservação ou mesmo modernização e ampliação.

   5. Os especialistas na matéria advogam que deveriam ser instalados radares inteligentes para flagrar os veículos em situação irregular e multa-los seguidamente, forçando a sua regularização, já que ficaria inviável a sua manutenção na situação de inadimplência, bem como uma forma de pedágio para desestimular a permanência do registro de veículos  em outros municípios.

   6. Como exemplo, citam a recente lei de regulamentação da inspeção veicular aprovada  em São Paulo, que obriga os veículos dos municípios vizinhos que venham a trafegar por  mais de 120 dias por ano na capital a serem obrigados a  se submeter  a inspeção coordenada pela Prefeitura, sob pena de apreensão.     

  7. Antes da Constituição Federal de 1988, a ALBA aprovou uma lei mudando o nome do antigo distrito de Ipuaçu, no município de  Feira de Santana, que havia sido relocado em virtude do enchimento do lago da Barragem de Pedra do Cavalo, para governador João Durval, em homenagem a quem muito fez pelo município.

   8. Ocorre que a atual direção da EMBASA parece não reconhecer a lei, pois a placa oficial de uma obra de ampliação  da rede de distribuição de água, cujo sistema foi implantado pelo homenageado quando era governador, traz o nome antigo, mais parecendo uma birra política, injustificável   pelo fato de ser aliado ao governo baiano de momento.    

   9. A análise dos dados  do  Cadastro Geral de Empregados de Desempregados – CAGED do Ministerio do Trabalho, quanto a evolução do emprego em cada município, cujo link de acesso é  http://bi.mte.gov.br/eec/pages/consultas/evolucaoEmprego/consultaEvolucaoEmprego.xhtml ,  mostra que,  apesar de ter perdido um total de 7.489 empregos nos anos 2011, 2012 e inicio de 2013, os trabalhadores  da Aza leia-Vulcabras na região de Itapetinga ainda vão penar bastante, pois o contingente das unidades fechadas era bem maior.

   10. A morte da filha da prefeita de Berimbau, Erica Yoshida, na cidade (Conceição do Jacuipe) só se comenta a boca pequena.

   12. Deputados da oposição ironizavam no salão do cafezinho da Assembleia que, depois da Fonte Nova com nome de cervejaria, o Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães seria Aeroporto Cervejão.

   13. Outro assunto que está sob sete capas teria sido a investida da PF numa fazenda do prefeito de Simões Filho à procura de Cícero Alencar. Caso é rumoroso. Quanto ao prefeito Eduardo Alencar, no momento da investigação da PF na Prefeitura estava em BSB, mas, seu apartamento teria sido revistado.

   14. Fruto de iniciativa  da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que começou a ser discutida  desde 2008, a chamada "norma da rastreabilidade" dos remédios  será publicada nesta semana, definindo um prazo para que a indústria se adapte à nova determinação.

  15. Todos os medicamentos fabricados no Brasil passarão a sair de fábrica com um código de barras bidimensional, visando  deixar os medicamentos menos vulneráveis à fraude,  devendo  constar em cada caixa de remédio uma sequência de 13 números, mais o número do lote e a data de validade, para dificultar a  falsificação, facilitar recolhimento de lotes com problemas e evitar evasão fiscal.

  16. O estado de São Paulo, segundo estudo da Secretaria Estadual de Energia, tem potencial para gerar 12 terawatts/hora (TWh) por ano de energia solar, considerando apenas a melhor faixa de incidência do sol anual,  sendo  suficiente para abastecer aproximadamente 4,5 milhões de residências em um ano.

   17. Enquanto isso, todos os estudos que haviam na Bahia para geração apartir da biomassa foram abandonados...

   18. Falar em tecnologia, o silêncio sobre o Centro Tecnológico da Bahia é de túmulo. O mato tomou conta dos terrenos onde seriam instaladas empresas. 

   19. O Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS espera que o nível dos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste chegue a 57,7 % até 30 de abril, quando termina o período úmido, um aumento de 4,11 pontos percentuais em relação ao nível atual, mesmo assim ficarão no nível mais baixo para o mês de abril desde 2001, quando os reservatórios dessa região registraram 32,18 % e o país passou por um racionamento de energia.

   20. Em fevereiro, segundo ata da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada naquele mês, a expectativa do ONS era de que o nível dos reservatórios no SE/CO chegasse a 66,4 % em abril, sendo que atualmente, segundo o ONS, o  armazenamentos  no Sudeste/Centro-Oeste está em 53,39 %; no Sul, o nível é de 61,06 %; no Nordeste, o armazenamento é de 42,74 %; e no Norte é de 93,53 %.

  21. O índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou para uma alta de 0,72 % no fechamento do mês de março, depois de encerrar fevereiro com elevação de 0,33 por cento, informou Fundação Getulio Vargas –FGV, elevando o indicador acumulado para 6,16 % nos últimos 12 meses,   ante 6,04 % em fevereiro.

  22. O número de mortos nas estradas estaduais na semana santa cresceu 41.6: 12 mortos.
 23. Após 15 anos de fundação, o Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá que  tem o objetivo de promover a conservação de recursos pesqueiros nas reservas, estimular a exploração sustentável, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das comunidades, tendo  conseguido  aumentar em aproximadamente 447% o estoque natural de pirarucu em áreas manejadas, cuja  atividade gerou cerca de R$ 10 milhões,  beneficiando a mais de mil pescadores.

   34. A  exploração do pirarucu no sistema de manejo é considerada sustentável, já que a cota de pesca é definida a partir dos dados obtidos no levantamento do estoque (censo/contagem), de no máximo 30% dos pirarucus adultos contados, deixando os 70% restantes para assegurar a reprodução da espécie.

   35. O empresário Joaci Góes vai receber a medalha 2 de Julho, dia 11 próximo, no plenário da Assembleia Legislativa. A proposição foi do deputado Marcelo Nilo.
   
   36. Assim que a comitiva presidencial chegou ao Ceará deu uma chuvinha em Fortaleza. O governador Cid ficou tão alegre que cumprimentou Wagner como cabeça de chuva. Até guarda-chuva foi arranjado para proteger a presidente de pingos da chuva. Quem estava com Wagner no local: Rui Costa.