Sindimed avisa que médicos estão em "estado de greve" e espera até 1º de maio aprovação do PCCV na Assembleia Legislativa
1. Pelo menos até a tarde desta segunda-feira, 25, ainda não havia chegado a Assembleia Legislativa o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCCV) prometido pelo governo do Estado após reunião entre o governador Wagner, o secretário da Saúde, Jorge Solla, e os representantes do Sindimed, garantia que suspendeu a greve dos médicos do estado prevista para o último dia 20.
2. O PCCV - segundo nota paga do Sindimed na imprensa escrita - não é o ideal, mas estabelece uma estrutura de carreira que inexiste no estado, melhorará a base remuneratória e abrirá perspectivas para a elevação salarial. O Sindimed diz ainda na nota que, como o governo do estado tem descumprido prazos sobre fechamento de acordos com os trabalhadores, manterá a categoria em "Estado de Greve" até que a matéria (PCCV) seja aprovada na Assembleia.
3. O prazo é 1º de maio, dia do trabalhador. Tempo tem de sobra: o mês de abril todo para debater a matéria. Se até essa data limite a ALBA não aprovar a Lei, a categoria entra em greve.
4. Esse é um aspecto da questão. O outro é a categoria dos servidores como um todo. A data base do reajuste era 1º de janeiro, mas, já estamos em abril, praticamente. Pelo visto, com os sindicatos sem reagir deve embolar tudo no dia 1º de maio.
5. Agora veja essa proposta do SINDSEPS, Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador, que, no uso de suas atribuições, convoca todos os Guardas Municipais para assembleia setorial que será realizada no dia 26 de março de 2013 às 8h:00nim, na sede da SUSPREV, Superintendência de Segurança Publica e Prevenção à Violência, localizada na Av San Martins s/n - Fazenda Grande do Retiro.
6. Serão discutidos os seguintes pontos de pauta: a) Campanha salarial; b) Escala 12x60; c) Plano de ação; d) O que ocorrer. BRUNO DA CRUZ CARIANHA, Coordenador Administrativo e Financeiro do Sindseps.
7. Sacaram! O sindicato quer que o GM trabalhe 12h e folga 60h. Ou seja, se o camarada trabalhar 24h folgará 120 horas, 5 dias. Ou seja, se trabalhar 10 dias cheios de 24h folgará 50 dias.
8. Nesta terça-feira (26), o Restaurante Popular do Comércio voltará a funcionar. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que coordena o equipamento.
9. Em razão do incêndio que atingiu o prédio do Instituto do Cacau, no ano passado, o Restaurante Popular do Comércio teve que paralisar suas atividades. Para amenizar a situação, no Restaurante Popular da Liberdade o serviço aumentou em mais 500 refeições, e o tempo de funcionamento foi ampliado, para atender melhor o usuário.
10. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, realizou entre os dias 18 e 22 de março, no município de Porto Seguro, o treinamento de índios da etnia Pataxó para atuarem como agentes vacinadores de Brucelose nos rebanhos bovinos da aldeia.
11. O curso é voltado para pequenos criadores, compondo uma atividade que integra o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), que já capacitou 2 mil agentes vacinadores na Bahia.
12. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o treinamento aborda temáticas voltadas para o conhecimento da legislação, informações sobre a brucelose, controle e os cuidados específicos com a vacina (aquisição, transporte, armazenamento e conservação).
13. Na prática, os criadores aprendem sobre os procedimentos para a execução da vacina, manejo do rebanho e uso correto do ferro candente para marcar os animais vacinados.
14. “Defensor da liberdade e das vítimas do arbítrio da ditadura militar no Brasil (1964-1985), o Padre Renzo Rossi marcou a vida de muitos presos políticos na Bahia, porque foi um dos poucos religiosos que tiveram coragem para visitar os presídios confortando espiritualmente e apoiando aos que lutavam contra a ditadura” afirmou o secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt ao lamentar a morte do padre na Itália.
15. O padre italiano faleceu aos 87 anos em Florença, Itália, em consequência de um câncer de pâncreas.
16. Padre Renzo morou na Bahia entre 1965 e 1997, quando deixou o Brasil por motivo de doença e retornou para a Itália. Entre 1973 e 1981, militou de forma intensa a favor dos presos políticos, visitando 14 presídios no Brasil - 11 masculinos e três femininos, viajando de ônibus. O secretário lembrou que esta tarefa foi dada ao Padre Renzo pelo Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, Arcebispo Primaz do Brasil.
17. A Estácio FIB está com inscrições abertas para os Cursos Livres 2013.1, cujo objetivo é ampliar o conhecimento em áreas como Gastronomia, Saúde, Informática, Estética e Administração.
18. São cursos de curta duração, abertos à comunidade, com carga-horária de quatro a 40 horas e excelente custo-benefício. Os preços variam de R$ 40,00 a R$ 150,00. As inscrições podem ser feitas pelo site www.estacio.br/cursoslivres até dois dias antes do início das aulas do curso escolhido.
19. Presenciais, as aulas, que serão iniciadas em abril, acontecem no campus Gilberto Gil, no Stiep. Destaque para os cursos de Cozinha Japonesa; Drenagem Linfática Manual: Corpo e Face; Excel Avançado; Liderança e Gestão de Equipes e Operações em Agências de Viagens.
20. Um grupo de vereadores de Simões Filho e de Camaçari fará uma visita nesta quarta-feir, 27, a partir das 8h, ao quilombo do Rio dos Macacos. Esta visita é um dos desdobramentos da Audiência Pública sobre a situação da comunidade quilombola realizada na Câmara Municipal de Simões Filho na quinta-feira passada (21).
21. Os vereadores decidiram também que no final do mês de abril irão a Brasília, acompanhado dos quilombolas, para uma audiência com o governo federal.
22. Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da terra quilombola feito pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em 2012, comprova que a área reivindicada pela comunidade foi local de moradia dos seus antepassados desde final do século XIX.
23. Na década de 1950, duas fazendas da região foram doadas para a Marinha, sem que os antigos moradores recebessem qualquer tipo de indenização. A Marinha entende que não existe essa história de área quilombola.
24. Os 44 Postos e Pontos Cidadão que compõem a rede SAC em todo o estado terão seu funcionamento modificado durante a Semana Santa (28 a 30 de março). Na Sexta-feira da Paixão (29), todas as unidades de atendimento da capital e interior do estado estarão fechadas. A exceção fica para os Pontos Cidadão de Santa Maria da Vitória e Itaberaba, que também estarão fechados na quinta-feira (28), por contra de decreto municipal.
25. Já no Sábado de Aleluia (30), apenas seis postos SAC estarão funcionando, quatro deles na capital. As unidades localizadas nos principais shoppings de Salvador terão atendimento em horários especiais: SAC Barra e SAC Iguatemi atenderão das 7h às 13h e os Postos SAC do Paralela e Salvador Shopping estarão abertos das 9h às 15h. Na Região Metropolitana de Salvador, a unidade de Lauro de Freitas abrirá das 8h às 13h, e o SAC Feira II, em Feira de Santana, terá expediente das 7h às 13h.
26. É importante lembrar que os Postos SAC do Paralela, Salvador Shopping, Lauro de Freitas e Feira Centro II atendem exclusivamente por agendamento. O atendimento em toda a rede SAC será retomado nos horários convencionais a partir da segunda-feira (1°).
27. Para ter acesso às informações sobre atendimento nos postos da Rede SAC na capital e interior, além das rotas do SAC Móvel, basta acessar o site www.sac.ba.gov.br ou ligar para o 0800 071 5353. A ligação é gratuita
28. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), diz que a Ferrovia Leste-Oeste, a Fiol tão propalada nas campanhas do PT, para os governos estadual e federal, não entra nos trilhos.
29. Ele observa que, do total previsto no Orçamento Geral da União, para investimento nos três últimos anos, de 1.869 bilhão de reais, foram executados apenas 78 milhões de reais, ou seja, 4,2%, números pífios, segundo informações do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) responsável pelo acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.
30. “É muita propaganda e quase nenhuma ação”, critica Imbassahy. Quando concluída, a Fiol deverá ligar Tocantins ao porto de Ilhéus, prometendo ser um dos principais meios de escoamento da produção baiana.
31. Segundo o instituto Gallup, 49% dos americanos aprovam a legalização da maconha, quase o dobro do que em 1995 (25%). Assim como o casamento gay, já aprovado por 53% dos americanos, a aprovação cresce a cada ano. Em novembro, os eleitores do Colorado e de Washington aprovaram em plebiscito o uso da maconha em caráter "recreativo". Os governos estaduais têm até o final deste ano para regulamentar o cultivo, a produção, a venda e a distribuição da erva.
32. Apesar de a lei federal americana considerar a maconha ilegal, o presidente Barack Obama falou à TV em dezembro que não era "prioridade" perseguir usuários de maconha nos dois Estados.
33. Em 18 Estados e no Distrito de Columbia, onde fica a capital, Washington, a maconha para uso medicinal já é legalmente liberada. Por enquanto, só a DEA, a agência de combate às drogas, pediu ao secretário de Justiça e procurador-geral, Eric Holder, para que não deixe de cumprir as leis federais por cima das estaduais recém-aprovadas. Holder ainda não se pronunciou, mas poucos acham que ele contrarie Obama.