Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SINAL DE ALERTA! Candidato que tem muito que explicar não é bom, p TF

Governador Wagner vai ao Panamá neste final de semana em busca de novos negócios para o Estado
14/03/2013 às 11:13
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A semana politica chega ao final com sinais bem claros de que, dois dos pré-candidatos listados pelo PT entre os quatro relacionados para a escolha de um deles, definitivo, como candidato a governador da Bahia, em 2014, já enfrentam problemas desde agora.  As declarações de Sérgio Gabrielli, em A Tarde, classificando a oposição de "raquítica"; e as de Luiz Caetano, em Tribuna da Bahia, criticando gestão de ACM Neto, conduziram à contra-ofensivas, no primeiro caso pondo Gabrielli na berlinda como "mau gestor na Petrobras"; e Caetano, envolvido numa série de deúncias, segundo apontou o deputado Carlos Geilson, PTN.

   2. Como diria o saudoso governador Luiz Viana Filho "tudo o que se tem de explicar muito não é bom para um politico", ainda mais quando passa a ser vitrine numa possível candidatura a governador da  Bahia. Foram tantos os ataques a Gabrielli, na Assembleia, com Luciano Simões (PMDB), Leur Lomanto Jr (PMDB) e Paulo Azi (DEM) como na Câmara dos Deputados, com Antonio Imbassahy, líder da Minoria, o qual acertou a convocação da atual presidente da Petrobras, Graça Foster, para explicar a compra de uma refinaria em Passadena, EUA, gestão Gabrielli, a preços estratosféricos.

    3. Sobre Caetano, em pronunciamento bem fundamentado e recheado de dados, o deputado Carlos Geilson (PTN) citou, entre ações judiciais diversas, uma lista com oito pontos. E, ainda relacionou (caso já resolvido), um envolvimento que teve com a Policia Federal, inclusive citando, no plenário da casa, as "algemas" colocadas no então gestor de Camaçari. O deputado Bruno Reis foi ainda mais duro e disse que, além de Caetano, sua mulher Luiza Maia (PT) também está encrencada no TCM.

   4. Pelo exposto, sem mover uma palha no plano político, o senador Walter Pinheiro; e o secretário Rui Costa, da Casa Civil, os dois outros nome listados pelo PT se deram bem junto à direção partidária, pois, passaram os dias sem rastros de polêmicas ou pedidos de explicações sobre seus desempenhos.

   5. Ora, essa sinalização direcionada ao PT, aponta que, se o candidato for Caetano e/ou Gabrielli o partido terá muito que trabalhar essa imagem de 'purificação" dos seus nomes. Em relação a Gabrielli, a julgar pela disposição do PSDB nacional em levar adiante o tema Petrobras para o palanque da disputa presidencial, seria um complicador. Ele, embora ja dissesse que, "esse é um problema da Petrobras" ainda assim, teria que consumir muito tempo em explicações. E isso irrita o candidato, induz a sair do foco, é um problema.

   6. O mesmo pode se dizer de Caetano. Teria que gastar muito verbo para justificar as ações apontadas pelo deputado Carlos Geilson, as quais, o parlamentar classificou como "desastrosas". 

   7. Evidente que, nada disso dito acima, impedirá suas candidaturas caso o PT assim o deseje. Uma situação parece consensual, pelo menos entre alguns deputados da Assembleia, Gabriell e Caetano são mais polêmicos do que Rui e Pinheiro e isso tem seu lado positivo, motiva mais a militância e a campanha se torna mais pegada, mais firme, aliás, só de passagem, foi o que faltou ao PT na campanha eleitoral de Salvador, em 2012.
                                                                   *********

   8. O governador Jaques Wagner viaja hoje (14), às 22h, para o Panamá, onde participa da cerimônia de lançamento da Bahia como sede da próxima Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que será realiza na Costa do Sauípe, de 27 a 30 de março de 2014.

  9. O lançamento acontece no sábado (16), durante a 54ª edição do evento, que começou nesta quinta-feira e segue até o próximo domingo, na Cidade do Panamá. O encontro reúne ministros de finanças e presidentes de bancos centrais dos 48 países representados na instituição. 

  10. O BID financia projetos baianos nas áreas de saneamento, rodovias, turismo, fortalecimento de atividades empresariais, modernização fazendária, reestruturação de dívidas e políticas públicas. Wagner retorna a Salvador na madrugada de domingo (17).

  18. O governador recebeu em seu gabinete o prefeito ACM Neto para tratar sobre o Metrô da capital, o antigo e novo, linhas 1 e 2, com a finalidade de destravar as pendências entre Estado e Município.

   19. O deputado estadual Bira Corôa (PT) registrou Moção de Pesar na Assembléia Legislativa da Bahia, em nome de todos os baianos, pela morte da atriz Auristela Sá, do Bando de Teatro Olodum.

   20. “Neste momento de dor extrema, solidarizamo-nos com seus familiares e amigos, esperando que o tempo encarregue-se de restaurar a paz e amenize o sofrimento em nossos corações”, afirmou o parlamentar.

  21.  A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) comemora, nesta sexta-feira (15), o 7º aniversário do Restaurante Prato Popular, que funciona no bairro de São Tomé de Paripe. Para comemorar, será oferecido almoço especial gratuito para as pessoas cadastradas e bolo de aniversário. 

   22. Participarão do evento as crianças das escolas do bairro, usuários do restaurante, o secretário Mauricio Trindade, gestor da Semps, a subsecretária Tatiane Matos e representantes das empresas parceiras.

   23. A Escola Municipal Julieta Viana será entregue a população nesta sexta-feira (15), às 9h, com a presença do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar.

   24. A unidade de ensino, que foi totalmente reformada e ampliada, atende a 445 alunos, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola oferece aulas de balé e participa do Programa Mais Educação com atividades para os alunos no campo das artes, cultura, esporte, lazer, direitos humanos e inclusão digital.

   25. Oferecer melhor qualificação profissional aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil do interior da Bahia. Essa é a proposta do projeto ProInfância, que recebe em Salvador, em 15, sexta-feira, 30 municípios da região para um Encontro de Formação. 

  26. O evento acontece naFaculdade de Educação (UFBA) - Vale do Canela, das 8h às 17h. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.

  27.  Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora de UFBA, Marlene dos Santos, nesse encontro está previsto o aprofundamento das discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil. “Todo nosso trabalho é pautado nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explica a pedagoga.

   28. Durante a apresentação da proposta de reforma tributária apresentado nesta manhã (14) pelo prefeito ACM Neto, o vereador Tiago Correia (PTN) sugeriu ao secretário Mauro Ricardo (Fazenda) que incluísse no pacote de medidas um projeto de lei estabelecendo que as novas empresas abertas em Salvador, enquadradas em determinados quesitos, paguem 3% de ISS (Imposto sobre Serviços) no primeiro ano; 4%, no segundo, e, a partir do terceiro ano, recolham normalmente (5%). 

   29. “Com isso, vamos estimular o empreendedorismo e reduzir o índice de mortalidade das novas empresas”, afirmou o vereador. De acordo com Tiago Correia, o secretário ficou satisfeito com a sugestão e prometeu analisar a proposta. Um dos destaques do projeto apresentado pelo prefeito e secretário aos vereadores é a implantação  do programa Nota Salvador. 

   30. A intenção é incentivar o contribuinte a solicitar a nota fiscal eletrônica na contratação de serviços. Em troca, o contribuinte terá créditos que podem ser resgatados em dinheiro ou usados para abater até 100% do IPTU. 
 31. O Plano de Revitalização do Mercado Modelo, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), começa a ser implantado a partir desta quinta-feira (14), quando os 263 permissionários devem passar por um recadastramento. O projeto consiste ainda em mais três etapas: intervenções físicas, comercialização de produtos e criação do espaço cultural.

   32. De acordo com o secretário, Guilherme Bellintani, a fase do recadastramento é muito importante para fazer um diagnóstico do Mercado e partir para novas ações.

   33.  “Vamos atuar em quatro eixos: análise jurídica (que passa pelo recadastramento dos permissionários), intervenções físicas (no que diz respeito a melhorias nas estruturas), comercialização de produtos (relacionado ao mix de produtos e serviços oferecidos aos visitantes) e a criação do espaço cultural (visando promover a cultura do estado por meio de diversas manifestações)”, concluiu Bellintani.