Os malhados e brigões são os piores problemas do Carnaval de SSA e muitos atingidos por socos ficam com sequelas para o resto da vida
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Uma das questões mais dramáticas do Carnaval de Salvador é a violência e a difusão dessas imagens de socos e agressões pelo país. E, claro, com a internet, pelo mundo. Estava vendo imagens do Carnaval de Barranquilla, Colômbia, o sábado da batalha das flores. Nossa! São milhares de pessoas, música caribenha efervescente, e nada de violência.
2. Curioso é que o povo colombiano é muito parecido com o de Salvador, especialmente dessa região litorânea da Colômbia. E por que Salvador ficou tão violenta? Ninguém entende. E, se entende!, não consegue resolver esse problemão. Até ontem. nos postos da Prefeitura, 313 cirurgias foram feitas de faces e maxilares.
3. Por mais que a SSP diga que o Carnaval de Salvador é tranquilo não cola. Tanto que a Policia coloca algo em torno de 30.000 homens armados e protegidos com capacetes e coletes e prova de bala nos circuitos da folia. A Policia, de fato, faz a sua parte e só precisa mudar a terminologia da divulgação sobre a "tranquilidade" do Carnaval.
4. O Carnaval, na verdade, é tenso, agressivo e preocupante sobretudo os chamados "malhados" que arrepiam e são responsáveis pela maioria das agressões.
5. O fato é antigo. Vem crescendo a partir dos anos 1980/1990 desde que a eletrização eletrônica do Carnaval aumentou os decibéis dos equipamentos e a música axé deu uma nova dinâmica à folia. Lembro que no governo Imbassahy, no final dos anos 1990, a secretária da Saúde, Aldely Dias, se preocupava com a grande quantidade de agressões nas faces, pescoços e cabeças dos foliões motivados por brigas. Carnaval em que se registravam das mais de 1500 ocorrências nos postos de saúde, a maioria nessa condição.
6. Passaram-se 16 anos nesse tom. E, agora, no novo governo, segue no mesmo ritmo, tanto que a SMC disponibilizou 5 equipes de cirurgiões 24 horas para esse atendimento.
7. O que fazer para diminuir esse drama, o maior do Carnaval? Parece-nos que campanhas de conscientização são eficientes, antes e durante o Carnaval. Também seria eficaz que, através de lei, fosse estabelecida uma fiança alta para os brigões pegos em flagrante e que só poderiam ser liberados, mediante esse pagamento.
8. Prendê-los apenas, não resulta em nada. A quantidade de brigões é tanta que precisaria de uma área enorme para esse fim. Teve um ano que a SSP criou umas jaulas ambulantes, um horror. O projeto acabou sendo arquivado. Identificar essas gangues e processá-las criminalmente seria uma outra alternativa.
9. O que não pode é continuar como se encontra. Os brigões são detidos momentâneamente e depois liberados deixando um rastro de violência e caras quebradas. Muitas pessoas, dizia-me Aldely já nos anos 1998/1999 vão precisar fazer cirurgias reparadoras complementares e isso provocará traumas, despesas adicionais e assim por diante. E, algumas delas, ficaram com as faces com problemas para o resto da vida.
10. Esse é o desafio maior do Carnaval, a cada ano mais violento. Além disso, tem a questão da imagem perante o Brasil e parte do mundo ocidental. Salvador não pode conviver com essa marca da violência.
************
MICOS CARNAVALESCOS DO AGAPITO:
1. Mico barriga vai para o presidente do PT, Jonas Paulo.
2. Mico maravilha vai para o grupo Sambalança da Mudança do Garcia.
3. Mico Colibri de Ouro fica com o Bloco do Galo, na Mudança, que praticamente garantiu a existência da manifestação.
4. Micro Colibri de Prata vai para o Bloco A Gente que Faz, na Mudança, com sambão de primeira qualidade.
5. Mico Colibri de Bronze vai para o Pacotão do Caçote que deu uma contra mão no percurso da Mudança do Garcia.
6. Que mico dourado aquela faixa 100% Jesus na guitarra baiana de Armandinho.
7. Mico decepção. Soube que a CEI do Crédito Tributário na Câmara de Vereadores de Salvador não vai vingar.
8. Mico gulodice vai para a DS do PT que lançará 5 candidatos a deputados federais: Robison Almeida, Yulo Oiticica, Afonso Florence, Zé das Virgens e Amauri Teixeira.
9. Mico zangado vai para a presidente Dilma que não apareceu no Campo Grande. 2014 vem aí!
10. Mico cansado para a tia de Tomate. A senhora não apareceu nesta segunda.
11. Mico corno baiano: para o camarada que estava na Mudança do Garcia com chifres de meio metro cada.
12. Mico bola da vez fica com Dan, do Filhos de Jorge, está em todas com seu Ziriguidum.
13. Mico fantasma fica com Motumbá, o qual sumiu.
14. Mico maravilha para a camisa do Comancheiro. Dez.
15. Rapaz! Aline Rosa leva o colibri de ouro com suas canções pagodartes.