Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR DA PERMISSIVIDADE! Centro Histórico é uma babelândia

Eleição nesta sexta-feira para a nova Mesa Diretora da Assembleia. Poderá acontecer bate-chapa em alguns cargos. Na presidência, pela 4ª vez, está garantidíssima a reeleição de Marcelo Nilo.
31/01/2013 às 19:04
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Alguns leitores nos pediram para falar mais da permissividade em Salvador, a capital onde tudo pode, e que, felizmente, com o novo prefeito ACM Neto dá sinais de mudanças para melhor ainda que muitos hábitos antigos persistam. Vamos falar hoje, um pouco, sobre o centro histórico de Salvador que tem a maior importância para o turismo no Estado e sofre dessa "endemia do tudo pode".

   2. Ano de 2011 estivemos em Lima, capital do Peru, e fizemos aquele circuito turístico tradicional incluindo Cusco, Machu Pichu e Puno. O Peru é mais pobre do que o Brasil. Lima tem 8 milhões de habitantes e uma de suas favelas tem 1 milhão de pessoas. O centro histórico de Lima não é essa maravilha, mas, o que impressiona aos brasis é a ordem, o respeito.

   3. Na Praça Mayor onde está o Palácio Presidencial, Alcadia, catedral Primada, carros circulam mas não podem estacionar, salvo lugares específicos para as autoridades e a Policia. Não há camelôs nessa imensa praça que abriga em tamanho 4 Praças da Sé de Salvador. O ciclista só pode atravessar a praça conduzindo a bicicleta andando. Ninguém reclama nem dá jeitinho.

   4. Pois dito, em Salvador, na Praça da Sé que é a ligação entre a Praça Municipal, centro mãe de Salvador e o Terreiro de Jesus, portão do Pelourinho, tem tendas de todo tipo à céu aberto: vendas de berimbaus, acarajés, bordados, caldo de cana e assim por diante. Há, ainda, um criatório de gatos, cãs vadios, prostitutas à mancheia e baianas árvores de Natal, aquelas que ficam pedindo capilé aos turistas.

   5. A PM usa a praça para colocar uma das suas viaturas com computador e faz um "gato" de energia de um poste. O fio fica estendido em parte da praça e você que pule para não receber um choque. Nessa trajeto entre a Municipal e o Terreiro, no mínimo, o cidadão é abordado por dois ou três pedintes. A fonte luminosa está quebrada há pelo menos dois anos. O Plano Inclinado Gonçalves não funciona.

   6. No Terreiro de Jesus e Pelourinho a cidade do "tudo pode" segue seu ritmo com dezenas de camelôs e pedintes nas ruas. Se você se sentar num restaurante à ceu aberto, de rua, é importunado pelo menos três a quarto vezes com pedintes e vendedores de souvenires. 

   7. Então, se Lima pode, se Cartagena pode, isso pra não falar de cidades europeias e canadenses, por que Salvador não adota essa mesma disciplina! O prefeito ACM Neto quando foi dar uma entrevista na Rádio Metrópole, recentemente, no La Figa, Rua das Laranjeiras, foi quase agredido por uma pessoa, a qual estaria drogado. É isso. 
                                                                 **
  8. O governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fazem, nesta sexta-feira (1º), às 16h30, uma visita ao Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos (Hospital das Clínicas), no bairro do Canela, em Salvador, e inauguram o anexo do Laboratório de Biologia Molecular, o novo Tomógrafo e o Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia, este último já em funcionamento.

   9. Os dois visitam a Enfermaria do Centro de Alta Complexidade em Hepatologia, as obras do novo serviço de Endoscopia Digestiva. A unidade pertence à UFBA e integra a rede SUS.

   10. Durante a entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde desta quinta-feira, 31, o prefeito de Ilhéus mostrou mais um débito exorbitante deixado pela gestão passada. Conforme documento anexado a esta mensagem, a Prefeitura de Ilhéus acumula uma dívida de R$ 4.252.745,47 junto à Embasa, referente aos serviços prestados pelo fornecimento de água, e, ou, esgotamento sanitário.

   11. Um decreto assinado pelo prefeito ACM Neto e publicado nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial do Município beneficia moradores que vivem em situação de risco por conta das chuvas. A publicação determina o repasse de um auxílio emergencial no valor de R$300 para os ocupantes de imóveis em situação de risco eminente de desabamento detectado pela Defesa Civil. 

   12. Segundo o secretário de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, Paulo Fontana, assim que for detectado um imóvel em situação de risco, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza será acionada para pagar o benefício pelo prazo máximo de até seis meses para as famílias que residem no local. 

   13. Parece que o município de Ubatã está mesmo fadado as brigas judiciais pela disputa de reverter os resultados eleitorais dos pleitos municipais. Como se não bastasse o caos que o município viveu na gestão 2009/2012, quanto às trocas de prefeitos deixaram a cidade em um tremendo caos, Ubatã deve iniciar uma nova disputa nessa atual gestão que acabou de iniciar.

   14. Rosana (PTB), segunda colocada nas últimas eleições já acionou a Simeia (PSB) eleita em outubro na Justiça eleitoral por possível abuso de poder econômico e compra de voto. Alguns desses processos já se encontram conclusos na mão do Juiz da 134ª Zona Eleitoral, Antonio Carlos Maldonado, que deve decidir a qualquer momento.

   15. A candidata Rosana, conta com total apoio do ex prefeito Edson Neves (PSD) e outras lideranças do município que na gestão anterior conseguiu na Justiça afastar o então Vice Prefeito, Expedito Rigaud, que é pai da Prefeita Simeia.

    16. A Faculdade Maurício de Nassau, mantida pelo Grupo Ser Educacional, lança mais uma unidade em Salvador, a fim de ampliar a sua atuação no setor educacional no estado da Bahia.  Agora, além de Patamares e Mercês, o novo prédio fica localizado na Av. Magalhães Neto, 57 - Loteamento Aquarius, no bairro da Pituba, no mesmo prédio em que funciona o colégio Gregor Mendel.

   17. A unidade está funcionando a princípio das 8h as 18h e com o início das aulas, em fevereiro, os alunos terão apenas a opção do turno noturno para escolher entre os seguintes cursos: Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Logística, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade, Gestão de RH,   Gestão Pública, Processos Gerencias e Segurança no Trabalho.

   18. A edição desta semana de Jornalistas&Cia destaca a denúncia ao MP que levou o Diário do Comércio de São Paulo a cortar 24 PJs; o rodízio de correspondentes no exterior promovido pela TV Globo; os ajustes promovidos no ranking dos Mais Premiados Jornalistas de Todos os Tempos;

   19. As mudanças no comando da revista Trip; e as chegadas de André Barrocal à CartaCapital e Marlene Jaggi à AméricaEconomia. Outras notícias dão conta da saída de Rodolfo Guttilla da Natura e a chegada de Flávia Sekles no Google; o lançamento do Valor PRO, nova ferramenta digital do Valor Econômico; a nova derrota judicial sofrida por Lúcio Flávio Pinto; e o lançamento de Médico e Repórter, novo livro de Julio Abramczyk.

   20. O enxugamento nos quadros da Saltur está dando panos para manga. O problema é que existem inúmeros funcionários, que tinham – e ainda permanecem, segundo se comenta – com costas largas e pouco trabalho. Além de uma quantidade razoável de gasparzinhos indicada por um ex-presidente da empresa e que ainda permanece na folha de pagamento.

   21. Estaria constatado que outros apadrinhados deste antigo gestor, mesmo recebendo salários pela Saltur, trabalhavam como cabos eleitorais no último pleito municipal.
 
  22. Alguns desses apadrinhados, é verdade, saíram às pressas da empresa diante das mudanças que estariam para acontecer. Mas quem disse que eles se deram mal?  Já estão empregados na Câmara Municipal de Salvador.

   23. O novo presidente da OAB/ Bahia, Luiz Viana, está levando adiante a ideia de eleição direta para a escolha do advogado do quinto constitucional para indicação a desembargador. Sabem o que aconteceu! Já entraram na Justiça para evitar que haja essa eleição. Ou seja, não se quer discutir o mérito e a conduta da representação da categoria, e sim privilegiar o apadrinhamento.

  24. A festa de Yemanjá em Buraquinho, no sábado, começa às 8h.
25. Que loucura! 80 estudantes da UFBA de diarreia com a comida do RU. 

  26. O poster da Copa do Mundo 2014 muito firulado. A aplicabilidade vai ser complicada. Parece mais desenho de meias de moda feminina.

  27. Eleição nesta sexta-feira para a nova Mesa Diretora da Assembleia. Poderá acontecer bate-chapa em alguns cargos. Na presidência, pela 4ª vez, está garantidíssima a reeleição de Marcelo Nilo.

   28. Diz-se que a Prefeitura de Salvador teria recebido terreno na lua como crédito tributário. Teve uma época, quando começou a corrida espacial à lua, que uns espertalhões andaram vendendo lotes na lua. O camarada compra um lote em Guarujá e quando ia verificar onde ficava o terreno não existia. Era na lua.