Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EFICIÊNCIA e novas metas são os objetivos dos governos Dilma e Wagner

As tragédias do Rio em todo verão são uma mostra da realidade politica brasileira
05/01/2013 às 09:58

  MIUDINHAS GLOBAIS:


    1. A presidente Dilma Rousseff deve permanecer na base de Inema, subúrbio de Salvador, até a quinta-feira, 10, segundo sua agenda inicial. Neste sábado janta com o governador Wagner e certamente vão abordar de temas políticos e amenidades. Em Brasília, revela-se, no entanto, que a presidente estabeleceu um prazo até final de fevereiro para que os ministros apresentem compromissos realistas e indicadores de evolução de cada uma das áreas. 

    2. A proposta é de que, até o final do semestre, o governo federal desenhe a estratégia e as metas a serem perseguidas, preto no branco, o que dá para ser feito em 2013 e decorrer de 2014, porque vem aí a eleição presidencial. O governo não quer ser criticado pela oposição dizendo que o Brasil de Dilma está paralisado, cresce pouco ou nada, daí a decisão presidencial de exigir dos ministros metas bem claras a serem cumpridas.

    3. Nem mesmo a economia, que já está atrelada às metas atuais, escapará de novos ajustes. O Brasil, em 2012, a balança comercial registrou o pior resultado nos últimos dez anos, e Dilma quer incremento da participação brasileira nas exportações, também em novos segmentos, como inovação e tecnologia.

    4. Esse, salvo melhor juízo, será o mesmo objetivo do governo Wagner, em 2013 e 2014, seus dois últimos anos de governo e da sucessão, lembrando que não poderá mais se reeleger e ainda persistem dúvidas se se manterá no cargo até o final do seu mandato ou se sairá candidato ao Senado e/ou Câmara. Independente dessa situação, embora o PIB baiano de 2012 tivesse um incremento maior (2.5% a 3%) do que o nacional (1%), o governo necessita de mais agilidade.

    5. O ano de 2013, para Wagner, será estratégico. Como nos seus períodos de governo já enfrentou duas crises financeiras internacionais (final de 2008/2009 e final de 2011/2012) nos EUA e na Europa que afetaram a Bahia, reza para que a economia mundial avance sem tropeços (a questão do abismo fiscal dos EUA Obama já teria resolvido) e que São Pedro mande mais chuvas no semiárido que enfrenta uma seca prolongada.

    6. Wagner deverá fazer ajustes na sua equipe, mas, ao que tudo indica nada substancial nas áreas estratégicas. Mas, até onde se sabe, novas metas serão postas com objetividade para serem cumpridas uma vez que os grandes projetos não ficarão pronto até o término do seu governo (FIOL, Porto Sul, ponte Salvador-Itaparica, Metrô 2), porém, existem outros que podem efetivados e que servirão de bandeira na eleição de 2014.
 
    7. Imagina-se que o marketing do candidato a governador não deva usar o trenzinho da Fiol, como em 2010, e muito menos a maquete da ponte de Itaparica. As forças governistas tomaram um susto nas eleições municipais e precisam apresentar realizações palpáveis, obras concluidas. 
                                                                             ***   
    8. Na operação de mudança do estacionamento na Barra realizada neste sábado pela Prefeitura manda as boas relações com a sociedade um aviso prévio, um letter na TV e no rádio, porque muito gente foi pego de surpresa.

    9. Detalhe: aquela foto de Kátia Alves com uma vassoura no Correio não caiu bem. Beirou ao risível.

    10. A calamidade a cada verão no Rio de Janeiro dá uma ideia ao povo brasileiro como agem os politicos brasileiros. É impressionante. A cada tragédia anuncia-se a liberação de não sei quantos milhões/bilhões e pouco se realiza. 

    11. Daquela última tragédia na região serrana quando morreram dezenas de pessoas só 34% do que foi anunciado se efetivou e ainda assim, obras de baixa qualidade. Uma senhora disse ontem no JN que recebeu um pequeno imóvel sem os pisos.

    15. Agora, em Xerém, o governo anunciou  mais dezenas de milhões de ajuda, tudo conversa fiada. 

    16. O Noroeste do Japão, sacuidido por um tsunami devastador, 1000 vezes mais do que aconteceu no Rio e em Algoas já está tudo funcionando.

     17. Falar nisso, a posse do deputado Genoino condenado pelo STF dá uma idéia de como anda a credibilidade da vida politica brasileira.

    18. A Secretaria de Educação do Município quer desviar a atenção da opinião pública sobre o caso da ONG Pierre Bourdier, objeto de investigação do MP, falando que as matrículas do ano letivo de 2013 não será prejudicadas pelo incêndio do solar e que o ano letivo será normal.

    19. Isso é o óbvio. A questão que todo mundo quer saber é se a documentação da Pierre Bourdier, negócios que envolvem muitos milhões, foi queimada ou não.

   20. Globo diz que o bicheiro Carlinhos Cachoeira passou pelo aeroporto de Salvador com a esposa carregado de presentes. Tá certo.

   21. E os cavalinhos da Fazendinha do Paiva, em Vilas, pastavam neste sábado numa boa e até orientavam o trânsito, por coincidência, próximo a casa de Leão, o deputado federal.

   22. Os setores industriais que mais cresceram no Brasil em 2012 foram os da linha branca (geladeira, fogões, etc) em 12.7%; mobiliário (9.8%) e aviões e motos (8.5%).
   21. É vero: comprar um aparelho de ar condicionado de gaveta nas lojas de Salvador só com lista de espera.

   22. Diz-se que, Sêo Barriga, estaria também com problemas de prazo para receber seu jatinho.

   23. A Tarde diz que Wagner e Dilma terão um jantar confortável. Estranho. Mas, legal!