No fundo quem acaba pagando a conta de propostas politicas do governo é o contribuinte
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Como dizia o ex-governador e ex-senador catingueiro Luiz Viana Filho não existe almoço de graça. Viana Filho, nesta época do ano gostava de "mimar" a imprensa baiana com um almoço no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, com boa mesa, comida farta, vinhos e até charutos. Era uma maravilha. Claro, alguns jornalistas ficavam satisfeitíssimos com Viana e aliviavam em notas contra sua personalidade politica.
2. Pois dito, assim, de forma generalista, a presidente Dilma Rousseff quer porque quer reduzir as tarifas de energia e já chegou a falar em descontos de até 20%. Os governadores do Sudeste chiaram e a conta na perda de impostos seria em torno de R$8 bilhões ano. Dilma, em arroubo politico, disse que pagaria a conta. E o dinheiro, donde sairia? Até agora, o governo não definiu se vai ser 10% ou 20%.
3. Mas, que vai ter o desconto isso vai e a conta do almoço no Palácio de Ondina já chegou. Ou melhor, vai chegar hoje à noite na Assembleia Legislativa com um pacote de medidas tributárias da SEFAZ, em última análise, aumento de impostos para compensar as perdas do ICMS da energia. Havendo redução de tarifas, óbvio, a Coelba recolhe menos aos seus cofres e tb repassa menos ICMS ao governo.
4. Essa é uma conta líquida e certa e que pinga na moringa da SEFAZ todo mês, duas vezes ao mês. Como ninguém deixa de pagar energia, senão a Coelba corta a luz, o dim-dim chega aos cofres da SEFAZ todo mês, certinho. É diferente, por exemplo, de uma mercadoria do comércio onde o comerciante pode (ou não) recolher o ICMS devido. Na Coelba, não tem falha.
5. O goveno, ao que tudo indica, vai jogar esse contencioso na conta do telefone, onde imposto de ICMS certíssimo e outros mais que ainda não sabemos porque o PL só deve chegar a Assembleia nesta noite e a análise preliminar deverá ser feita amanhã, nos debates iniciais no plenário e publicação no Diário do Legislativo.
6. Então, voltando ao almoço, Dilma quer oferecer um banquete, mas, no fundo, no fundo, quem acabar pagando a conta são os consumidores, ganha-se na energia; perde-se no telefone. E a vida segue, especialmente na politica, dando vivas a energia mais barata.
***
7. O empresário Norberto Odebrecht está internado no Cárdio Pulmonar em Ondina e se recupera de um problema de saúde. Segundo informações de um médico ao BJÁ foi situação complicada. Recupera-se.
8. Aí o camarada estava vendo o Rede Bahia Revista da TV Bahia quando aquela moça bonita anunciou que era hora de dar risadas e colocou um quadro de Luis Miranda. Bem, o camarada, sequer sorriu e desligou a TV. Que mau humorado. O comediante até fazia um quadro legal sobre trânsito.
9. Um vereador me soprou o apelido do vereador Joceval Rodrigues, PPS, que seus colegas o chamam na Câmara, mas, publico nada.
10. Só lembrando, o deputado Maurício Trindade responde a um processo penal motivado pelo MPF.
11. Vai ficar para a semana de Natal, o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa.