Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO enfrenta primeiro teste junto a classe média com os shoppings

A volúpia desse pessoal dos shoppings por mais lucros é impressionante e a classe média paga a conta
08/12/2012 às 19:20

MIUDINHAS GLOBAIS: 


   1. No horizonte, o primeiro desafio da administração ACM Neto. A cobrança de estacionamento de veículos nos shoppings da capital, bandeira sustentada pelo prefeito João Henrique até o final de sua gestão, uma das poucas coisas que garantiu as calças, entra janeiro com essa ameaça ao bolso da classe média, diga-se, segmento da sociedade que votou em peso no candidato do DEM.

   2. Através de sua assessoria de imprensa, Neto já disse que não aceita de forma unilateral a cobrança como já anunciado pela associação dos donos de shoppings, e que é preciso se chegar a um denominador comum que não prejudique a população. Todo mundo sabe que nos custos de manutenção dos shoopings, o estacionamento, a publicidade, a luz, a água, brigada de incêndio, etc, isso é pago pelos lojistas.

   3. Ou seja, no fundo no fundo quem paga a conta são os consumidores porque os lojistas estão no comércio para ter lucros e, se dão muito bem nos shoppings, tanto que, a cada ano, a cidade ganha mais um empreendimento dessa natureza. Recentemente foi inaugurado o Bela Vista, portentoso, numa área estratégia da nova cidade.

   4. Daí que, embora esta seja uma prática corriqueira no mundo dos shoppings, no Brasil e no exterior, a sociedade, em sí, não é contra a cobrança desde que não seja uma exploração como já acontece em outras áreas da cidade, e haja uma contrapartida. Hoje, se o cliente tiver um carro arrombado num shopping adeus, fica com o prejuizo.

   5. Já houve até crime devido a falhas de segurança num estacionamento. Há casos e mais casos de prejuizos em veiculos que ficam por isso mesmo. Veja, também, que a maioria dos shoppings de Salvador já cobram estacionamento em áreas que classificam de vips, o que é contra a lei municipal, mas, acontece. E essas áreas a cada dia ficam maiores para mais vagas.

   6. Essa batata quente posta no colo de ACM Neto logo no início de sua gestão vai ser um bom teste, porque existe uma decisãoi judicial e somente o mundo da politica resolve. Claro que o prefeito tem "armas" e mais "armas" do poder municipal para também pressionar os shoppings, mas, os camaradas, ávidos de mais lucros, não querem saber disso.

   7. Que vai ser um embate interessante isso vai. E, desta feita, JH vai ficar no camarote.
                                                                         ***
   8. Com um jantar no restaurante Veleiro, do Yacht Club da Bahia, a turma de bacharéis de Direito de 1970 da UFBA comemorou 42 anos de formada. Houve também uma missa celebrada pelo padre Luiz Simões.

   9. No cadastro do IPTU em Salvador existem 640 mil contribuintes, dos quais, 192 mil não pagam. É uma conta enorme a receber que a Prefeitura não consegue, ainda mais agora nessa desorganização.
10. Esse caso da enfermeira que se matou por causa de uma pegadinha, um trote, em Londres está tendo repercussão internacional. Hoje, empresas australianas que anunciavam na rádio onde os radialistas trabalham suspenderam a publicidade e os profissionais foram afastados da emissora.

  11. A questão que está sendo discutida é se houve crime, isto é, se os radialistas infrigiram alguma lei. No Brasil, esse tipo de brincadeira é comum, sobretudo na televisão, e já aconteceram casos de agressões.

  12. Há um quadro, no programa do Ratinho, que é um trote risível, mas, de mau gosto, uma agressão.

   13. O PT desistiu do confronto com o STF de ir às urnas em passeatas. 

   14. A morte de Oscar Niemeyer trouxe ao país 4 dias de paz e serenidade