Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOUTO volta à cena politica com missão de NETO e pode ser secretário

O DEM elegeu 3 vereadores ainda neófitos na Câmara e Neto deve apoiar nome de outro partido da base para presidência da Casa Legislativa
03/11/2012 às 18:36

MIUDINHAS GLOBAIS:


    1. A indicação feita por ACM Neto do ex-governador Paulo Souto para ser o coordenador da equipe de transição na Prefeitura de Salvador mostra, de cara, seriedade e credibilidade com que o novo prefeito terá com a cidade, a partir de 1º de janeiro de 2013. Souto, duas vezes governador do Estado, dispensa apresentações e certamente vai ser rigoroso nas análises dos dados municipais.

    2. O que se passa na Prefeitura de Salvador é um incógnita. O prefeito João Henrique (PP) diz que vai entregar a gestão municipal sem dever nada aos fornecedores, pelo menos foi o que declarou à imprensa na última quinta-feira, após a visita de ACM Neto ao Palácio Tomé de Souza. Neste mesmo dia, o TCM aplicou nova multa ao prefeito e denunciou ajustes fora da realidade em contas municipais.

   3. Os indicativos, portanto, do que fala o prefeito JH não devem ser levados ao pé da letra. Só no segmento da comunicação a Prefeitura deve uma boa soma e nas faturas do lixo uma soma ainda muito mais alta e salgada. Se a Prefeitura vai ter fôlego, faltando pouco mais de 50 dias para terminar sua gestão para saldar esses e outros débitos, e ainda honrar o 13º salário dos servidores, só aguardando para conferir. 

   4. O prefeito ainda terá que encarar a votação de suas contas pendentes e já rejeitadas pelo TCM e as pressões dos fornecedores por pagamentos dos débitos. Restos a pgar não significa crime e muito menos que o gestor deixou de cumprir o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas, como JH disse que vai sair sem deixar débitos, a expectativa é grande para saber que magia financeira é está que se encontra em curso.
5. Na segunda-feira, 5, Souto começa seu trabalho e certamente Neto vai indicar os representantes complementares dessa equipe que será coordenada pelo ex-governador. No meio politico, poucos acreditam que Souto, após cumprida essa missão, aceitará ser secretário municipal. Deve, é o que se comentar, ser consultor da Prefeitura ou comandar algum projeto especial. Mas, nunca se sabe.

   6. Veja, por exemplo, que o ex-governador Waldir Pires elegeu-se vereador e o atual vice-prefeito Evaldo Brito, idem. São dois nomes que darão mais suporte às ações da Câmara. Daí que, Souto aceitar ser secretário não há nenhum demérito. A cidade está precisando muito de todas essas pessoas, e outros que se elejeram vereadores.

   7. Uma outra questão, que já movimenta a Câmara Municipal, é a sucessão de Pedro Godinho, PMDB (não reeleito), na presidência da Casa Legislativa. Ao que tudo indica, com 3 neófitos eleitos pelo DEM, Neto acolherá um presidente de outro partido de sua base. Como o PTN foi aquele de sua base que mais elegeu vereadores, ao que tudo indica, o novo presidente sairá daí.
                                                                     ****