Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR E CONQUISTA TÊM ELEIÇÕES MAIS DISPUTADAS DOS ÚLTIMOS 16 ANOS

Se Senhor do Bonfim elegesse candidato JH não teria sido prefeito
26/10/2012 às 10:08

MIUDINHAS GLOBAIS:


   1. Faltam 48 horas para o "roncar" das urnas em Salvador e Vitória da Conquista, as duas cidades baianas que terão segundo turno, no domingo próximo. Tanto em Salvador; quanto em Conquista tem-se as eleições mais disputadas dos últimos 16 anos. Não arriscaria dizer quem venceria os pleitos dado que, embora ACM Neto tenha vencido o 1º turno com pequena margem para Pelegrino; e Guilherme Meneses vencido Hérzem Gusmão com 9% do eleitrado, não existem indicadores de que, quaisquer dos dois esteja com diferença acentuada para os seus adversários.

   2. Historicamente, revelamos com base nos dados das outras eleições em Salvador, que o atual pleito é o mais disputado, imprevisivel. Em 1996, Antonio Imbassahy (PFL) ganhou a eleição no 1º turno contra Pelegrino (PT) e outros diante da desastrosa administração Lidice da Mata, eleita pelo PSDB para o período 1993/1996. Lidice era a prefeita pior avaliada do país entre as de Regiões Metropolitanas.

  3. Em 2000, com gestão bem avaliada, a melhor do país entre os prefeitos de RMs, Imbassahy foi reeleito no 1º turno, novamente contra Pelegrino e outros. Em 2004, o PFL titubeou no lançamento do candidato (César Borges) e João Henrique (PDT) venceu no 1º turno com boa diferença para os demais 43%x23%. Foi para o 2º turno já eleito. De quebra teve apoio de Lidice e Pelegrino: resultado 75% (JH) x 25% (César).

  4. Em 2008, quando se imaginava que João não iria para o 2º turno, eis que, já no PMDB alcançou esse patamar na disputa contra Walter Pinheiro (PT), com Lidice na vice. Houve, nessa eleição, três nomes com equilibro de forças: Pinheiro, ACM Neto e JH. Quando ACM Neto apoiou JH, adeus Pinheiro. E, todo mundo soube, com bastante antecedência que JH seria reeleito.

  5. Agora o quadro é diferente porque faltou uma terceira força no processo, ACM Neto com 40% x 39% de Pelegrino, MK veio em terceiro com 9% e uma dissidência interna no PMDB, MK apoiando Pelegrino no 2º turno; e o PMDB (o partido, os vereadores) com Neto. A campanha chega ao seu final sem os desquilibrios de 2004/2008 e sem uma força hegemônica como foi Imbassahy em 1996/2000. Pode dar um ou outro.

  6. Em Conquista, embora Guilherme Meneses (PT) tenha colocado uma frente de 9% dos votos, a eleição ganhou um fator surpresa que foi o fato de Hérzem Gusmão (PMDB) ter ido ao 2º turno. Ninguém esperava isso. Daí que, Guilherme mesmo com o apoio de Abel (PDT), um dos responsáveis por levar pleito ao 2º turno, há um sentimento de mudança na cidade e um equilibro de forças. Pode dar um ou outro.
                                                                 **
   7. A Prefeitura de Lauro de Freitas publicou, nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial do Município, edital de convocação de aprovados no concurso público realizado pelo município. Na primeira chamada estão sendo convocados os profissionais aprovados para os cargos de administrador, assistente social, auxiliar de classe, contador, psicólogo, psicólogo organizacional, pedagogo, recepcionista e técnico de enfermagem. 

   8. O edital também divulga cronograma estabelecendo data de convocação dos demais cargos em 9 e 23 de novembro, 7 e 21 de dezembro. No total, serão preenchidas 659 vagas.




  9. Os candidatos convocados nessa primeira chamada terão cinco dias úteis contados a partir de 5 de novembro para comparecer na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, localizada na Avenida Gerino de Souza Filho, Quadra 14, Lotes 2, 3, 16 e 17, Bairro Caji, no horário das 8h às 14h, para apresentação de originais e fotocópias dos documentos exigidos no edital do concurso. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico 
www.transparencialaurodefreitas.ba.gov.br/files/others/outubro%2012/dom_laurodefreitas_26_10_12_ano_i_ed_031.pdf, e no site oficial da prefeitura www.laurodefreitas.ba.gov.br.

 

     10. Dados do Olodum: 100.000 pessoas já acessaram a TV Olodum via internet.




    11. A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) ampliou, mais uma vez, o prazo de entrega de projetos voltados ao enfrentamento à violência e promoção da autonomia feminina.