Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Uma semana decisiva em Salvador e Conquista para vida das oposições

Por medida de segurança ACM Neto não divulgará mais sua agenda
22/10/2012 às 10:49
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Há indicativos de que as oposições têm boas chances de vencer as eleições em Salvador e Vitória da Conquista no próximo domingo, 28, faltando seis dias para o pleito. Na capital, segundo o Ibope, ACM Neto já colocou uma frente de 100.000 votos para Pelegrino de acordo com a pesquisa divulgada na última-sexta-feira, 19. Em Conquista, estudos internos apontam disputa aciradíssima entre Guilherme Menezes, PT, x Hérzem Gusmão.

  2. Os pleitos estão em aberto mas com clara tendência para as oposições. Esses dois últimos municípios poderão balizar novos caminhos na política baiana em termos de revitalização das oposições, desde que obtenham êxito, trazendo um novo oxigênio contra a base governistas, hoje, prioritariamente dominada com o PT, mas bastante heterogênea e extensa (PP/PSB/PCdoB/PRTB/PSD/PRB etc) e que terá dificuldades de futuras coalizações.

  3. Evidente que ainda faltam seis dias para as elições e todos os esforços serão empreendidos nesta reta-de-chegada, ainda que, como já sinalizou o Ibope na capital o número de indecisos se situa na casa de 4%, o que significa dizer que a eleição em Salvador está extremamente polarizada e o eleitrado já escolheu em quem vai votar. Eleição, no entanto, é como jogo de futebol, só quando o juiz apita o final da partida é que se sabe o resultado.

  4. Veja que no primeiro turno tinha-se como certo, segundo o Ibope, que Pelegrino sairia vencedor levando uma frente expressiva de votos contra Neto, mas, quando as urnas foram abertas deu-se o contário. Foi Neto quem venceu com uma pequena margem de votos. Em Conquista, tinha-se também como certo de que a fatura estaria resolvida no primeiro turno, o PT, inclusive chegou a dizer que Conquista está resolvido, e deu segundo turno.

   5. A segunda-feira abre com novo debate na televisão e o PT anuncia a vinda de Lula, em último cartucho pró-Pelegrino. Lula sempre representa um diferencial expressivo ainda que, como se viu, no primeiro turno, não teve a força essencial para alavancar Pelegrino. Ao que tudo indica, a questão está no próprio Pelegrino, na fadiga de materiais que o candidato representa em sua quarta tentativa de ser prefeito.

                                                                     **
   6. Esta edição nº 17 de Protagonistas da Imprensa Brasileira traz uma longa entrevista com Roberto Muylaert, executivo e empresário eclético, inquieto e ousado, que está perto de encerrar mais um mandato à frente da Aner, a Associação Nacional dos Editores de Revistas - a entidade, aliás, realiza nesta 4ª.feira (24/10), no Hotel Renaissance, em São Paulo.

   7. Seu maior evento, o VI Fórum Aner de Revistas. Típico profissional "três em um" - e até um pouco mais -, fruto de uma trajetória que combinou jornalismo, gestão e inovação, sempre ou quase sempre saindo na frente, foi ele quem praticamente introduziu no Brasil a função de publisher, num tempo em que era sacrilégio combinar estado e igreja no Jornalismo;
 
   8. Foi pioneiro na arte de captação de recursos para atividades culturais, quando ninguém sabia direito o que era isso; e o primeiro homem genuinamente de comunicação a dirigir a TV Cultura, onde ficou por três gestões, fazendo uma revolução na emissora.

   9. Sinais de agressões ao candidato ACM Neto e a Célia Sacramento neste domingo no Alto do Tororó, em São Tomé de Paripe. Colocaram até um trio elétrico para atrapalhar a presença de Neto no local e ainda jogaram cerveja nos candidatos. O DEM diz que sabe perfeitamente quem são os malfeitores.

   10. Diante desse fato, o candidato ACM Neto não divulgará mais sua agenda de campanha e redobrará sua segurança pessoal.

   11. Para homenagear o dia do aviador comemorado no dia 23 de outubro, o Salvador Shopping realiza uma mostra com aeromodelos e também expõe o ultraleve Paradise P1. Essa data foi escolhida em virtude da primeira experiência realizada pelo brasileiro Santos Dumont, que fez no ano de 1906 seu primeiro voo com o 14 Bis, dando inicio as atividades aéreas. O público pode conferir a exposição no piso L1, até o dia 30 de outubro.

   12. No dia 20 de novembro, o presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), Nilson Sarti, irá participar do painel sobre "O Desenvolvimento Sustentável e a Mobilidade Urbana na Grande Salvador", durante o Fórum de Mobilidade Urbana - Desafios e Soluções que será realizado no Hotel Fiesta, das 8h às 19h15.

   13. O evento tem entre seus objetivos apresentar e debater como as empresas privadas e públicas podem promover mudanças comportamentais, culturais e soluções que tenham impacto positivo na redução dos congestionamentos.  

   14. O baiano Jorge Cajazeira, presidente do Sindpacel, presidente mundial da ISO 26000 e diretor de relações institucionais da Suzano Papel e Celulose vai proferir a palestra "Inovação sustentável - um novo diferencial competitivo" durante a 15ª edição do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, que vai acontecer no próximo dia 30 de outubro, às 19 horas, no salão de eventos do Clube do Trabalhador, em Manaus.
   15. Após a palestra de Jorge Cajazeira ocorrerá a premiação da etapa amazonense da premiação, uma apresentação musical com o grupo Embaúba e um jantar.

   16. 16. Depois de Lúcio agora foi Geddel Vieira Lima chegar a Vitória da Conquista para a intensificação da campanha do radialista Herzem Gusmão, candidato ao Executivo Conquistense pela coligação "Conquista quer mudar".

   17. Em entrevista ao Blog do Anderson anda no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, Geddel disse que as informações que chegam ao seu conhecimento é que é chegou a ‘hora de mudar e dar chances a quem não teve ainda'. "Eles já estão ai há praticamente dez anos: Governo Federal, Estadual e Municipal, e cadê as obras estruturantes? O problema da água por exemplo. Cadê o Aeroporto, a Segurança Pública, Saúde, as grandes obras que poderiam mudar o perfil de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia", questionou.
 
   18. "Estamos muito otimistas e absolutamente convictos que vamos vencer a eleição e que Herzem vai fazer um grande governo em Vitória da Conquista", completou. Ainda nesse domingo, Geddel participa de um comício no distrito do Iguá.