Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOM PESADO NO 14º FESTIVAL DE MÚSICA LENCÓIS ABALA CASARIO HISTÓRICO

Feriadão nas estradas baianas tem saldo de 20 mortes
15/10/2012 às 21:03
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Foi realizado no último final de semana o 14º Festival de Música de Lençõis, na Chapada Diamantina, com público de mais de 15 mil pessoas no show, em praça pública, da  noite de sexta feira, quando se apresentaram Frejat e Luiza Possi, estando a cidade superlotada durante os três dias.

   2. Ocorre que o mega palco para os shows do festival foi armado em pleno centro da cidade, na praça do Banco do Brasil, produzindo um som incompatível com a resistência do casario histórico, principalmente pelos artistas que cantam música pesada, deixando preocupados os que admiram o conjunto arquitetônico.

   3. Nos eventos futuros é preciso repensar o conceito do festival musical, no sentido de repetir o modelo, podendo ser adotado dois palcos: um no centro histórico destinado a apresentações de orquestras de música clássica e artistas de estilo intimista de baixo volume de som e outro nos arredores da cidade para apresentação de grupos de som pesado, evitando assim comprometer o estado físico das construções históricas.

   4. Alias, este modelo de prevenção é adotado nos eventos musicais realizados  em Parati (RJ) e Ouro Preto(MG), cidades de arquitetura  da mesma época, inclusive em Parati é praticamente proibido o tráfego de veículos pelo centro da cidade.   
                                                                 **
    5. Falando em Lençóis, evite o restaurante do Lago, no Camping Lumiar, pois o atendimento é de péssima  qualidade, oferecendo vinho sem fornecer o preço antecipadamente, demora de  cerca de duas horas para preparação de um simples prato executivo e não trabalha com cartões, embora  seja indicado pelos melhores hotéis.

   6. Verdadeira saia justa no camarote oficial do Festival de Musica de Lençóis: encontro entre o desembargador Dultra Cintra e a ex-prefeita cassada de Camamu, Ioná Magalhães, o qual foi o relator do processo no TRE, por abuso de poder econômico na eleição de 2008.

   7. Veja a diferença de estilos existentes entre a antecessora, ministra Eliana Calmon, e o novo corregedor do Conselho Nacional de Justiça- CNJ, Francisco Falcão: mal assumiu o cargo e mandou reformar todo o seu gabinete, desde o  carpete  até  reforma geral do banheiro, tendo inclusive  trocado até o vaso sanitário.

   8. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, a indústria foi o setor em que as mulheres obtiveram maior ganho salarial em relação aos homens na década, já que  as primeiras tiveram aumento acumulado de 31,7 %, enquanto os segundos obtiveram  26,9 %. 

   9. Este avanço na melhoria nas condições de trabalho também está atraindo cada vez mais mulheres para o ensino profissional, sendo que, nos últimos dez anos, aumentou cinco vezes a participação feminina na Olimpíada do Conhecimento - competição nacional promovida pelo SENAI, que reúne, em novembro, os melhores estudantes da educação técnica do Brasil, devendo ter a participação de  141 competidoras contra somente 28, em 2002.

   10. Veja a invenção para pesar mais ainda no bolso dos comensais: quinze restaurantes paulistanos vão passar a servir pratos menores a partir de novembro, mas continuarão a cobrar por eles os mesmos e salgados preços, devendo o "lucro" da operação  ser doado  para ONGs de combate à fome.

   11. Os clientes, se preferirem, ainda poderão optar pela porção "cheia",  estimando os organizadores da campanha  que 25% deles vão optar pela porção menor, como  demonstração de  que se pode comer menos e ainda ajudar,  esperando que o dobro de restaurantes se engajem no projeto até o fim do ano. 

   12. Eletrobras  estuda a possibilidade de vender as seis distribuidoras de energia federalizadas que hoje fazem parte da holding estatal, as quais atuam no Piauí, Rondônia, Acre, Amazonas, Alagoas e Roraima - acumulam prejuízos seguidamente.

   13. Segundo a própria controladora, só devem ser rentáveis a partir de 2014, sendo  cinco delas  tiveram prejuízo combinado de R$ 507 milhões  no primeiro semestre de 2012, com geração de caixa negativa  de R$ 109 milhões de reais, sem contar com  o resultado da distribuidora no Acre.

   14. A holding vinha relutando em se desfazer das distribuidoras, mas agora, com as dificuldades no caixa por causa das concessões, vai faltar dinheiro para colocar nessas empresas, já que a receita e geração de caixa serão  menores com geração e transmissão de energia, motores do grupo, pois serão os  segmentos mais afetados pela renovação das concessões.

   15. Dizem os analistas que o grande problema das empresas federalizadas é a gestão, pois, além de serem muito vulneráveis a influências políticas --inclusive estaduais--, elas teriam problemas na operação técnica, pelo que uma  possibilidade também aventada seria a de a Eletrobras vender apenas parte das distribuidoras, tornando-se sócia minoritária e tentando atrair fundos de pensão para injetar capital e um operador privado do setor elétrico para cuidar da operação.
  
   16. Por outro lado, o governo  vem tomando medidas para evitar que a Eletrobras seja utilizada, novamente, como bóia de salvação para empresas em dificuldades, tendo  recentemente,  criado instrumentos regulatórios  ao publicar, no fim de agosto, a Medida Provisória nº 577 que fortaleceu o instrumento de intervenção pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.

   17. Uma desaceleração maior que a esperada da economia brasileira está ampliando a perda de ritmo já enfrentada por Argentina e Uruguai como resultado da desaceleração global, pois  a depreciação do real, desde julho de 2011, tem tido um impacto negativo na competitividade das exportações de Argentina e Uruguai ao Brasil.

   18. A composição comercial da Argentina torna suas exportações mais sensíveis ao ciclo econômico brasileiro, enquanto uma grande parte consiste em automóveis e autopeças negociados exclusivamente com o Brasil, enquanto que  as exportações de commodities, que podem ser mais facilmente realocadas, representam uma grande parte das exportações do Uruguai ao Brasil, tornando a balança comercial do país vizinho menos sensível às mudanças na demanda doméstica

   19. O  Supremo Tribunal Federal - STF vai abrir procedimento interno para apurar suspeita de racismo na entrada da sessão do plenário da última quarta-feira (10),  dos diplomatas negros  Carlos Frederico Bastos da Silva, 45, e Fabrício Prado, 31, da Divisão de Assuntos Sociais do Itamaraty, que apresentaram documentos para entrar no plenário, mas os seguranças informaram que o "sistema de identificação estava travado", enquanto demais convidados eram liberados para assistir à sessão, enquanto eles só foram liberados quando um supervisor autorizou a entrada.

   20. Os diplomatas que são amigos do presidente eleito da Corte, Joaquim Barbosa, ficaram desconfiados de que tinham sido barrados por racismo e pediram esclarecimentos ao secretário de Segurança Institucional do STF, que informou aos mesmos que eles   demonstraram "atitude suspeita" quando visitaram o Supremo na semana anterior, ao comparecer a outra sessão, tendo  sido seguidos por policiais ao deixarem o prédio. 

   21.  A Assembléia Legislativa da Bahia realiza, nesta quinta-feira (18) uma sessão especial para comemorar os 100 anos do Jornal A TARDE. O evento, proposto pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), será realizado à partir das 14 horas, no plenário.

   22. Segundo conhecedores  do ambiente político-administrativo  que  sempre  prevalece no processo de troca de prefeitos e presidentes de camaras  de vereadores  no  interior baiano, o Tribunal de Contas dos Municipios  - TCM deveria  adotar  ações preventivas para evitar a política de terra arrasada  ou desmonte   das  prefeituras  baianas.

   23. Para tanto, deveria buscar realizar um trabalho conjunto com  a Procuradoria Geral de Justiça  visando  agir de forma imediata em caso de recebimento de denúncias fundamentadas contra prefeitos que estão deixando os cargos,  bem como  estabelecer   um modelo de "matriz de risco" contendo as  informações básicas que poderiam  nortear as fiscalizações nos municípios.

   24. Também  deveriam ser fiscalizadas as prefeituras onde os candidatos eleitos não poderiam ter disputado por causa da Lei da Ficha Limpa; que tiveram problemas em prestações de contas; dirigentes que tiveram processos julgados e negados pelo TCM e Justiça;  e ainda aqueles onde existem denúncias do Ministério Público ou da Justiça.

   25. Para também auxiliar os promotores de Justiça, de cada município, nesse trabalho de fiscalização das contas públicas municipais, o TCM deveria  montar  uma matriz de possibilidades de irregularidades, com exemplos de situações a serem observadas para evitar processos de desmonte durante o processo de transição nas prefeituras.
 26. A Bahia devia se espelhar no que acontece nas estradas gaúchas por ocasião dos  feriadões, pois, neste  de Nossa Senhora Aparecida, houve  mais de 9 mil motoristas multados nas rodovias, atraves de uma  denominada  Operação Viagem Segura, que fez  se   atingir  o número de 1 milhão de abordagens, com  pouco menos   da campanha completar um ano de existência, tendo como objetivo principal  da fiscalização coibir a mistura de álcool e direção.

   27. Para se ter ideia da dimensão dos trabalhos, da madrugada de quinta-feira (11) até a meia noite deste domingo (14), foram  realizadas 81,2 mil abordagens, provocando  a preensão de  1.031 veículos e 309 carteiras de habilitação e,  com a  aplicação de  mais de 700 testes de bafômetro,  270 motoristas foram flagrados alcoolizados, perdendo o direito de dirigir, entre  os quais  41 foram encaminhados à delegacia e responderão a processo criminal, já que o índice de álcool no sangue caracterizava crime de trânsito (acima d e 0,34mg/l).

   28. Resultado do feriadão nas estradas baianas com 20 mortes.