Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA VEM A SALVADOR TENTAR ALAVANCAR CANDIDATURA DE PELEGRINO

PEC da bengala não decola e causa enormes prejuizos ao Brasil
13/09/2012 às 20:01
Foto: AP
Finalmente, hoy, o homem que pisou na lua, Neil Armstrong, baixo de vez à terra
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Nesta sexta-feira, 14, o ex-presidente Lula estará em Salvador para participar de um comício na Praça Castro Alves, 18h, na tentativa de alavancar a candidatura de Nelson Pelegrino, a prefeito da capital pelo PT. No sábado, vai a Feira de Santana, pela manhhã para dar uma força a Zé Neto, candidato do PT a prefeito.

    2. Em tempos idos, toda vez que Lula vinha participar de um comício na capital, Pelegrino crescia nas intenções de votos. Pelo menos isso aconteceu nas campanhas de 1996 e 2000 na disputa contra Imbassahy, embora, nesses dois períodos, Imbassahy venceu as duas no primeiro turno. 

    3. Na campanha contra JH e César Borges, em 2004, Pelegrino também não foi ao segundo turno e apoiou João. Na campanha de 2008, o candidato do PT foi Walter Pinheiro. Agora, no seu melhor momento, é de se esperar que Pelegrino cresça com a presença de Lula. Se isso não acontecer, babau. 

   4. Nesta sexta-feira (14), O prefeito Tarcízio Pimenta, candidato à reeleição pela coligação "Pra Feira Crescer Muito Mais", e o presidente do PDT Carlos Lupi, que já foi Ministro do Trabalho e Emprego no governo Lula, participam de uma grande caminhada no centro de Feira de Santana.  

   5. Também estarão presentes no evento em apoio a Tarcízio, representantes da executiva estadual da legenda, deputados, militantes, lideranças políticas e candidatos a vereador. A concentração para a caminhada será às 10 horas, na Praça do Nordestino, e seguirá em direção ao comitê central, localizado na avenida Getúlio Vargas. 


    6. Nestes tempos de pugnas eleitorais, é bom avisar aos navegantes para irem devagar com o andor, pois o prefeito de Joca Marques, no norte de  do Piauí, faleceu depois de sofrer um infarto fulminante na última quarta-feira (12), com 64 anos e disputava a reeleição, tendo sido socorrido em um hospital da cidade vizinha Luizilandia.

    7. O candidato foi o primeiro prefeito da cidade, após a emancipação do município, em 1994, e o governo de transição, chefiado por uma  filha dele, sendo que o município possui pouco mais de 12 anos de autonomia e conta com uma população de pouco mais de 5 mil habitantes, sendo quase 4 mil eleitores, segundo dados  do IBGE.


    8. Tambem, há menos de 15 dias, na cidade de Amarante, no Piauí, um político de 34 anos  também morreu depois de sofrer um infarto,  enquanto discursava em cima do palanque, em um bairro da cidade.


    9. Por falar em casos de reeleição municipal, a Confederação Nacional dos Municipios - CNM - tem alertado que as candidaturas dos atuais prefeitos ao mesmo cargo estão, com poucas exceções,  fazendo água, numa situação atípica desde quando foi instituído, em 1998, o instituto de reeleição a cargos majoritários, atribuindo ao fato  a queda nas receitas municipais, devido a renúncia fiscal que a União adotou, para estimular a economia.

    10. O FPM que é maior fonte de recursos dos municípios é constituído da arrecadação do IPI e do IR, pelo que as cotas vêm sofrendo quedas sucessivas, impactando em desempenhos administrativos.

    11. Próximo dia 20, no Fiesta Hotel, o vereador Paulo Câmara (PSDB), capital, reúne amigos e apoiadores de sua candidatura à reeleição para discutir tema "Soluções para desafios futuros". Quando começa assim é porque a alma quer falar para deputado, adiante.

    12. Sêo Barriga, que toma cafezinho em copo de cerveja numa lanchonete da Afonso Celso e arrasta uma alpercata da feira de São Joaquim, estaria entre aqueles citados ricos baianos com mais de R$50 milhões na conta.

    13. Põe açúcar no cafezinho Sêo Barriga! 

    14. Segundo dados da Agência  de Energia Elétrica - Aneel - o corte de 28% na conta de energia a partir de 2013, indice máximo previsto no pacote de desoneração  anunciado pelo governo federal, somente vai beneficiar  15 empresas.

    15. A distribuição dos consumidores,  de acordo com a agência, inclui 15 empresas  na faixa chamada A1, com tensão de fornecimento de energia igual ou superior a 230 kv ; 388 na A2, com 88 a 138; 370 na A3 com 69 kv de tensão; 6.507 na A3a com 30 a 44 kv; 165.829 na A4, com 2.3 a 25 kv; e 70.718.648 consumidores na B, inferior a 2,3 kv .


    16. Na faixa classificada como B pelo governo, e que inclui os consumidores residenciais, comércio e rurais, a redução média prevista pelo governo a partir de 2013 será de 16,2%.


     17. O STF decidiu nesta quarta-feira (12), por unanimidade, derrubar indicação feita pela presidente Dilma  do nome de um  para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que inclui os estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo, devendo, segundo  os ministros, a presidente, agora, indicar outro nome para a função.


    18. O pedido foi feito pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe e Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, questionando o ato de Dilma porque um outro  juiz  apareceu pela terceira vez na lista tríplice para promoção por merecimento, mas não foi indicado, argumentando  que a Constituição Federal prevê a obrigatoridade da promoção de magistrado que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas.


    19. Impressiona, no Subúrbio Ferroviário, a campanha do vereador Alcindo da Anunciação, PT, com cada carro bacana.

    20. Argumenta-se que, na Sucom, Geraldinho tá é forte.


    21. A inadimplência do consumidor aumentou 7,0%  em agosto, quando comparado   com o mesmo mês no ano passado, embora,  em relação a julho, o indicador diminuiu 0,2 %, na terceira queda mensal consecutiva, demonstrando que ocorre uma in flexão na temida curva de endividanmento. 

    22. No acumulado do ano até agosto,  a inadimplência registra alta de 16,2 %, abaixo do nível visto em igual intervalo de 2011, quando houve expansão de 23,4 %.

Os analistas estão  atribuindo este  o movimento à redução das taxas de juros no crédito, à procura pela renegociação de dívidas, aos lotes recordes de restituição do Imposto de Renda e à antecipação da primeira parcela do 13o salário aos aposentados e pensionistas, na última semana de agosto.


    23. As dívidas com bancos e os cheques sem fundos foram quem contribuiu  para a queda mensal do indicador, com variações negativas de 1,3 e 2,9 %, respectivamente, mas  as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) cresceram 1,5 % em agosto sobre julho.


    24. Este BJÁ vem publicando, desde 31 de maio passado,  inúmeras notas sobre a importância da conclusão da votação da Projeto de Emenda Constitucional, já aprovada no Senado Federal,  que aumenta a idade de aposentadoria compulsória no serviço publico de 70 para 75 anos, conforme links   http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2377 e http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2531 pelo que é bastante oportuno  menção ao comentário principal da  coluna de hoje(dia 13) de Dora Kremer,  publicada em vários meios de comunicação de circulação nacional, com o titulo "Rodízio Deletério" com o seguinte teor:


    25. " Se o Congresso tivesse um pingo de autonomia, de iniciativa, e de sensibilidade ao que se passa à sua volta, o assunto do momento no Poder Legislativo seria a mudança na regra de aposentadoria compulsória aos 70 anos para servidores públicos.

Se houvesse ali algum interesse em conjugar a pauta de votações com os imperativos da realidade, o tema estaria na ordem do dia".


    26. Um dos melhores programas de MK no horário eleitoral gratuito, ontem. A Faec, a nova Faec, Lelé, rapidez, obras, legal. Já o programa de Neto foi fraquinho. Salvou o "comercial" sobre a violência. O de Pelegrino foi legal, mas, exagerado em promessas com não sei quantos viadutos.

    27. Falar nisso, na campanha de prefeito passada, o PT criticava muito Zé Ronaldo, em Feira, por ser "prefeito de viadutos". Agora, faz o mesmo com Pelegrino. A diferença é que Ronaldo já tinha construido os viadutos e Pelegrino ainda está na fase das promessas.

    28. Quer outra do PT interessante da série nada como um dia após o outro? O PT chamava a OAS de Obras Arranjadas pelo Sogro uma vez que Mata Pires, um dos donos da empreiteira, era casado (ou ainda é) com uma das filhas de ACM, Tereza Mata Pires. Agora, eis que, a OAS é uma das financiadoras da campanha de Pelegrino.

    28. No subúrbio ferroviário o que se comenta nos arredores do Boca de Galinha é que Marcos Medrado voltou a falar com o ex-vereador Vanete, sua cria. Estavam "inimigos" há algum tempo.