Governador Wagner vai a Candeias apoiar a candidatura de Carlos Martins
Foto: BJÁ |
|
Parte da Av Nossa Senhora de Copacabana ocupada por ônibus em Vilas |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Já se passaram quase 90 dias que a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, PT, convidou os moradores de Vilas do Atlântico e em comum acordo anunciou que retiraria a garagem dos ônibus no final de linha do balneário, à beira do Rio Sapato, uma agressão que se perpetua há muito tempo. Até agora, no entanto, a rodoviária improvisada só tem aumentado e tem dias que mais de 20 ônibus (todos de Salvador) estão parados no local.
2. Que o serviço é essencial para muitas pessoas isso ninguém tem dúvidas até porque se transformou à vista grossas do DERBA num sistema intermunicipal que funciona como urbano a Salvador/Lauro com a mesma valoração dos ônibus da capital, R$2,80 a passagem. A Prefeitura de Salvador também é omissa, pois, esses ônibus deveriam rodar, no máximo, até a Estação Mussurunga. Mas rodam via Barra, Praça da Sé, Pituba, Terminal da França e assim por diante.
3. Ora, se o sistema é vital e se os empresários ganham muito dinheiro o certo era se instalar um terminal na Estrada do Coco e não em Vilas do Atlântico, que é um balneário e local para turismo e descanso. Ademais, como se permite colocar isso nas margnes de um rio poluindo tudo com coco, mijo, detritos e tudo mais. Na semana passada, Moema voltou ao Club Vilas para apresentar as propostas do seu candidato a prefeito, João Oliveira, e anunciou novos projetos para Lauro e tudo mais.
4. O ideal era se fazer uma PPP e resolver o problema. Esperar o Metrô linha 2 para 2016 que ninguém sabe se se concretizará só fará agravar o problema. O que é mais impressionante em toda essa história é que os empresários dos ônibus operam em Vilas como se os motoristas e cobradores fossem "escravos". Não há abrigo, não há água, não há nada. Quando chove, como aconteceu nesta semana, os motoristas ficam confinados dentro dos ônibus.
5. É isso, a Bahia descendo a ladeira.
**
6. O SAC Feira II passa a contar com mais uma unidade de atendimento, aumentando a oferta de serviços ao cidadão. Os professores da rede estadual de Feira de Santana e região passam a ser atendimento pelo SAC Educação, inaugurado hoje (29).
7. A unidade, que pretende facilitar o acesso a informações de processos funcionais da categoria nas áreas de recursos humanos e previdência, está instalada no novo SAC de Feira de Santana, situado na Rua Vasco Filho, n° 23, Centro.
8. O SAC Educação utiliza a experiência da Secretaria da Administração (Saeb) no atendimento ao cidadão, em um projeto mantido pela Secretaria da Educação (SEC), desde 2009.
9. Esta é a décima unidade de serviço ofertada no novo Posto SAC de Feira de Santana, que ainda conta a emissão da carteira de identidade, CPF e antecedentes criminais, além de atendimento da Suprev, Sinebahia, Detran, Planserv, Sefaz Estadual e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA).
10. Foram empossados no início da tarde de hoje, dia 29, os novos membros do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, composição do biênio 2012-2014. Como membros natos, foram empossados os procuradores de Justiça Washington Carigé, Zuval Ferreira e Maryjane Coutinho e, como membros eleitos, os procuradores Regina Carrilho e Aderbal Barreto.
11. A sessão solene foi presidida pela procuradora-geral de Justiça em exercício, Sara Mandra Rusciolleli Souza.
12. Após o início da demolição de partes do terceiro e quarto andar do prédio do Instituto do Cacau, no Comércio, realizada pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) solicitou a liberação de duas faixas da Avenida Estados Unidos, o que vai ser feito pela Superintendência de Transito e Transporte de Salvador (Transalvador) nas próximas horas.
13. "Nosso engenheiros acompanharam o processo diariamente aqui no local. Com essa obra constatamos que não corre mais risco de desprendimento de material, por isso a liberação", explica o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim. O restante da recuperação do imóvel deve continuar.
14. Melhor programa eleitoral desta quarta, 29, foi de MK. A abordagem que fez da saúde pública em Salvador mostrou a realidade nua e crua.
15. Já o programa de Pelegrino se perdeu na miscelânia de informações. Se tivesse concentrado só em barracas de praias poderia ter melhor resultado. Quando misturou Fonte Nova com praia e outros temas embolou a cabeça do eleitor.
16. O programa de ACM Neto foi fraquinho. Sem recursos, bem limitado. A itenização de propostas "não come" ninguém. Aquele comercial do cordão nas mãos pelo amor do guarda, ruim, sem compreensão do telespectador.
17. Nesta campanha política não tem um jingle legal. Todos são apenas medianos. Ao que tudo indica nenhum deles será entoado pelo povo.
18. Olivia Santana falando "cara", "se picar", não tem sentido. Fica fora de sintonia. Ela foi secretária da Educação e a sintonia com essa linguagem não cola.
19. Veja nomes de alguns candidatos a vereador na capital diferenciados: Comando, Cigana, Bilú, Mulher Perereca, Bira do Jegue, Robson Charanga, Porreta da Mata Escura, Mateus do Feijão, Mestre Macaco, Piton do Picolé e Wagner do Povo.
20. Ao que se sabe no meio politico não são nomes competitivos, mas, os quais representam um pouco o perfil da sociedade.
21. Com a principal função de detectar precocemente a Doença de Parkinson, o Hospital São Rafael acaba de adquirir uma nova ferramenta: o SPECT com TRODAT-1-99mTc. Trata-se de uma espécie de tomografia computadorizada avançada, que utiliza substâncias radioativas capazes de detectar uma série de patologias neurológicas
22. No próximo domingo (2), o governador Jaques Wagner (PT) participa de caminhada com o candidato à Prefeitura de Candeias, Carlos Martins (PT). O chefe do executivo baiano vem à cidade para declarar apoio ao nome de Martins na disputa local. A caminhada se concentra às 9h, na Rua da Esperança.
23. Nesta quinta, último dia do 1º Encontro dos servidores da Transalvador com os candidatos a prefeito de Salvador. Depois de Nelson Pelegrino (PT) e Hamilton Assis (PSOL), chegou a hora de ACM Neto (DEM) e Mário Kertész (PMDB) responderem aos questionamentos dos servidores e apresentarem suas propostas para o trânsito e transporte da cidade.