Briga é grande dentro do PT para levar Dilma a cidades da Bahia
Foto: BJÁ |
|
Deputado Isidório imita pato no plenário: quá-quá-quará-40 a segurança vai chegar |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nesta terça-feira o que se comentava no plenário da Assembleia Legislativa assim que a sessão caiu com a presença de uns dez parlamentares era de que, nos corredores do TRE tinha mais deputados do que na ALBA, acompanhando o julgamento de aproximadamente 140 casos que poderão inviabilizar candidaturas em todo estado, sendo os mais conhecidos o do atual prefeito de Itabuna, capitão Azevedo; e do candidato de Campo Formoso, ex-deputado Santana.
2. São muitos casos e a cada hora chegam mais denúncias. O TRE inclusive estuda montar um esquema especial no CAB para atender os advogados na quinta-feira, 23, último dia de julgamento na instância primária, diante dos treinos das equipes da Stock Car que começam a girar motores no Circuito Ayrton Senna, no CAB, justamente área de acesso ao Tribunal Eleitoral.
3. A expectativa é grande. Conversei com uns cinco deputados e ninguém tem certeza do que poderá acontecer diante do que está acontecendo no país, especialmente na instância superior (TSE).
4. Veja que, ontem, os ministros do TSE Arnaldo Versiani e Gilson Dipp proferiram as primeiras decisões acerca de recursos interpostos por candidatos às eleições deste ano. Em ambas as decisões individuais, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral negaram os pedidos de registros de candidaturas, mas ainda cabe recurso ao plenário da Corte.
5. Na primeira delas, o ministro Verisiani utilizou a Lei da Ficha Limpa para rejeitar o recurso apresentado por Maurício Xavier de Oliveira Rosa Junior, que pretende disputar o cargo de prefeito no Município de Cananéia-SP, mas teve seu registro de candidatura negado pelo juiz eleitoral e, posteriormente, pelo Tribuna Regional Eleitoral de São Paulo, em razão de decisão do Tribunal de Contas paulista, que rejeitou suas contas relativas ao exercício de 2004, quando ele presidia a Câmara de Vereadores da Estância Balneária de Mongaguá.
6. O Ministério Público Eleitoral e os Diretórios Municipais do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Popular Socialista (PPS) impugnaram o pedido de registro de candidatura de Maurício Xavier em virtude da desaprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas, tendo em vista que a circunstância atrairia a causa de inelegibilidade prevista na alínea "g" do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90 (Lei de Inelegibilidades, alterada pela Lei da Ficha Limpa).
7. Vê-se, pois, que os tribunais estão muito mais rigorosos. Daí que, como analisaram os deputados em off para o BJÁ na Assembleia, está todo mundo (na situação de risco) bastante preocupado.
**
8. Já que os ministros do STF estão na berlinda com o julgamento da Ação Penal nº 470, denominação revelada em primeira mão por esse BJÁ, conforme linkhttp://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2369 comumente chamado de "Mensalão" é de bom alvitre saber a quantas anda a vida pregressa de cada julgador, pois as especulações sobre as possibilidades de participarem estão soltas.
9. Hoje, por exemplo, o presidente do STF, Ayres Britto, disse que caberá somente ao próprio ministro Peluzo ancepcipar seu voto. Por isto, conforme os currículos individuais constantes do portal do STF na web, conforme link http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=sobreStfComposicaoComposicaoPlenariaApresentacao que se lista abaixo a data de entrada e aposentadoria da função:
10. Rosa Weber deverá ficar no cargo até 02 de outubro de 2018, somente exercendo-o por menos de sete anos.
11. Dias Tofoli será o decano do STF por muito tempo, pois tem até o dia 30 de novembro de 2037 para se aposentar, exercendo o cargo por longos 28 anos.
12. Ricardo Lewandowski se aposentará em 11 de maio de 2018, com quase doze anos de exercicio do cargo.
13. Luiz Fux deixará o cargo em 26 de abril de 2023, exercendo-o por 12 anos.
14. Marco Aurélio ficará no cargo até 12 de julho de 2016, completando cerca de 26 anos na função.
15. Gilmar Mendes exercerá o cargo até 30 de dezembro de 2025.
16. César Peluzo completará 70 anos em 3 de setembro, sendo o mais badalado quanto ao tempo que disporá no cargo.
17. Ayres Brito, Joaquim Barbosa e Carmen Lucia não revelam a data de nascimento nos respectivos currículos , ficando impossível saber quando saem e quanto tempo terão de cargo de ministro. Celso de Mello que é o atual decano não tem currículo no site do STF.
18. Diante da dança das cadeiras que se avizinha, mais uma vez é salutar que revelar que existe um Projeto de Emenda Constitucional tramitando no Congresso Nacional, chamada ironicamente de "PEC da Bengala" com objetivo de ampliar a idade de aposentadoria compulsória no serviço público para 75 anos.
19. O objetivo seria aproveitar a plena capacidade intelectual do funcionário, que hoje tem maior expectativa de vida e , tomando-se por exemplo a atuação dos ministros do STF, podem render muito mais, dispensando a convocação de novos nomes, com acréscimo de despesas.
**
20. E lá vem mais um empreendimento para ser implantado no entorno do Aeroporto de Salvador, complicando mais ainda a situação do tráfego aéreo, a qual foi abordada, ontem (dia 20), por esse BJÁ, conforme link http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=51030.
21. Trata-se do Itapuã Parque, cuja localização e dimensão, sem querer fazer propaganda pró, pode ser obtida através do site http://itapuaparque.com/infraestrutura.cfm , cuja incorporação é da Construtora Queiroz Galvão, que inclusive veicula peça promocional televisiva mostrando o Farol de Itapuã, distante três kms, pois vai ser construído em terreno situado na Avenida Dorival Caymmi, próximo a alça de confluência desta com a margem direita da Avenida Paralela.
22. O Tribunal Superior do Trabalho - TST acabou de decidir que o trabalhador que fica à disposição do empregador por meio do celular tem direito a remuneração extra pelas horas em que fica de sobreaviso, quando apreciou um caso específico do chefe de almoxarifado de uma empresa gaúcha disse que portava o celular diuturnamente e, por isso, era acionado nos finais de semana e feriados para verificar o estoque, concluindo que suas folgas foram cerceadas pois, mesmo em casa, poderia ser chamado a qualquer momento.
23. Isto, na prática, caracteriza um precedente, porque a corte já tinha editado até súmula afirmando que portar um telefone da empresa não era suficiente para caracterizar o plantão.
24. Diante das decisões contraditórias, o TST deverá, em setembro, voltar a discutir a chamada "súmula do celular", a qual diz que portar bipes, pagers ou celulares do empregador não caracterizava que o funcionário estaria de sobreaviso "porque o empregado não permanece em sua residência aguardando a convocação para o serviço", como na era do antiquado e limitado telefone fixo.
25. Muita gente que porta celular de empregador deve estar esfregando as mãos na expectativa de ser reformada, com base na recente decisão, a posição do TST para que fature estas horas tidas como extras.
26. Diz-se que está uma briga de foice dessas de sair lascas de fogo a visita da presidente Dilma a Bahia no final de semana. Por enquanto, estariam relacionadas as localidades de Lauro de Freitas, da prefeita Moema Gramacho (PT); e Serrinha, do prefeito Osni Cardoso, tb (PT).
27. Os comentários na Assembleia davam conta de que o vizinho de Moema estaria subindo nas paredes porque Dilma não passará por lá. Deputado da oposição, que é ~bicho" encrequeiro disse ao BJÁ, em off, que seria um troco de Wagner a posição da deputada Luiza Maia (PT), diante da greve dos professores.
28. Que coisa mais ridicula essa fantasia de pato do deputado Isidório (PSB), no plenário da Assembleia. Os deputados se sentem envergonhados, mas, Isidório diz que é melhor ser chamado de "palhaço do que de ladrão", slogan que já cunhou noutra eleição. Desta feita é candidato a prefeito de Candeias, pelo 40, PSB, Partido Socialista.
29. Alguém lembrou ao deputado que o simbolo do PSB é uma pomba e ele emendou: "a pomba do PSB tem que pongar no meu pato" e saiu imitando o dito com o cântico: " quá-quá-quará 40 a segurança vai chegar a Candeias". Disse ao BJÁ que, com essa estratégia está subindo na campanha e que ninguém se surpreenda com ela.
30. Só lembrando que, foi com essas maluquices e outras, as quais chama de "criatividade" que Isidório elegeu-se deputado com 40 mil votos.
31. O oficial de justiça, Raimundo Augusto Corado, 56, acidentou-se no dia 17 de julho, quando cumpria diligência na cidade de Barreiras. Corado pilotava sua moto quando recebeu uma fechada de um carro.
32. Educadores defendem que todas as escolas dos ensinos fundamental e de segundo grau precisam ser de excelência. Só assim, com média geral boa, o nível da educação avança. Ou seja, não adianta ter uma escola de excelência num determinado município e as demais serem ruins.
33. Comentários na Assembleia dão conta de que o deputado Eures, PV, estaria muito bem na campanha de Bom Jesus da Lapa.
34. O presidente do Uruguai acenou para a possibilidade do seu país plantar maconha. Os "meninos" da região de Curacá ficaram eufóricos. Boa carne que por lá existe + maconha deve ser boa receita de Mujica.
35. A deputada Graça Pimenta (PR) defendeu o marido e prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, de ataques feito pelo deputado Targino Machado. Graça disse que Targino exagerou nas acusações sobre o atendimento nos postos da saúde de Feira, segundo ela, de boa qualidade.
36. Na Bahia Marina, no evento do vereador Paulo Câmara, Antonio Imbassahy deu sinais de aproximação com ACM Neto. Neto disse que vai adotar alguns procedimentos da gestão Imbassahy, um deles, se eleito for, colocar a equipe numa van e ir aos bairros, diariamente.
37. Pela ordem de um deputado do PCdoB, os candidatos a vereadores na capital com maiores chances são: Aladilce (já é vereadora), Everaldo, Oliveira e Javier. Num segundo time, Ubiraci (herdeira dos votos de Olivia), Moacir Vidal, Renan, Gavião e Renato Jorge. PCdoB quer eleger, no mínimo, segundo o deputado, 3 vereadores.
38. Há informes de que a candidatura de Adriano está crescendo em Serrinha. Há denuncias coirculando contra o prefeito Osni Cardoso (PT), na cidade, o que teria abalado sua candidatura.