Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CERCO DE PRÉDIOS ALTOS AO AEROPORTO PODE MUDAR PROJETO DAS PISTAS

Bahia que se cubra: Ceará inaugurou um centro de convenções top de linha
20/08/2012 às 20:01

Foto: BJÁ
Monteserrat de Bogotá, Andes, e alto de Guadalupe arriba. Leia em Cultura s/ a virgem negra
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O governador Jaques Wagner participa, nesta terça-feira (21), às 9 horas, no Gran Hotel Stella Maris, na Praça de Stella Maris, em Salvador, do lançamento do Programa de Voluntariado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, cujas inscrições serão feitas no site oficial da entidade (Fifa.com). 

  2. A Bahia foi escolhida para sediar o lançamento do Programa de Voluntários, uma oportunidade para milhares de pessoas do Brasil e do mundo participarem da Copa de 2014, através da cessão do tempo e da prestação de serviços ao Comitê Organizador Local (COL).

   3. É necessário fazer a inscrição via internet, participar do processo seletivo e acompanhar as notícias que serão divulgadas no site. Serão selecionados aproximadamente sete mil voluntários para trabalhar na Copa das Confederações e 15 mil na Copa do Mundo de 2014.

   4. Enquete feita pelo BJÁ nossos internautas reprovam em 90.48% a permanência de Mano Menezes como técnico da seleção e apenas 9.52% aprovam.

   5. O BJÁ vem chamando reiteradamente atenção para a impropriedade da construção de edifícios altos no entorno do Aeroporto de Salvador, inclusive a última, publicada em maio de 2010, teve integralmente o seguinte teor:
   6. "Apesar dos alertas feitos pelo BJÁ em varias oportunidades, continua, a todo vapor, o cerco ao entorno do  Aeroporto de Salvador, por edifícios de grandes alturas, empreendimentos estes que, se continuarem sem qualquer controle, pode vir a configurar a situação temerária em  que vive o de Congonhas, em São Paulo.



   7. Depois dos edifícios construídos no inicio da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, na vizinhança do Shopping Litoral Norte, e dos em construção na avenida Dorival Caymmi, nas proximidades do viaduto sobre a avenida Paralela, estão sendo erguidos outros nas margens da rodovia Aeroporto-Cia, bem em frente a construção do  mega Shopping Aeroporto.



   8. Inclusive, é sabido que existe um órgão vinculado a Aeronáutica, denominado de DEA - Departamento de Espaço Aeronáutico, cuja competência é o controle das áreas de influencia dos aeroportos brasileiros, devendo todo empreendimento ser submetido a sua aprovação para poder ser implantado."



   9. Agora, surge a noticia de que a INFRAERO vai ter que modificar o projeto para implantação da segunda pista, em virtude da interferência destes ditos prédios na área de aproximação para pouso das aeronaves, não permitindo a segurança necessária, numa verdadeira de situação de "fechar a porta depois de arrombada".



   10. É de se esperar que com essa constatação  incrível venha a ser adotado um controle rígido no uso e adensamento do solo do entorno do ALEM, pois Salvador não dispõe de áreas compatíveis  para relocação deste tipo de equipamento e caso, se inviabilize tecnicamente, terá que ir para um município limítrofe, causando uma serie de transtornos  para a maioria esmagadora dos usuários, inclusive com reflexos insanáveis na atração de turistas de outros estados e do exterior.



   11. A licença ambiental, pedida pela INFRAERO, para construção dessa segunda pista do ALEM amarga dois anos de espera nos escaninhos do extinto CRA e agora INEMA, mostrando como são tratados os projetos estruturantes vitais para o desenvolvimento baiano, de responsabilidade da própria administração pública. Imagine o que acontece com os empreendimentos privados...


   12. Não é sem razão que o órgão ambiental do Estado, no decorrer do Governo Wagner, já está na sua quarta diretoria, sendo que a última troca se deu há pouco tempo, deixando os empresários confiantes de que agora as coisas fluirão sem os "vícios e dificuldades" de outrora.


   13. Tudo indica que a solução projetada pela EMBASA para resolver a questão da insuficiência do manancial do SAA de Vitoria da Conquista foi a pior possível, pois relegou o rio Pardo a própria sorte, como esse BJÁ já tinha abordado, em junho de 2011, segundo o link http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=37335, decidindo pela construção de uma barragem na nascente do rio Catolé, que abastece os municípios de Caatiba e Itapetinga.


   14. Sem um uso importante  das águas do rio Pardo, no trecho entre a divisa da Bahia com  Minas Gerais e  a foz do  rio Catolé, seu tributário, não existirá justificativa para que a Agencia Nacional de Aguas - ANA venha a controlar o seu curso, evitando que sirva basicamente aos interesses mineiros.


   15. Alem do mais, colocou em maus lençóis o prefeito petista de Itapetinga, José Carlos Moura, que tenta, a duras penas, a reeleição, pois a oposição adotou o discurso de que a cidade é 2º plano em relação a outras.


   16. Isso tudo, sem considerar os estudos de bastante tempo que indicavam a solução do rio Pardo como a de menor custo de implantação e com baixo valor de operação e manutenção, pois o líquido viria praticamente  por gravidade.

   17. Pegou muito mal essa decisão do MP/BA em abrandar a pena para o promotor que agrediu uma juiza. Quer dizer: o corporativismo funciona onde menos se espera e a credibilidade do órgão vai para as cucuias.

   18. A imprensa do Sul vem comentando a boca pequena que os marqueteiros  que estão gravando a participação  do ex-presidente Lula nas campanhas petistas e aliados estão achando a sua voz bastante diferente e que seria irreconhecivel  no áudio destinado a propaganda radiofônica, salvando a televisiva pela sua presença física.


   19. Estudaram até a possibilidade de  contratação de um imitador, mas o grande público vai conferir a dimensão amanhã quando se inicia o horário eleitoral.


   20. Estudo aponta que o prefeito de Alagoinhas, Paulo César, PDT, está bem na fita na campanha e Joseildo, do PT, não estaria conseguindo abalar sua candidatura.

   21. O deputado Targino Machado, PSC, disse hoje na tribuna da Assembleia que o prefeito de Feira, Tarcizio Pimenta, depois da pesquisa Ibope que o coloca com 3% ficou com raiva do povo e suspendeu alguns procedimentos nos postos de saúde.

   22. Para o trade baiano de turismo ir colocando as barbas de molho: foi recém  inaugurado o Centro de Eventos do Ceará, concebido de forma avançada e construído por uma empresa baiana tradicional de grande "know how" neste tipo de obra, que contou com um show do tenor espanhol  Placido Domingues, cujo cachê foi de cerca de R$ 3,5 milhões.


   23. Enquanto isso, a Bahia tem o CCB caindo os pedaços e sem perspectivas de uma reforma que o requalifique, o que vai se tornar mais uma desvantagem na atração de eventos perante o Ceará. O CCB baiano está caduco.


   24. Falando em construção, é voz corrente, entre os que conheceram o novo Shopping Bela Vista, que o piso das áreas públicas parece que tem dois anos de uso, tamanha são a quantidade de defeitos.


   25. Estão procurando saber quem foi a construtora responsável para correr longe de seus empreendimentos, pois a obra foi iniciada pela Costa Andrade que a deixou antes do acabamento, mas não se tem noticia do nome da substituta.


   26. Esse jogo dos artistas das novelas da Rede Globo realizado no Estádio de Pituaçu, as moscas, é exemplo que não deve ser seguido, pois o que se arrecadou não deu para pagar as passagens aéreas dos que vieram de fora.


   27. A quantidade de fãs tava igual a alguns partidos baianos cabia dentro de uma kombi.


   28. Falando em evento esportivo, chamou atenção de quem assistiu a largada da Meia Maratona do Rio, na praia de São Conrado, a língua preta que estava na areia, proveniente de esgoto lançado na areia da dita praia.


   29. Apesar de toda a beleza paisagística do Rio, este tipo de mazela mancha o conjunto geral...


   30. Por falar em televisão, causa estranheza abordar a trajetória de alguém que venceu no ramo de comércio atacadista em Salvador, quando se teve o exemplo do velho Mamede Paes Mendonça, que foi um dos precursores na implantação da rede de lojas de  supermercados no Brasil, há mais de meio século.


   31. A não ser que ainda prevaleçam ainda os ranços das lutas travadas quando era vivo para não perder o monopólio do comercio soteropolitano.


   32. A ressaca marítima  da semana passada fez mais uma cratera na alvenaria que sustenta a pista da orla no trecho de Placafor, em Itapuã, juntando-se a outra que já tem dois anos de idade, sem qualquer intervenção da PMS.


   33. Espera-se para qualquer momento o desabamento  total de trecho da pista, causando a sua interdição e transformando em caos o transito de veículos na área, que já bastante tumultuado.


    34. Com essas investidas de apelo popular alardeadas em outdoor, parece que o  deputado Bruno Reis está seguindo os passos de um político que fez isso no passado para galgar um relevante  cargo majoritário, mas quando sentou na cadeira viu que discurso somente não resolve.


     35. Que beleza a peça publicitária com Jaqueline as seleção brasileira de vôlei e Gisele Bündchen sobre as qualidades de um shampoo. Se os cabelos apresentados pela primeira foram tratados somente com o dito produto, é de se tirar o chapéu.

   35. Encontrei com Sêo Barriga hoje e ele ficou de me contar duas novidades chocantes. E nada disse. Que camarada é esse.