Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IMPRENSA LIVRE TEM QUE FICAR ATENTA ÀS MANOBRAS DO DITADOR CORREA

Perseguidor de jornalistas no Equador, Correa quer passar de bom moço
18/08/2012 às 20:00
Foto: BJÁ
Editor do BJÁ transmitindo noticias do site diretamente de Bogotá, Colombia
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente equatoriano, Rafael Correa, rejeitou novamente neste sábado o que ele considerou de "ameaças grosseiras" do Reino Unido a seu país, em referência a uma carta enviada pelo país com uma suposta ameaça de invadir a embaixada equatoriana para deter o asilado Julian Assange.
   2. Também no final de semana, a ONU afirmou que o fundador do WikiLeaks não é um refugiado, decisão que abriu uma crise diplomática com o Reino Unido. A agência da ONU para os refugiados (ACNUR, na sigla em inglês) distingue o asilo político (que compete à organização humanitária) do diplomático (concedido por um país).


   3. "Jamais, pelo menos enquanto eu for presidente, este país aceitará ameaças de maneira totalmente grosseira, desconsiderada e intolerável, que apresentou o Reino Unido esta semana", disse o presidente durante seu informe semana apresentado em Loja.


   4. "Nós não vamos ceder nossa soberania. Respeitando a todos, buscando sempre o diálogo, tomaremos decisões dignas e soberanas". O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou na sexta-feira seus chanceleres para analisar o impasse entre Equador e Reino Unido pelo caso de Assange.

   5. A imprensa brasileira deve ficar atenta as manobras deste ditador equatoriano , pois, a decisão do goveno deste país faria parte de uma estratégia traçada por assessores estrangeiros contratados a peso de ouro por Correa para limpar sua imagem no exterior, deteriorada pelos conflitos com os meios de comunicação local, principalmente com o jornal "El Universo".

   6. Boa parte da imprensa brasileira está muito ingênua, o que não acontece em outros países da AL, pois, um artigo publicado em "El Universo" sobre a revolta policial de setembro de 2010, teve grande repercussão internacional quando o ditador Correa exigiu uma indenização de US$40 milhões, e posterior exilio dos donos do diário. A Sociedade Interamericana de Imprensa considera que essa "jogada" de Correa com Assange é uma "farsa" e ele quer passar de bom moço quando é um perseguidor da imprensa em seu país, onde não há liberdade de opinião.
   
   7. De acordo com fontes do Equador, colaboradores espanhóis e nicaraguenses estão trabalhando no âmbito do Ministério do Exterior sobre as ordens do chanceler Ricardo Patino, vinculado ao governo sandinista. Enquanto essa turma quer colocar Correa como um democrata, a reforma do Código Penal do Equador proibe a divulgação de documentos públicos, que é a base do WikiLeaks.

   8. Ou seja, Correa é um lobo contra a imprensa e quer se afirmar como cordeiro. A imprensa livre da AL não aceita esse tipo de bandidagem.
                                                                      **
   9. Durante dez dias o BJÁ foi transmitido diretamente da Colombia (Cartagena e Bogotá), pelo menos em parte. Esta é a nona vez que isso acontece desde que fundamos o site, em 2006. Nas outras oportunidades, o BJÁ teve experiências internacionais em Buenos Aires (Argentina), NY (EUA), Lima e Cusco (Peru), Londres (Reino Unido), Paris (França), Amsterdam (Holanda), Berlim (Alemanha) e Lisboa (Portugal).

   10. Nessas oportunidades o BJÁ trouxe algumas informações sobre esses países e cidades e o que está acontecendo no mundo globalizado. Para v conhecer mais sobre a Colombia veja em nossas áreas Miudinhas, Dom Franquito e Cultura. De volta a Salvador neste domingo.