André Blumberg assume direção geral do jornal A Tarde
Foto: BJÁ |
|
Centro Histórico de Bogotá, patrimônio da Humanidade, com feira de livros na calçada |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Pense numa torre de Babel é o centro histórico, financeiro, comercial e governamental de Bogotá. Patrimônio da Humanidade, prédios monumentais, sujeira, sede da Presidência da República, Senado, Câmara, arquidiocese, embaixadas, mendigos à mancheia, bons restaurantes, vendedores de tudo o que é buginganga, músicos, pedintes, batedores de carteira, artistas de rua e uma quantidade enorme de pessoas circulando pelas ruas estreitas do CH e as avenidas que compõem a Praça Bolivar.
2. O trânsito é infernal. E, ao contrário da maioria das cidades brasileiras, situa-se nessa área alguns colégios tradicionais da cidade e universidades. Portanto, some-se aos engravatados e aos turistas, os vendedores de esmeralda, os artesãos e os estudantes. Não se pode dar bobeira. Há muitos policiais e nas proximidades da sede do governo existem barreiras onde os turistas não podem passar, só os empregados do governo e as autoridades.
3. Ademais é nesta área que estão os museus mais visitados - Museu do Ouro, Museu de Botero e Centro Cultural Garcia Marques - além da catedral matriz e a basílica da Candelária. Pra fechar esse burburinho de gente, carros, buzinas, músicos, etc, ainda há o principal terminal do Transmilênio (o bus rapid articulado) que transporta 1.800.000 passageiros ao dia em dois tramos com 90 km de extensão e que cortam a cidade de Norte a Sul. Bogotá tem 8 milhões de habitantes.
4. Na hora do pico é um sufoco pegar um táxis e existem 60.000 deles (todos amarelos) rodando, alguns cladestinos. Para identificar aqueles que não são clandestinos existe no espaldar da poltrona a foto, identificação do condutor, endereço e telefone. As corridas são baratíssimas e a população local usa muito os táxis porque o Transmilêno só funciona no eixão.
5. É como se fosse uma linha em Salvador saindo do Bonocô, Iguatemi, Aeroporto, Lauro. Para os bairros tem que se usar os plotas, ônibus tipo lotação, que também andam sempre superlotados.
**
6. Em plena crise econômica e tempos bicudos na arrecadação de ICMS, a SEFAZ da Bahia promoveu neste mês o cancelamento da inscrição estadual de mais de 10 mil empresas. O motivo: a falta de entrega de uma mera declaração formal (DMA).
7. O que chama a atenção é que a maioria dessas empresas já está obrigada a entrega de Nota Fiscal Eletrônica, SPED ou SINTEGRA. Novas tecnologias que já deveriam ter aposentado a entrega de DMA.
8. Milhares de empresários baianos ficaram impossibilitados de emitir Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, comercializar e gerar ICMS. Além dos transtornos de retenções de mercadorias em postos fiscais e perda de tempo nas inspetorias fiscais;
9. O tempo médio para reativar uma inscrição no cadastro eletrônico é de mais de 10 dias. Foram gastas mais de 37 páginas no Diário Oficial com mais esta barbeiragem da administração tributária baiana.
10. Não é a toa que a Bahia, nos últimos 5 anos, foi a unidade da federação onde o ICMS menos cresceu, em torno de 57%. Enquanto isto, Pernambuco pontuou em primeiro no ranking nacional com um crescimento de mais de 104% de 2007 a 2011. Dados de acordo com levantamento do IAF.
11. O deputado Elmar Nascimento (PR) em pronunciamento na Assembleia repudiou a péssima colocação da Bahia no índice de Desenvolvimento de Educação (IDEB), divulgada ontem (14) pelo MEC, sobre ano 2011. Dentre mais de 30 mil escolas avaliadas no Brasil, a Bahia amargou o 1º lugar no ranking da pior escola.
12. "O governo Jaques Wagner tem a maior rejeição já vista na história desse Estado e ontem, na contramão da maioria dos estados brasileiros, conseguiu mais uma vez envergonhar os baianos. A Bahia da dengue, da insegurança e da violência, a Bahia que perde cada dia mais investimentos para Pernambuco e outros estados da Federação, assiste a mais um recorde do governador mais impopular da história deste Estado", disparou Elmar.
13. Na última terça-feira, 14, Salvador começou a fazer parte da lista de 77 cidades brasileiras mapeadas pelo programa Google Street View, que permite ao internauta ter acesso a imagens em 360º de diversos pontos da cidade a partir do endereço. Além dos tradicionais pontos turísticos como Farol da Barra e Pelourinho.
14. O mapeamento do Google foi até alguns bairros periféricos como Engomadeira, Pau da Lima e São Marcos e disponibilizou na internet imagens do cotidiano da cidade. Quem navega pela ferramenta e escolhe como destino o Cristo Redentor da Barra, por exemplo, encontra muito lixo e falta de organização e estrutura no trânsito, o mesmo acontece nos bairros de Pau da Lima e Engomadeira.
15. O sindicato dos músicos cobrou da Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb, através de oficio, uma explicação sobre porque o projeto "Música em Transito" não foi divulgado massiçamente para a cadeia produtiva em geral, e em especial para os músicos do reggae, hap, samba e pagode.
16. O projeto "Música em Trânsito" foi realizado em sistema de parceria entre a Funceb e o Goethe Institut Bahia, e abriu inscrições para um workshop gratuito para 20 pessoas com o músico, DJ e produtor alemão Markus Popp. O encontro será realizado em Salvador no dia cinco de setembro, no Teatro do Goethe Institut/ICBA.Mas quase ninguém ficou sabendo.
17. Para Sidney Zappata, diretor-executivo do Sindimusicos, "a Funceb permanece com uma política excludente que só privilegia poucos com o dinheiro público. A velha política dos notáveis, o fortalecimento de alguns certos setores da música, como acontecia com o ex- diretor de Música da instituição, Gilberto Monte, e continua com o atual coordenador Cassio Nobre.
18. Trabalhadoras rurais, quilombolas, indígenas, entre outros segmentos de mulheres serão beneficiados com o Projeto Margaridas, voltado à inclusão social e produtiva do público feminino da Bahia. A iniciativa foi lançada nesta quarta (15), em Salvador, com as presenças de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), entre outros órgãos parceiros.
19. Com previsão de contemplar mais de 21 mil mulheres, o projeto contará com recursos de R$ 3,6 milhões, do governo Federal e Estado. As ações incluem um grande leque de benefícios, a exemplo de emissão de documentos das trabalhadoras do campo, acesso ao crédito e assistência técnica rural, capacitação, apoio à formalização de grupos produtivos, além de palestras sobre prevenção à violência.
20. A secretária da SPM, Lúcia Barbosa, classificou o projeto como uma política pública importante para a qualidade de vida das beneficiárias. "Historicamente no meio rural, as mulheres são as mais afetadas pela extrema pobreza. O projeto será um importante instrumento de enfrentamento às desigualdades", justificou, ao assinar termos de cooperação com demais órgãos estaduais para execução das ações.
21. A edição desta semana de J&Cia traz como principais notícias o especial do Jornal do Commercio, de Pernambuco, impresso e online, em comemoração ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues; a chegada de Eugênio Araújo como editor da Negócios da Comunicação, em substituição a Inês Pereira, que deixou a revista; a saída de Marco Piquini do comando da Comunicação da Iveco, sucedido por Claudio Rawicz; e a continuação da dança de cadeiras no R7.
22. Outros destaques ficam para a despedida da coluna de Carlos Alberto Sardenberg do Estadão, depois de 14 anos na casa; André Blumberg, que assume Direção Geral do grupo baiano A Tarde, com Edivaldo Boaventura passando a integrar o Conselho Editorial da empresa; e um balanço das principais atividades sobre Jornalismo e Comunicação na Bienal do Livro de São Paulo, que termina no próximo final de semana.