Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COLOMBIA COMEMORA 8 MEDALHAS E PRESIDENTE DA REPÚBLICA TIRA PROVEITO

Governo instala quarta base comunitária na localidade de Itinga, Lauro
13/08/2012 às 21:01

Foto: BJÁ
Euforia sem precedentes na Colombia que ficou atrás apenas de Cuba e Brasil na AL
   MIUDINHAS GLOBAIS

   1. O terceiro mundo está em festa. Assim como acontece no Brasil, na Colombia, onde me encontro, está havendo uma euforia sem precedentes diante da conquista de 8 medalhas olimpicas em Londres, uma delas de ouro, o que colocou este país como terceira potência no esporte olimpico no Continenente atrás apenas de Cuba e Brasil, os primeiro e segundo lugares. Não se fala outra coisa e os atletas estão sendo endeusados em Bogotá e nas suas provincias de origem.

   2. Até o presidente Juan Manuel Santos em recente pronunciamento de balanço dos seus primeiros anos de governo na Puente de Boyocá, um dos locais emblemáticos da independência nacional, disse que "Ahora nos toca - como hizo Caterine Irbarguen (medalha de prata no salto triplo) dar um salto triple que cambie la historia: el salto por la seguridad, por el empleyo e por reduzir la pobreza".

  3. A Colombia passa por um bom momento em sua economia, há relativa paz nos maiores centros urbanos (as Farcs atuam na floresta Amazônia e poblados pequenos), hoje, o Exercito matou 4 guerrilheiros das Farcs nos arredores de Cali depois de atentados a área de energia) e estima-se a geração de mais 2 milhões de empregos so neste 2012, com crescimento do PIB acima de 6%.

  4. Os colombianos estão sobretudos felizes porque ficaram à frente dó México, da Venezuela, da Argentina e do Chile e querem fazer bonito no Rio de Janeiro, em 2016, claro, sem a possibilidade de ultrapassar o Brasil, que vai ser a sede olimpica, mas, com chances de superar Cuba. É o que se fala.
                                                                    **
   5. O pagamento dos salários dos professores que participaram do movimento grevista será efetuado nesta terça-feira (14). A antecipação do pagamento dos salários, referentes ao período de abril a julho, cumpre uma determinação do governador Jaques Wagner.

   6. O prazo inicial para efetuar o pagamento era dia 15 próximo, mas devido à agilidade no envio do calendário de reposição de aulas, o pagamento foi antecipado. É um agrado.

   7. O Tribunal Superior Eleitoral -TSE aprovou na noite da ultima quinta-feira (9) uma resolução que reduz o tempo de televisão e rádio do PSD na campanha eleitoral deste ano, devendo afetar o tempo, anteriormente, destinado a candidatura de Nelson Pelegrino, pois o partido integra a coligação.

   8. A revisão se deu após o TSE constatar que a bancada do partido tem 51 deputados federais em atuação na Câmara Federal e não 55, como tinha sido informado anteriormente pela própria CF.
   9. O novo cálculo no tempo de propaganda do PSD também afetará o número de inserções da coligação durante a programação diária das emissoras, com a diminuição da quantidade de comerciais avulsos.


   10. O TSE mandou um comunicado da decisão  para todos os TREs, sendo que o órgão baiano já tinha marcado, para 10 de agosto, uma reunião para elaboração do plano de mídia dos partidos políticos com a presença dos  representantes das agremiações e das emissoras de televisão e rádio, bem como definir, através de sorteio, a ordem de veiculação da propaganda.


   11. Por falar em TSE, o órgão, em decisão inédita e que vai ter repercussão em diversas situações, manteve no dia 03 passado, por unanimidade, o prefeito paraibano de Lagoa Tapada no cargo, mesmo depois que seu vice foi considerado inelegível.


   12. O autor da ação pediu a cassação do mandato do prefeito com base no preceito de que a chapa é 'uma e indivisível', como previsto no Código Eleitoral, tendo argumentado que o vice-prefeito eleito foi considerado inelegível pelo TRE-PB e, assim, toda a chapa deveria deixar o mandato.


   13. A manutenção do mandato de um integrante da chapa após a Justiça julgar a inelegibilidade de um membro do grupo é inédita, pois um caso dessa natureza 'nunca tinha sido explorado de fato pelo TSE.


   14. O relator do caso no TSE, ministro Gilson Dipp, rejeitou o recurso por entender que a inelegibilidade era uma 'questão pessoal' e alcançaria apenas o vice-prefeito. A defesa do prefeito afirmou que uma lei complementar também diz que a declaração de inelegibilidade de um candidato da chapa não atinge o outro.


   15. Está ocorrendo um movimento na indústria calçadista brasileira que poderá afetar gravemente o parque industrial baiano deste setor, que se encontra instalado em mais de 20 municípios, gerando cerca de 20 mil empregos diretos.


   16. Ocorre que algumas indústrias do sul do País resolveram importar componentes chineses para fabricação dos calçados  juntamente com maquinário adequado para a linha de produção, o que vem permitindo um barateamento do preço final dos produtos capaz de concorrer com os importados da China.


   17. Como a indústria baiana não tem procurado este caminho, os especialistas acham que a tendência é a perda de competividade internamente e levar a mais fechamento de unidades, a exemplo do que ocorreu na região sudoeste, causando o fechamento de fabricas da Azaléia/Vulcabras  em Potiraguá, Itororó, Itarantim, Maiquinique, Iguai e Ibicui.


   18. O Governo do Estado entrega, na próxima quarta-feira (15), às 10h, a Base Comunitária de Segurança do bairro de Itinga, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Esta é a quarta Base Comunitária de Segurança implantada no estado, com o objetivo de reduzir os índices de violência contra a pessoa e contra o patrimônio, dentro das ações do programa Pacto Pela Vida.

   19. A solenidade de inauguração contará com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades e representantes da comunidade local.