Enquanto isso, os deputados do PT na Assembleia se omitem
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Quem lembra da greve da PM e ocupação da Assembleia Legislativa por 12 dias sabe que o presidente da Casa, Marcelo Nilo, PDT, assumiu a responsabilidade sozinho de ter ido ao comando da VI RM para pedir a reintegração da posse da Casa Legislativa. Naquela época, muita gente no meio político falou que houve "dedo" de Wagner. Agora, Marcelo também assume sozinho a responsabilidade de pedir a reintegração de posse do saguão da Assembleia ocupado pelos professores do estado em greve, desde abril. No meio político, tb fala-se que houve "dedo" de Wagner.
2. Ao BJÁ, Marcelo afirma que a decisão de entrar na Justiça requerendo a posse do saguão Nestor Duarte foi "minha, pessoal, e não tem nada a ver com pedido do governador Wagner". Seu entendimento é que a greve está completando 100 dias, foi considerada ilegal pela Justiça faz tempo, e não há mais motivo para ocupação de área da Assembleia. Exauriu-se. A instância de redivindicação estaria noutro espaço, a SEC.
3. A oposição não acredita na versão de Marcelo e entende que teria havido um pedido de Wagner para enfraquecer, ainda mais, o movimento grevista que enfrenta furos em vários municípios, mas continua firma na capital e grandes cidades. Tanto o líder da minoria, Paulo Azi, quanto o vice-presidente da Casa, Leur Jr, acham que não há necessidade de retirar os professores, pois, o grupo acampado no saguão não prejudica os trabalhos na Casa.
4. A oposição, no entanto, faz seu papel com competência: fica ao lado dos professores e critica Wagner e agora Marcelo. Causa estranheza nesse episódio, que está trazendo um enorme desgaste ao governador Wagner e ao PT, especialmente nas cidades de maior porte, que deputados deste partido (PT) tenham se omitido completamente, quer aparecendo com pronunciamentos discretos no plenário, a exceção do líder Zé Neto, bastante sacrificado; quer sumindo de cena. Diria que o mesmo aconteceu com o grupo do PSD.
5. Nesse aspecto, com "dedo" do governador ou sem "dedo" de Wagner o que se depreende é que Marcelo, inconsequente ou não; submisso ao chefe do Executivo ou não tomou uma posição que não é simpática, especialmente junto a categoria dos professores, mas, se posicionou com firmeza, tentou negociar uma saída pacífica antes de entrar na Justiça, e adotou um procedimento legal junto a 6ª Vara da Fazenda Pública.
6. E se teve "dedo" de Wagner ou não, observação nossa, Marcelo se fortalece junto ao governador. Observem que o governador, no momento, passa por uma espécie de "inferno astral" e é nessas horas, das dificuldades, do sufoco, que uma mão amiga vale ouro.
**
7. Conforme este BJÁ abordou o deputado federal Waldenor Pereira (PT) quer mesmo se espelhar no antigo político conquistense Coriolano Sales e sair criando, em profusão, municípios em todos os distritos possíveis, numa verdadeira socialização da miséria, já que muitos dos que perderão territórios para os futuros novos não tem condições hoje de desenvolver uma administração satisfatória as carências da população.
8. Para se ter idéia do que pretende empreender, após mudança da legislação exigente que existe hoje, quer transformar em municípios as seguintes localidades: Vila do Café (Encruzilhada); Ibitira (Rio do Antônio); Quaraçu e Lagoa Grande (Cândido Sales); Iguatemi (Livramento de Nossa Senhora); Sussuarana (Tanhaçu); Irundiária (Jacaraci); Lucaia (Planalto); Barra Nova (Barra do Choça); Mutans (Guanambi); Entrocamento (Jaguaquara); Maniaçu e Brejinho das Ametistas (Caetité); Santa Terezinha (Macaúbas); José Gonçalves, Bate-Pé e Inhobim (Vitória da Conquista), num total de dezessete.
9. Uma emenda à Constituição Federal introduziu a necessidade de se consultar a parte remanescente para se fazer a qualquer modificação territorial, tendo ao seguinte redação:
10. "§ 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei."
(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996) Vide art. 96 - ADCT 11. O STF inclusive já dirimiu a questão, quando houve a tentativa de dividir o Pará, decidindo que o dispositivo impõe a consulta em todo o territorio, pelo que sendo modificada a legislação ordinária federal, persistirá a vontade da população de todo o município e dificilmente essas iniciativas sairão vitoriosas, resultando, no final de contas, o ônus financeiro com a realização do plebiscito.
12. A imprensa do sul fez um apanhado das pesquisas eleitorais programadas, pelos diversos institutos, para serem realizadas em curto prazo, num total de 27 consultas, sem qualquer menção à Salvador, o que não deixa de causar estranheza.
13. O
Datafolha deverá fazer em Rio, BH, Recife, Curitiba e Porto Alegre e o
Ibope em Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Outros institutos
farão consultas em Manaus, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Belém, João Pessoa,Teresina, Natal, Porto Velho: Porto Alegre, Joinville, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba,Campina Grande e Maringá.
14. Em vários casos de disputas já existem pesquisas divulgadas e todas as relacionadas foram devidamente registradas na justiça eleitoral para fins de divulgação, conforme exige a legislação competente.
15. PCdoB pode tomar decisão radical se a greve dos professores não se encerrar até sexta-feira próxima: expulsará todos os dirigentes da APLB que integram o partido de suas hostes. Veja que o professor Ruy Oliveira, por decisão pessoal, não quis ser candidato a vereador pela campanha, em 2012.
16. Como perguntar não ofende, onde anda o professor Bira Coroa, deputado pelo PT, que nada fala da greve dos professores?
17. O secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, mudou de assessor de imprensa. Não fala a ninguém de público, mas, diz nos bastidores que "morre de trabalhar" no governo e não aparece na midia. E, quando aparece, é tomando pau. Quer mudar essa ótica. Tá certo.
18. O candidato a prefeito da Coligação "Salvador Encontra seu Caminho" (formada pelos partidos PRB e PSL), Márcio Marinho, dará entrevista nesta quinta-feira, 19 de julho, à rádio Cruzeiro AM, às 8h. À tarde, às 14h, Márcio Marinho visitará o Fórum de Entidades Negras da Bahia, onde será recebido pelo coordenador geral da entidade, Walmir França. À noite, às 18h30, o candidato participa do lançamento de campanhas de vereadores do PSL.
19. Agenda de ACM Neto para quinta-feira (19): 9h Caminhada no Uruguais (concentração no final de linha); 17h - Evento da Companhia Baiana de Turismo (Othon Palace).
20. Agenda Pelegrino para quinta-feira, 19:
16 horas - Caminhada na Penísula de Itapagipe, concentração no Campo do Lasca.
21. Agenda Mário Kertész quinta-feira 18; 7:00 - Participação no programa Balanço Geral com Armando Mariani - Rádio Sociedade; 10:00 - Reunião com Colaboradores de Campanha; 15:00 - Caminhada na Estação da Lapa e região Concentração: No Bradesco da Piedade/Center Lapa; 18:30- Reunião com Equipe de Marketing