Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR ONDE TUDO É POSSIVEL COM A HISTÓRIA E BAIRROS, p TASSO FRANCO

Guilhotina vai ser acionada em A Tarde com demissões em massa
13/07/2012 às 21:01
  MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Está uma discussão enorme sobre a mudança de nome do Bairro 2 de Julho para Santa Tereza, estudo que a Prefeitura de Salvador vem realizando intitulado "Humanização do Bairro Santa Tereza". O prefeito JH, para por fim a breve polêmica, disse que não vai mudar nome algum de 2 de Julho para Santa Tereza, pois, gato escaldado não entra em água fria, vide o rolo que até hoje acontece com a mudança do nome do aeroporto de Salvador para LEM.

    2. Agora, como perguntar não ofende, que bairro 2 de Julho é este que existe no centro de Salvador? Há, pelo que sei, um largo que se chama oficialmente Inocêncio Galvão e que foi apelidado de 2 de Julho. O entorno desse 2 de Julho falso é conhecido com outros nomes. Tem o Mocambinho, largo que fica na Carlos Gomes; O Cabeça; a Forca, que é uma rua transversal a Inocêncio; o Sodré, descendo para Santa Tereza; a Faisca à jusante; e a Democrata
, onde tem o Fantoches.

    3. Quem mora no Sodré diz que mora no Sodré e não no 2 de Julho; na Faisca, idem; no Democrata, idem. Então, a rigor, o bairro 2 de Julho se limita ao Largo e só. Como em Salvador a rua mais antiga do Brasil, dos Mercadores, tem 463 anos, mas é chamada de Chile e se comemorou recentemente o centenário quando Emmerson José era presidente da Câmara, tudo é possível. A rigor, o Largo 2 de Julho, oficial, é o Campo Grande.

    4. Agora, quem mora no Campo Grande, que é um nome fantasia, não diz que mora no 2 de Julho e sim no bairro Campo Grande, que também é apenas um largo. O Corredor da Vitória é outro bairro que pega parte do Campo Grande; e o Canela e Garcia, idem. O TCA, por exemplo, fica no Garcia ou no Campo Grande? Uma banda, no Campo Grande; outra, no Garcia. E o Palácio dos Cardeais, antiga sede residencial do cardeal, fica no Corredor da Vitória ou no Campo Grande?

   5. Salvador tem essas maluquices que ninguém consegue organizar. Veja que os endereços oficiais do governador do Estado (governadoria do CAB), secretarias de Estado, Assembleia Legislativa, etc, são todos grifados errados com o nome de Luis Viana Filho quando, oficialmente, a Av Paralela (onde se situa o CAB) chama-se Luiz Vianna (pai do governador Luis Viana Filho e também governador no final do século XIX).

   6. Quando ACM era prefeito em 1967/1971 a Prefeitura abriu a Avenida Paralela (como o próprio nome diz paralela a Orla Atlântica) e, querendo ser governador nomeado pelos militares que mandavam no país, propôs ao governador Luis Viana Filho (1967/1971) colocar seu nome na nova avenida. Era uma forma de agradar LVF, forte entre os militares, mas, o governador, o qual era um homem discreto, declinou do seu nome e sugeriu seu pai Luiz Vinna (assim, com dois nns).

   7. Acontece que, mesmo errado, os endereços oficiais de todos os órgãos do CAB são com o nome de Luis Viana Filho.

   8. Quer ver outra maluquice e ninguém reclama, os historiadores ficam calados, o IGHB mudo e assim por diante! Vão comemorar na segunda-feira, 16, na Câmara Municipal do Salvador os 500 anos de nascimento de Catarina Paraguaçu. Mas como assim? Quem garante essa data se não existe uma documentação comprobatória da data de nascimento de Catarina?

   9. Só existem duas datas que são corretas em relação a Catarina, documentadas. A primeira seu batismo e casamento com Diogo Álvares, em Saint Malo, na França, em 1528; e a segunda, sua morte, em Salvador, em 1582, sepultada na Igreja da Graça, documento com os beneditinos. Ora, se Catarina completa 500 anos, como diz a Câmara, teria nascido em 16 de julho de 1512, em sendo assim, quando se casou teria 16 anos de idade.

   10. Mas, o documento de Saint Malo não fala na data do nascimento e como ela era uma tupinambá não há registro do seu nascimento. Nem oral. O Mosteiro de São Bento, guaridão dos bens de Catarina, comemorou seus 500 anos, dia 31 de março de 2012; e depois, novamente, em 24 de junho de 2012, com missas no Mosterinho da Graça. Agora, vem a Câmara e faz nova festa e data dia 16 de junho de 2012.

   11. Vê-se, pois, o que acontece nesta cidade da Bahia, 3 datas para um nascimento incerto de Catarina. Uma "terra de mãe Joana".
                                                                      **
   12. A reformulação em A Tarde trouxe uma má noticia para os profissionais deste jornal que completará 100 anos em 12 de outubro próximo: a guilhotina cortará cabeçcas de 86 pessoas, sendo 23 da redação, inclusive diretores.

   13. Com o objetivo de enfatizar a aplicabilidade da Lei 11.645/08, que institui o ensino da História da Cultura Afro-brasileira e Indígena em todas as escolas do país, a Casa do Benin - através do Núcleo de Arte e Educação - realiza a atividade "A importância cultural dos caboclos do Dois de Julho" na próxima quarta-feira (18), às 13h.

   14. Vinte e cinco estudantes da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima participam da ação, que se propõe a possibilitar uma melhor compreensão desta data tão importante para a cultura e a história baianas, além de proporcionar uma atividade lúdica abordando a importância do caboclo e da cabocla no ideário de nossa sociedade.
 
   15. O frei Ruy Lopes se despede da comunidade religiosa de Feira, Capuchinhos, com missa no próximo domingo. Vai assumir a diocese de Jequié onde esteve nesta sexta-feira.

   16. O colunista dom Franquito recebeu alguns e-mails e telefonemas falando da crônica do Bode do Cohin.

   17. O Centro de Saúde Santo Inácio promove, na próxima segunda-feira (16), uma Ação de Prevenção e Combate à Dengue. Dentre as atividades previstas estão a apresentação de vídeos informativos e teatro infantil, distribuição de folder educativo, palestra com abordagem do tema, recreação para crianças e oficina de reciclagem.

   18. O candidato a prefeito da Coligação "Salvador Encontra seu Caminho", Márcio Marinho, participa neste sábado (14 de julho), às 10h, de um café-da-manhã com lideranças comunitárias de Nova Brasília, na Estrada Velha do Aeroporto.

   19. Já no domingo (15 de julho), às 12h30, Márcio Marinho participa do lançamento de campanhas de candidatos a vereador pelo PRB, em Cajazeiras. À noite, a partir das 19h, Marinho se encontra com vários líderes comunitários do bairro de Periperi.

   20. Agenda Mário Kertész sábado e domingo: 14/07 - 10hs - Caminhada no Subúrbio Concentração:  Rotatória de Paripe; 12hs - Almoço com assessores de campanha; 16 h - Reunião com a equipe do programa de Governo
Domingo- 15/07-  11h- Inauguração do Comitê Central

   21. Agenda de Nelson Pelegrino:  Sábado, 14/07  -  Caminhada em Cajazeiras 8 e 10  -  Concentração no fim de linha de Cajazeiras 8; 14 horas  -  Visita ao Condomínio Bromélias II e III  -  Estrada do CIA, depois da Pousada Tropical; Domingo, 15,  Horas  -  Caminhada em Pau da Lima  -  Concentração na Escola Clériston Andrade, entrada de São Marcos.