Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A DESCONSTRUÇÃO DAS IMAGENS DE LULA E JORGE PORTUGAL, POR TASSO FRANCO

ACM Neto registra sua candidatura no TRE nesta quinta-feira
04/07/2012 às 12:02

Foto: DIV
Professor Jorge Portugal derrapou ao programar aulões para furar uma greve
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A imagem é tudo na vida de uma pessoa. Em comunicação & marketing uma das coisas mais difíceis na trajetória de um politico brasileiro é se manter coerente e defender ideias e postulados durante a sua caminhada.

   2. No Brasil, de certa forma, a legislação eleitoral permite essa bagunça, esse saco de gatos, na formação de alianças PT+DEM, PMDB+PCdoB, PSB+PTB, PHS+PDT e assim diante. Nos Estados Unidos, o Partido Democrata não se junta ao Republicano, nem setores republicanos apoiam candidatos democratas. Acá, tudo pode e vira essa anarquia, o eleitor sem saber quem é quem virando massa de manobra nas eleições.

   3. Fora da politica, a construção da imagem é de fundamental importância para qualquer cidadão. Lembro sempre de Cosme de Farias, o qual nasceu pobre, viveu smpre ajudando o pobre e morreu pobre. Há casos e casos de personalidades que, de repente, em pouco tempo ficam ricas de uma hora para outra. E há personalidades, caso de Jorge Amado, o qual se desencantou com a política, abdicou de algumas tendências que havia abraçado e sofreu um enorme patrulhamento, mesmo sem nunca ter se beneficiado do cofre da República.

   4. Recentemente, dois fatos chamaram a atenção no Brasil, o primeiro a aliança do ex-presidente Lula da Silva com Paulo Maluf, antes considerado um "pau de galinheiro", numa quebra de ética sem precedente na vida de uma liderança nacional tão importante como Lula; e o segundo, o enxovalhamento que foi vitima o professor Jorge Portugal, reconhecidamente um cidadão trabalhador, correto, de posições firmes entre o aluno e meios intelectuais baianos, apupado por ter aceito um contrato com o governo do Estado, a Secretaria de Educação, para dar aulões furando uma greve.

   5. Evidente que, tanto Lula; quanto Portugal têm o direito de agir como queiram. Mas, no mundo globalizado atual, com redes sociais ativissimas na web, deveriam saber que pagariam um preço alto por suas atitudes. Lula, o qual já havia se aliançado com Sarney e Collor de Mello e esnobou o "mensalão", em seus primórdios, 2005, como peça de ficção, extrapolou ao ir à casa de Maluf para um beija-mão em função de seu candidato a prefeito de SP, Fernando Haddad.

   6. Tanto que, pela primeira vez de forma explitica, alguém protestou de público, a senhora Luiza Erundina, PSB, vice de Haddad, a qual disse que não haveria possibilidade algum de juntar-se a Maluf. E é público e notório o mal estar da senadora Marta Suplicy, com a candidatura Haddad. Lula, portanto, mancha sua imagem com esses tipos de ações, próprias de um coronelão do passado.

   7. Quanto ao professor Portugal, muito criticado pelos professores nas redes sociais, com razão apropriada, o que causou mal estar além do fato de ter feito um contrato milionário com o estado, foi o ato de ter declarado, em A Tarde, que estava atuando com professores da elite do ensino, classificando-os de "professores de ponta" e não via nada demais em pagar R$250,00 hora/aula quando o estado para R$8,50.

   8. A questão é que o momento das declarações foi impróprio. Os professores estaduais estão numa queda de braço com o governo há mais de dois meses, não há diálogo, o governo se fechou em copas, não abre a caixa preta do Fundeb, portanto, há uma série de questões nebulosas no ar. Daí quando se tenta furar um bloqueio dessa natureza justificando-se, a posteriori em artigo, A Tarde, que seu pecado foi tentar ajudar aos alunos pobres da Bahia, o argumento foi pífio.

   9. Todo mundo sabe as qualidades do professor Jorge Portugal, sua competência, sua honradez, mas, desta feita ele pisou na bola e tropeçou feio. Vai demorar anos para recompor a sua imagem junto à opinião pública e não sei se terá sucesso nessa empreitada, pois, a construção da imagem é demorada, lenta, mas, a desconstrução é rápida.

   10. Lamentável que Lula e o professor Portugal, um no Brasil; outro na Bahia tenham agido dessa maneira.
                                                                              **
   11. IAF em parceria com Auditores Fiscais criaram aplicativo que possibilita a auditoria no novo ambiente da NFE e SPED fiscal e contábil. Especialista ouvido pelo Bahia Já comentou que a SEFAZ-BA não dispõe de aplicativo semelhante.

   12. Nenhuma secretaria da fazenda do Brasil esta tão adiantada num aplicativo que permite a auditoria pois consegue disponibilizar os dados de forma amigável. Em 2013, mais de 90% da arrecadação terão seus dados no novo formato e será necessário um aplicativo para realizara as auditorias.

   13. Está é a jóia do IAF fruto da visão empreendedorista e da capacidade dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia pertencentes ao Instituto.

   14. A Assembleia Legislativa está em recesso parlamentar. O líder da Maioria (governo) deputado Zé Neto (PT) é candidato a prefeito de Feira e deverá afastar-se da liderança assim que os trabalhos recomeçarem, em agosto.  Especula-se que o nome a ser indicado como líder é o deputado Rosemberg Pinto (PT).

   15. Mas, nesse jogo especulativo, fala-se, tb, nos nomes de Gildásio Penedo Filho (PSD) e José Raimundo (PT). Só lembrando, José Raimiundo é muito ligado a Waldenor Pereira, hoje deputado federal e que foi líder de Wagner no primeiro governo. Além do que é de Conquista.

   16. A candidatura de ACM Neto à prefeitura de Salvador será registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (05), a partir das 15h, na sede da Corte, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Neto, que é filiado ao Democratas, terá o apoio do PSDB, PPS, PV e PTN nas eleições deste ano. A vice na chapa é a professora e contadora Célia Sacramento (PV).

  17. A Bahia Superior, reconhecida marca de chocolates finos do Estado, vai lançar duas novas versões de chocolates sem adição de açúcares, uma com 60 e outra com 70% de teor de cacau.

   18. A entrada dos novos produtos no mercado acontece no Salon du Chocolat, maior evento mundial dedicado ao chocolate, que vai reunir, no Centro de Convenções de Salvador, de 6 a 9 de julho, dezenas de produtores de cacau, fabricantes de chocolate e chocolateiros de vários países.

   19. O Estado está ampliando a oferta de capacitações especializadas para os servidores públicos na modalidade de educação a distância (EAD), especialmente aqueles lotados no interior baiano.

   20. O programa estadual de incentivo à formação continuada, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), vai ofertar até o final do ano novas vagas para o curso Noções Básicas em Licitação, distribuídas em três turmas. Esta é a primeira etapa do programa, que planeja ampliar em 2013 o número de capacitações ofertadas ao funcionalismo público na modalidade EAD, para diversas áreas.
 
  21. A edição desta semana de J&Cia registra intenso vaivém em postos de comando de várias organizações: em Brasília, Diego Escosteguy assume a sucursal de Época e Eumano Silva passa a repórter especial; no Rio, Bruno Thys é o novo diretor geral do Sistema Globo de Rádio, Luiz André Alzer passa a diretor da Infoglobo e Francisco Alves começa como chefe de Reportagem em O Dia;

   22. Em São Paulo, Marcelo Onaga deixa Exame para assumir a Diretoria de Comunicação do BVA, Kiko Brito despede-se do Greenpeace, Marcos Guterman será editorialista do Estadão e Kiko Nogueira deixa a Abril; e, no Sul, Duda Melzer assume a Presidência Executiva do Grupo RBS, em substituição a Nelson Sirotsky, e Haroldo dos Santos acerta com a Bradesco Esportes FM.
 
   23. Outros destaques da edição ficam para o encerramento das inscrições online para o 7º Congresso da Abraji; as mortes de Sidney Mazzoni (SP) e Ivone Kassu (RJ); os esclarecimentos do Valor Econômico sobre a troca de conteúdos com a EBC; e a aquisição do controle integral da Elemídia pela Abril.

  24. Diz-se que, hoje, foi uma choradeira da zorra em alguns blogs de Salvador por conta da retirada do banner da Prefeitura diante da lei eleitoral. Comentários dão conta de que tem gente recebendo 30 mil pilas por mês. João vai é fazer falta.

  25. Sêo Barriga foi visto na Padaria de Pepe do Chame-Chame comprando pão de milho. Que camarada!

  26. E o Lobisomem de Serrinha, para alegria geral, já está podendo tomar uma Stela.

  27. Queridissimo frei Ruy Lopes, colaborador deste site, foi nomeado pelo papa Bento XVI para ser o novo bispo da Diocese de Jequié. Diz-se que, para sua entronização na catedral de Jequié até o Lobisomem de Serrinha estará presente.

   28. Por pouco o papa não nomeia o frei Lopes no dia da lua cheia dedicada ao lanzudo.