Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CQC MOSTRA SUJEIRA MATADOURO DE COITÉ E DEFICIÊNCIAS ABATE NA BAHIA

Isto é diz que diretoria do BB para Cesar Borges só tem uma mesa e uma cadeira
26/06/2012 às 20:09

Foto: REP CQC
BJÁ vem denunciando essa situação e outras há muito tempo, sem fiscalização ABAD
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A reportagem feita pela equipe do Programa CQC da Rede Band, veiculada a nivel nacional, sobre as condições de abate de animais no matadouro de Conceição de Coité traz, mais uma vez, a tona a questão da sanidade da carne  que o baiano come, mas não revela tudo, porque estão pensando que o produto destina-se ao consumo dos habitantes  daquela municipio, mas o seu destino é muito mais abrangente.
  2. Naquele matadouro que foi totalmente escancarado na materia televisiva como são abatidos os animais, num total de cerca de  400 semanalmente, cujas peças  de  carnes são, na sua grande maioria, destinadas as churrascarias de Salvador, já que  inexiste fiscalização da ADAB nas rodovias para coibir o transporte, sob a alegação de  que compete a vigilancia sanitaria dos municipios e ao Ministerio Público  cuidar da procedencia e comercialização do produto.  


   3. Esta situação já foi denunciada varias vezes  por esse BJÁ, inclusive citando  a reportagem de A TARDE  dizendo  que 5 milhões de baianos  consomem carne procedente de abate clandestino,    conforme link  http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2308 , sem que tenham sido adotadas quaisquer providencias pela ADAB, que sempre foi o braço forte da fiscalização, inclusive como forma de viabilizar uma politica de regionalização do abate no interior,  garantindo  a procedencia   da carne e seus derivados com a melhor sanidade.


   4. Ocorre que, em virtude da repercurssão da reportagem, o Juiz de Direito de Conceição do Coité interditou  o matadouro municipal, apresentando como alternativa o abate dos animais em Serrinha, cujo equipamento é fiscalizado pela ADAB dentro da politica de regionalização, mas os magarefes acham o preço de R$ 130  cobrado pela matança de cada unidade  torna inviável a atividade, já que seria acrescido do transporte de levar o bovino e, em alguns casos, transportar a carne adequadamente.


   5. Resultado esperado pelos  conhecedores do problema: o abate de agora em diante  será feito na zona rural, tendo como cama  as folhas de pindobas, vegetação abundante na região do sisal e a carne continuará  da mesma ou pior   procedencia.

   6. Abaixo o link para a matéria completa do quadro Proteste Já, do CQC, na cidade baiana de Conceição do Coité, a 217 quilômetros de Salvador, na região sisaleira (nordeste) do estado. Vale lembrar que a palavra Coité, por conta do CQC, chegou a ser a quarta mais citada no Twitter na noite de ontem.

http://www.youtube.com/watch?v=FLn9cmWZaeo

   7. A informação corrente na Praia do Forte é de que os biólogos do Projeto Tamar estariam mostrando sinais exteriores de vida confortável, totalmente incompativel com uma função de técnico, vivendo em casas enormes e bem equipadas e com os filhos estudando no exterior.


  8. Atribuem a esta qualidade de vida ao problema levantado no bojo da acão penal  movida pela  Advocacia  Geral da União, quanto a cobrança de serviços nas bases e peças promocionais, desfrutando de isenções tributarias, conforme esse BJÁ, em abrill passado,  informou atraves do link http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2284.


  9. A revista ISTO É que está circulando traz uma informação impressionante e contraditoria: o cargo de vice-presidente do Banco do Brasil que o ex-senador republicano César Borges ocupa foi totalmente esvaziado pela sua direção, de maioria indicada pelos próceres petistas, o que coincide com a declaração do deputado Maurício Trindade de que não dispunha de sala e secretaria.


   10. Mesmo assim, o PR vai machar com a candidatura a prefeitura de Salvador do petista Nelson Pelegrino.  


   11. O caminho do PP já que não conseguiu manter a candidatura do deputado João Leão, na capital, pelo menos até o primeiro turno é apoiar o PT uma vez que esse partido faz parte da base dos governo Dilma/Wagner.

   12. Há muitas conversas nos bastidores dando conta de que, o fato do prefeito JH ir para o exterior em momento tão decisivo, abandonando a candidadura Leão que havia criado exatamente para só posicionar no 2º turno, teria desagradado aos deputados Negromonte e Leão e este resolveram dar o troco ao prefeito, retirando o nome de Leão de cena e deixando o prefeito sem alternativas.

  13. Ou seja, seria extemporâneo, JH apoiar agora ACM Neto uma vez que este deputado é do DEM, partido que faz oposição a Wagner/Dilma.