Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SUCESSÃO EM SERRINHA: PREFEITO OSNI (PT) QUER GIKA COMO VICE NA CHAPA

Candidato mais competitivo contra Osni é Adriano com apoio de Tânia Lomes
24/06/2012 às 21:02
Foto: BJÁ
Prefeito Osni Cardoso, de Serrinha, diz que só não será Gika se ele não quiser
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Está praticamente definida a redistribuição dos grupos políticos em Serrinha visando as eleições municipais 2012, em Serrinha. O prefeito Osni Cardoso, PT, o qual já conta com o apoio do ex-prefeito Ferreirinha (seu ex-adversário e apoiador de Paulo Souto, em 2008), do PSD de Plínio Carneiro e seu grupo, quer emplacar Gika, ex-provável candidato do PSB a prefeito, como seu vice. Disse ao BJÁ que, existem alguns impedimentos por questões familiares com Gika, mas, espera acertar a composição até a próxima terça-feira, 26. O prazo da convenção é dia 30/6.

   2. Se isso não acontecer, Osni abre novas negociações com seus apoiadores, para a compsoição da vice. E ai, não faltam especulações, desde Zezé a viúva de Ernesto Ferreira (PMDB) a uma indicação do PSD de Otto Alencar/Plínio. Mas, o que Osni deseja mesmo é Gika, o qual segundo o prefeito teria boa densidade eleitoral na zona rural onde ele (o prefeito) está mais fraco politicamente. "Com Gika, fechariamos esses dois pólos e seria bom", afirma Osni.

    3. Na outra ponta, como principal adversário de Osni está seu atual vice prefeito Adriano Silva Lima, filho do ex-prefeito Zevaldo, praticamente rompido politicamente com o prefeito, e que deverá ter o apoio da ex-prefeita Tânia Lomes, candidata derrotada por Osni, em 2008, mas, que ainda tem forte influência política em Serrinha. A união dos contrários ZeValdo + Tânia, os quais já foram adversários políticos, torna a chapa de Adriano competitiva.

    4. Se esse grupo ZeValdo + Tânia conseguisse o apoio do Ferreirinha (Tânia era vice de Ferreirinha na gestão 2004/2007 e o substituiu no final do mandato) seria fatal para Osni, prefeito que está bem avaliado na zona urbana, mas, com deficiências nas áreas distritais e rurais. Osni garante que Ferreirinha já fechou em ele. Mas, nunca se sabe. No meio político local, diz-se que Ferreirinha vai só se se aliar a Osni. Não levaria a base partidária. O prazo vai até dia 30. A essa altura, no entanto, uma candidatura própria de Ferreirinha parece remota.

   5. Um terceiro nome é de Lulu do Gás (Lulu Barreto Novaes, empresário) e que já tentou eleger-se pelo PSC, em 2008, e não conseguiu. De toda sorte, tem uma votação cativa. Mas, nada que impeça a disputa que se afigura polarizada entre Osni x Adriano. Lulu já disse que não abre mão pra ninguém e vai até o final. Não ganha mas pavimenta sua candidatura a deputado estadual, em 2014, podendo enfrentar Osni.

   6. Há, ainda, mais um candidato: Batista da Sorveteria que teria apoio do PRB, da IURD, a Universal do Reino de Deus. Não tem chance alguma, mas, faz parte do processo
político.

   7. Em Serrinha, a discussão sobre o vice de Osni é o fato político mais importante porque, hoje, ele se apresenta como favorito à reeleição e pretende concorrer à Assembleia Legislativa, em 2014. Em 2008, apoiou Joseildo Ramos, deputado do PT por Alagoinhas, o qual é candidato a prefeito contra Paulo César, do PDT, atual prefeito de Alagoinhas e candidato à reeleição. Joseildo ganhando ou não em Alagoinhas o salto político de Osni é a Assembleia. Daí que quer um vice confiável politicamente como seu
aliado, agora, e em 2014.
 
   8. Entende que esse nome é Gika. Há nos bastidores informes de que Gika teria sido aconselhado por empresários locais a desistir de sua candidatura própria e apoiar Osni, assumindo a Prefeitura, em 2014, quando Osni se desencompatibilizaria para se candidatar a Assembleia. No PSB, partido de Gika, a conversa é outra. Estaria havendo um veto de Casssiano, presidente da executiva municipal ao nome de Gika, entendendo que ele teria traido a convicção partidária ao seu aproximar de Osni.

  9. Ou seja, o PSB sonhava com a candidatura própria de Gika.