Professores em greve fazem passeata no centro de Salvador
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador tinha tudo para fazer um grande São João. Mas, como aqui as coisas andam feito caranguejo, pra trás ou em círculos, neste 2012, o melhor é se mandar para outro local. Por incrível que pareça, salvo melhor juizo, vai sair mais gente de Salvador para o "São João na Argentina" do que vice e versa. O prefeito da capital está em Madri e de lá estica até a Flórida, para assistir ao desfile da Disney World.
2. O governo do estado mantém o SJ do Pelourinho e a iniciativa privada está fora da festa, aliás, ao contrário do que acontece durante o Carnaval. Os artistas famosos da axé vão cantar em outros sitios, alguns deles noutros estados.
3. O comércio sofre bastante com isso. Passei hoje no Shopping Barra, uma tristeza. Nem parecia São João. Evidente que a cidade é muito grande, tem gente demais e nem todos podem ir para o interior ou Portugal, daí que a população mais pobre se vira nos 30, se apoia nos vereadores e na Saltur e fazem alguns folguedos nos bairros.
4. Com a seca que castiga o estado, o projeto São João da Bahia praticamente foi para o espaço. Ainda assim, alguns municípios estão investindo alto nos festejos, especialmente aqueles que têm tradição junina como Senhor do Bonfim, Feira (São José), Amargosa, Santo Antonio de Jesus e poderosos da RMS, Camaçari, São Francisco do Conde e Lauro de Freitas.
**
5. Em assembleia realizada na última terça-feira (19) os professores da rede estadual decidiram continuar em greve. O movimento já dura mais de 70 dias e uma nova assembleia para discutir os rumos do movimento está marcada para a próxima terça-feira (26).
6. Entre as atividades constantes na agenda da greve, ficou decidido que na quinta-feira (21), às 9 horas, trabalhadores estarão mobilizados no Campo Grande e depois sairão em passeata pelas ruas do centro de Salvador até a Praça da Sé. A passeata conta com a participação dos estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia-UFBA.
7. Após anos de crescimento exuberante, o setor de cartão de crédito apresenta nuvens cinzentas e sofre cada vez mais com a perspectiva do calote, pois as faturas tiveram uma inadimplência que atingiu 27,3% em abril último, nível mais alto para o mês na série histórica do Banco Central.
8. Se for adotado critério mais rígido e também levar em conta quem atrasou o pagamento do extrato de 15 a 89 dias, o número de consumidores com problemas salta para 38,8%, o que corresponde a R$ 14,6 bilhões que deixaram de entraram nos cofres bancarios.
9. Apontam-se o descontrole financeiro, superendividamento e perda de renda como as causas do problema, mas os motivos extrapolam os problemas pessoais pois as pessoas compram mais porque acreditam que o ganho de renda dos últimos anos vai se repetir, sem atinar para a crise que pode tirar o emprego ou estancar a renda.
10. Há também um motivo mais recente, dado que os consumidores estão sendo, erroneamente, incentivados a usar o cartão mais que o necessário, causando o descontrole financeiro em usuários que têm pouca familiaridade com o cartão, principalmente a chamada nova classe média.
11. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito, o universo de cartões de crédito e de loja alcançou 440 milhões em maio, cabendo a brasileiro, em media, 2,3 deles no bolso, contra, em 2003, 116 milhões de cartões ou seja 0,6 por habitante.
12. Agora um aviso fúnebre aos navegantes: o Banco Central determinou, há um ano, que o pagamento mínimo fosse de 10% para 15% do total da fatura, mas queria que alcançasse 20% em dezembro passado, pelo que encontra-se em compasso de espera para chegar a tal, o que fará os problemas tornarem-se piores.
13. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado) deverá ser votada, em primeiro turno, na próxima segunda-feira, 26, e em segundo turno, na quarta, 27. A partir dessa votação os deputados entram no recesso parlamentar do meio do ano, a partir do São Pedro e durante todo mês de julho.
14. O sentimento na Assembleia é de que os deputados da base estão com "sede" não só pela falta d'água, em muitos municípios, como porque o milho de São José não vingou. A questão é que a torneira da Sefaz continua fechada. Por enquanto, lacrada.
15. Na enquete do BJÁ sobre a capacidade administrativa dos prefeitos em conter despesas no São João nossos leitores (100%), não acreditam nisso.
16. A reportagem do último Fantástico informou que a Bahia foi o estado onde mais se constatou, pelo Ministério Público, a realização de concursos públicos com fraudes, num total de 36.
17. Não seria o caso do MP vir a público relacionar estes casos, inclusive com detalhes, como fez a reportagem em outros estados? Ou os casos estão sendo tratados em segredo de justiça?
18. A Constituição Federal determina que o funcionário efetivo ou ocupante de cargo vitalício se aposente, compulsoriamente, aos 70 anos, que inclusive está sendo objeto de uma PEC para aumentar para 75 anos.
19. Porém, nada impede que a pessoa que se aposentou nesta condição volte a exercer um cargo de livre nomeação nos vários poderes dos três níveis de governo e entidades vinculadas, sendo normal vários exemplos dessa prática que só comprova o equivoco causado pelo ditame constitucional.
20. O conselheiro Antonio Honorato, do TCE, se declarou impedido de relatar as contas de 2007 da ALBA, argüindo o fato do filho exercer mandato de deputado na Casa e caracterizaria conflito de interesses.
21. Chegando o fim de junho, o veranico continua firme na RMS, com as barragens do sistema de abastecimento d' água aqui situadas recebendo uma volume mínimo, para essa época do ano.
22. O maior sintoma desta situação é o fato do rio Jaguaribe, no trecho da orla, está exalando um cheiro fétido, denunciando que seu curso é formado pelo despejo dos esgotos domésticos das áreas que atravessa, apesar de toda propaganda da EMBASA quanto o Bahia Azul e o beneficio do Emissario da Boca do Rio.
23. Por falar em crise de abastecimento d'agua, é bom o povo baiano saber como a CORSAN, empresa gaúcha de saneamento, anda adotando nas cidades que estão sofrendo racionamento do liquido: cada pessoa é orientada para que somente utilize quatro minutos no banho diário.
24. Todo dia o legista que fez a autopsia do empresário Marcos Matsunaga declara que nunca viu um cadáver daquele, mas é bom lembrar que aqui em Salvador ocorreu, supostamente no bairro dos Barris, um caso semelhante, no inicio dos anos 1990, denominado de "Crime da Mala", com possível envolvimento duma parente de um ex-prefeito do interior baiano.
24. A Espanha está quebrada. Deve 770 bilhões de euros e seu tributário é um horror. Pois dito, o prefeito JH foi fazer um convênio com o Instituto Fiscales de Espanha para melhorar o sistema de SSA. Tem-se que orar irmão!