Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NETO DÁ TOM DA CAMPANHA E LULA O AJUDA COM VISITA MALUF,p TASSO FRANCO

Estão escavando o Vale do Bonocô na área urbanizada do metrô
18/06/2012 às 20:01

Foto: Rodrigo Coca
Lula, Haddad e Maluf o novo trio da política e uma ajuda a ACM Neto na Bahia
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O deputado ACM Neto deu o tom de sua campanha (e gestão, se eleito for) durante sua fala na Convenção que homologou seu nome e de Célia Sacramento (PV), para disputar o pleito de outubro próximo. Quem tem que resolver os problemas de Salvador é Salvador, a gestão municipal, sem muletas, andando com suas próprias pernas e não ficar choromingando ao pé-do-caboclo estadual e diante do governo federal. A cidade tem seus direitos constitucionais assegurados em lei. O resto é com o gestor.

  2. Essa já era a expectativa do meio político uma vez que Nelson Pelegrino (PT), seu adversário mais consistente, insiste e trabalha a tese de que, para governador Salvador é preciso de ajuda dos governos estadual e federal. Ou seja, Nelson quer estadualizar e federalizar a campanha com o apoio da triade Lula/Dilma/Wagner e ACM Neto quer municipalizar.

  3. Pelo exposto ambos têm razão considerando que a cidade, de fato, pode seguir seu destino com suas próprias pernas; mas também precisa de obras estadual e federal, além dos deveres constitucionais do Estado e da Federação com o município. Veja, no entanto, que Wagner está no governo há 5 anos e o que se esperava que acontecesse, Salvador "um canteiro de obras" não aconteceu. O que existe em andamento são obras da Conder (a + expressiva no Parque S. Bartolomeu) e a Arena Fonte Nova.

   4. O metrô está paralisado e ninguém sabe se os 6km do "calça-curta" vão ter trens na linha ainda este ano ou não; e a obra do metrô linha 2 ainda não saiu do papel. Isso significa dizer que, ACM Neto, ao defender que Salvador pode andar com suas próprias pernas terá um discurso consistente porque o governo federal pouco investe na capital. Não há um projeto estruturante, salvo o Parque Tecnológico, que, este sim, está empacado e empencado numa muleta; e o Hospital do Subúrbio.

   5. A questão política também será enfatizada com vigor e uma pequena mostra disso aconteceu nesta segunda-feira, 18, na Assembleia Legislativa, com a deputada Kelly Magalhães (PCdoB), apoiadora da candidatura da deputada Alice Portugal, disse que Salvador não merece votar num candidato (ACM Neto) que se insurgiu contra as cotas de negros nas unversidades públicas. 

   6. Kelly, de outra parte, tentou minimizar o fato de Wagner não ter ido na Convenção que sacramentou o nome de Alice, no último final de semana, colocando panos-quentes e dizendo a candidatura do PCdoB é da base e estará com o governador e o projeto Lula/Dilma, nos dois turnos.

   7. Ora, depois do que aconteceu hoje em SP, um encontro de Lula com Maluf, o ex-presidente tendo de ir na residência de Maluf para um beija-mão e pedir apoio a Fernando Haddad, o DEM baiano tem razões de sobra para fazer quaisquer contestações de natureza política, uma vez que não existe, no Brasil, um "ficha suja"pior do que o ex-governador Paulistano. 

  8. Quem também se ensaiou contra Neto dizendo que apoia Pelegrino se seu partido não tiver candidato foi o deputado Marcos Medrado, PDT, destacando que a cidade não quer um novo "malvadeza" e alfinetando o velho ACM. Ora, MM foi vice-prefeito de Imbassahy e depois secretário de Transporte do Município de Salvador (1997/2000) por obra e graça de ACM. E, no segundo mandato de Imbassahy, da mesma forma, quando não se precisava tanto dele como na primeira eleição.

  9. ACM manteve a gratidão com MM, mas, só retirou-lhe a Sec de Transporte na segunda gestão Imbassahy (2001/2004) deixando-o como vice prefeito. Então, esse tipo de declaração de MM só faz reverter para ele a ingratidão. Não pega.

  10. ACM Neto, portanto, nestas eleições têm argumentos mais sólidos do que, em 2008. Se vai ganhar ou perder só o tempo dirá. Mas que suas chances são boas, são.
                                                                             **
                                                                        
  11.
Nos anos de 1990, o Congresso Nacional fez um esforço hercúleo para instituir normas para licitações e contratos da administração pública, regulamentando o artigo 37, inciso XXI, da recém promulgada Constituição Federal, a partir de Projeto de lei apresentado, em junho de 1991, pelo então deputado federal gaucho Luis Roberto Ponte.

   12. Ponte era estudioso do assunto e que ocupou por várias vezes o cargo de secretário estadual no Rio Grande do Sul, sendo sancionada somente em junho de 1993, sob a égide do Escândalo  das Emendas do Orçamento que indignou o povo brasileiro, recebendo o nº 8.666/93.

   13. Com esta legislação procurava-se acabar com as fraudes nas licitações e moralizar as contratações, mas parece que, agora,  a maioria do CN quer escantear a dita lei sob o argumento de que atravanca a realização célere das obras,  já tendo aprovado, para o Governo Federal, o Regime Diferenciado de Contratações - RDC  para as construções e serviços atinentes a Copa do Mundo e Olimpiadas.

   14. E encaixou em nova Medida Provisória o mesmo tratamento para os investimentos do PAC, conforme recente relato feito pelo BJÁ através do  
http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2405, já tendo sido aprovada na Câmara, apesar do destaque da oposição que pretendia expurgar do texto original um novo assunto totalmente estranho.


   15. Agora, os governadores reunidos com a Presidenta Dilma reinvidicaram a extensão  da medida para os estados já que se trata de competência legisferante federal, pelo que foi orientado a liderança no Senado a encaixar nova emenda totalmente absurda, tendo em vista o espírito das MPs.



   16. Daqui a pouco, os prefeitos vão pedir extensão para  as suas administações e será um liberou geral, para que se campeie as velhas fraudes que um dia tentaram barrar.



   17. Para que o PP apoiasse a candidatura a prefeito de Fernando Haddad em São Paulo, foi dado a Paulo Maluf o direito de indicar o nome que vai ocupar o cargo de Secretario de Saneamenmto Nacional no Ministerio das Cidades, o qual foi ocupado, no 1º governo Lula, por Abelardo Oliveira, atual presidente da EMBASA, e era questão fechada, pelo PT.



   18. Que rolo essas denúncias envolvendo os deputados João Bacelar e Geraldo Simões publicadas em O Globo. Simões liberou uma nota dizendo que não tem nada a ver com o pato.

   19. O deputado Bira Corôa defendeu o seu colega pastor Isidório na briga com MK e deu umas caqueiradas em Mário.

   20. Morre o ex-deputado Osvaldo de Souza.

   21. A Prefeitura diz em seu comercial que "Dá pra ver que mudou" com nova iluminação no Bonocô. Agora esburacaram o local para colocar uma rede subterrânea. Que loucura.

   22. As Lojas Esplanada vende chinelo Ipanema 5x1.99. Santo pai!

   23. Também defendo o parto em casa. Eu nasci assim e não tinha nem médico nem obstetris. Dona Rosa foi a parteira.

   24. Legal esse Sindchifre da Travessa Lacerda constituido por "cornos" baianos. Uma hora dessas vão pedir filiação a CUT. Tá certo. Em tese, "corno" também é trabalhador.
 
   25. Diz-se que a fila é grande para se filiar ao Sindchifre.