Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADOS VÃO PEDIR EXPLICAÇÕES À EMBASA SOBRE PROVÁVEL PRIVATIZAÇÃO

Governo do estado paga 40% dos salários dos servidores para São Jóoão
14/06/2012 às 21:02

Foto: BJÁ
Obra da passarela na estrada do Coco, em frente ao Menandro, está dando mato
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  Deputados da oposição vão solicitar esclarecimentos à direção da Embasa sobre a informação divulgada pelo Valor Econômico e por este BJÁ sobre a abertura do seu capital à iniciativa privada, a partir de 2014, conforme informou seu presidente Abelardo Oliveira. O deputado Bruno Reis (PRP) teme que a proposta seja apenas para reforçar o caixa da empresa que, mesmo com aumentos diferenciados nas tarifas nos últimos dois anos, acima da inflação, estaria passando por dificuldades.

   2. Segundo Abelardo a Embasa precisa de algo em torno de R$17 bilhões para universalizar os sistemas de saneamento urbano no estado, isso até 2015, daí a necessidade de aporte de capital da iniciativa privada. Destaca, ainda, que a abertura do capital não significa perder o controle acionário majoritário da empresa por parte do estado. Não seria, digamos assim, uma privatização como aconteceu na Coelba. Algo misto como ocorre em SP, com a Sabesp.
         
    3. O assunto é polêmico. O uso da água e a preservaçãos dos mananciais hídricos são temas que estão em permanente pauta e vão ser a cada dia, mais debartidos e analiasdos. Agora mesmo, concomitante à realização da Conferencia Mundial Rio +20, a divulgação da informação técnica de que, com base em estudos de pesquisadores da UFBA, 15 rios situados na região dominada pelo bioma cerrado na Bahia e contribuintes do curso do São Francisco secaram não causou, incrivelmente, qualquer repercussão social.

   4. Uma noticia dessa deveria causar uma comoção nacional pelo valor que o "Velho Chico" tem para a vida nordestina brasileira, exigindo que seja eternamente preservado e saudável para a sobrevivência da presente e futuras gerações, não sendo à toa que é reconhecido como "rio de integração nacional".


   5. Suspeita-se que esse processo é decorrente da exploração desordenada das terras para a produção de grãos, sem maiores cuidados com as nascentes e veredas, que, via de regra, foram destruídas e aterradas, pela falta da fiscalização dos órgãos ambientais.


   6. Além disto, é recorrente, na mídia e junto as autoridades públicas, a grita das entidades que representam os fazendeiros do Oeste para que se liberem as licenças ambientais relativos a cerca de 500 mil novos hectares que viriam a ser explorados, num movimento simploriamente expansionista, voltado somente para aumentar o montante da área plantada, sem preocupação com métodos que otimize a produtividade por unidade de terra.


   7. É notório que a maioria esmagadora das fazendas daqui só produz uma safra de grãos por ano, quando em outros estados com as mesmas condições climáticas se produz duas colheitas e ainda promovem a integração da lavoura - pecuária, chegando a dobrar os rendimentos por hectare.

                                                                           **

  8. O líder de Oposição da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Paulo Azi (DEM), protocolou no Tribunal de Contas do Estado, nesta quinta-feira, 14, um ofício, solicitando que seja autorizada uma auditoria especial nas contas contábil e financeira do governo, a fim de que se faça uma conciliação entre os dados registrados contabilmente e o que existe, de fato.

  9. Entre as diversas distorções encontradas no Relatório das Metas Fiscais do exercício financeiro de 2011, Paulo Azi destaca os dados referentes aos recursos destinados ao Fundeb, cujo demonstrativo indica um saldo líquido de R$ 643 milhões, enquanto o governo assegura não ter recursos disponíveis para atender a reivindicação salarial dos professores, em greve há mais de 65 dias.


   10. O democrata frisou que as informações prestadas pelo secretário da Fazenda durante a audiência pública desta quarta-feira, indicaram a possibilidade de lançamentos incorretos no Relatório, tornando-se portanto ainda mais pertinente a realização da auditoria nos recursos do Fundeb.


   11. O Governo do Estado vai antecipar para sexta-feira (22) os salários dos 260 mil servidores ativos, inativos e pensionistas referentes ao mês de junho. A antecipação, estabelecida em 40% do rendimento, se dará em virtude das comemorações do São João, que mobiliza a população em todo o Estado. Os salários estarão disponíveis para retirada nos caixas eletrônicos já no dia 22.

   12. A folha será liberada em lote único. Os outros 60% serão depositados na conta dos servidores estaduais no dia 29 de junho, também em lote único. A programação de pagamento dos salários dos servidores estaduais retoma seu calendário original no mês de julho.

   13. Com o lançamento da candidatura do deputado Zé Neto a prefeito de Feira de Santana, próximo dia 29, em convenção, fala-se em três prováveis nomes para substitui-lo na liderança da Maioria (governo) na Assembleia durante a campanha. São eles: Rosemberg Pinto e José Raimundo (PT) e Gildásio Penedo (PSD).

   14. Diria que, no plenário da Casa, quem mais atua na condição de poder moderador é Rosemberg. Leva a vantagem sobre os demais porque, tb, é ligado ao secretário Sérgio Gabrielli, apontado como pré-candidato do PT a governador, em 2014.

  15. Pelo sim; pelo não Zé Raimundo é da corrente Waldenor Pereira, hoje deputado federal, e que foi bom líder na primeira gestão Wagner. É da mesma escola. Zé é muito querido e saiu-se muito bem na relatoria da privatização dos cartórios.

  16. Gildásio Penedo é ligado a Otto Alencar, mas, foi líder da oposição pelo DEM no primeiro governo Wagner. Mudou de lado, tem experiência no parlamento, é bom debatedor e tem ensaiado isso nos últimos tempos na defesa do governo Wagner, em plenário.

   18. Já na sucessão do presidente Helcônio Almeida, no Instituto dos Auditores Fiscais (IAF), dois nomes despontam: a vice atual Lícia Soares e o diretor de Assuntos Econômicos, Sérgio Furquim.

  19. Tá vento o que é capilé! Popó já admite voltar ao ringue para enfrentar filipino.

   20. Foi uma jogada de mestre essa de ACM Neto se aliar ao PV e aceitar a indicação de Célia Sacramento para vice, ela que é ligada a Fundação Steeve Biko, a negão dos negões.

   21. Se o PCdoB tiver algum juizo indica Olivia Santana para vice de Pelegrino. Daria o que falar.Mas, há quem diga que, Alice Portugal e o PCdoB, acham que terão mais votos do que Nelson.

  22. Conversa de deputado na sala do cafezinho, hoye: - O ex-deputado Paulo Jackson revira-se no túmulo com essa noticia de privatização da Embasa.

  23. Nesta sexta-feira, no CAB, tem manifestação dos fazendários vinculados ao Sindsefaz.

   24. Deputado diz em plenário que Wagner vai levar "ovada" no 2 de Julho. Santo pai!
Esse 2 de Julho, se a greve dos professores seguir até o pé do caboclo, vai ser um inferno.