Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VEREADOR QUER CONHECER DÉBITO R$600 MILHÕES DA PREFEITURA COM O SETPS

Economia do Brasil está parada com 0.2% de crescimento do PIB
02/06/2012 às 20:00
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Embora o governador Wagner tenha ficado satisfeito com o desempenho do PIB baiano no primeiro trimestre de 2012, algo em torno de 4.8% acima do correspondente ao mesmo periodo do ano passado, a economia nacional teve o pior desempenho entre os BRICS com crescimento levemente acima de zero 0.2%, o que representou um sinal amarelo para o Planalto, ainda que se espere um melhor desempenho a partir deste segundo trimestre, e no segundo semestre do ano.

  2. Preocupante. O Brasil está parado e as medidas paleativas tomadas pelo governo, caso agora da redução do IPI para automóveis, ainda não são perceptiveis nem resolverão o problema. Analistas acreditam que só com novos investimentos públicos e privados, e Mantega deve acionar as estatais no sentido de avançarem nessa direção, e com mudanças e aquecimento da economia mundial é que o quadro poderá melhorar.

  3. As agências reduzem projeções de expansão no para algo em torno de 1.5% no máximo 2%, ainda que haja alguns otimistas como a FGV e a West B que colocam 2.5%. Mas, se a crise européia piorar, o arrocho fiscal persistir e não houver novos investimentos produtivos na economia, vai ser isso mesmo 1.5%. O Brasil começou o ano patinando e necessita adotar novas políticas para modificar esse panorama.

  4. O otimismo do governador Wagner, portanto, deve ser visto com certa cautela. O chefe do Executivo baiano, inclusive, disse isso na sua avaliação, de que uma melhoria no estado depende do cenário internacional. E como a Bahia tem um peso pequeno no PIB nacional de pouco valeria nesse aspecto para o PIB nacional, ainda que, pior seria se a Bahia estivesse com número negativo.

  5. Preocupa, bastante, a seca. Não nos segmentos da agricultura familiar, mas, nas grandes plantações de soja do Oeste, da fruticultura do São Francisco e da Chapada Diamantina e do algodão de Guanambi. Houve uma queda brutal no PIB nacional no segmento do agronegócio (-7.3% no primeiro trimestre de 2012) e a situação só não ficou mais dramática porque o consumo das familias cresceu 1%.

   6. Nos últimos 12 meses, a indústria caiu de 10.5% para 0.7%; a agricultura de 6.3% para 0.8%; e serviços de 5.7% para 2.1%. O sinal amarelo está aí. E Mantega já sinalizou que vai acionar a roda das estatais para que fazem mais investimentos, Petrobras à frente do processo.
                                                                   **
   
  7. O vereador Gilmar Santiago (PT) desqualificou o argumento do secretário municipal José Matos de que o aumento do preço da tarifa do transporte coletivo de Salvador é necessário para não crescer o débito da prefeitura com o Sindicato das Empresas de Transportes (Setps) e que só haverá outro aumento em dezembro de 2013.

  8. "É estranho o secretario admitir que deve ao Setps. Esta dívida deve ser questionada. Queremos conhecer e discutir a planilha usada para demonstrar a necessidade de aumento. A Câmara, a cidade, a imprensa, a população quer saber. A negociação é feita apenas entre a prefeitura e o Setps. Cadê o Conselho de Transportes? A Câmara está alijada desse processo que ocorre sem nenhum controle social", protestou Santiago.

  9. Segundo informações do secretário José Matos o débito da Prefeitura na Justiça com o segmento das empresas de ônibus atinge a assombrosa soma de R$600 milhões, herança que deverá ficar para o novo prefeito que assumir em 1º de janeiro de 2013. E é isso que, desde já, o vereador Gilmar quer discutir na Câmara de Vereadores para que a Casa não fique só vendo os navios ao largo da Baía de Todos os Santos.


  10. Embora a prefeita Moema Gramacho, PT, Lauro de Freitas, tenha garantido em reunião da SALVA, Clube Vilas, que vai retirar a rodoviária a céu aberto no final de linha de Vilas do Atlântico isso ainda não aconteceu. Dia Mundial do Meio Ambiente, na localicade, passa de luto.

  11. jovens da escola inclusiva Esplendor, em Lauro de Freitas, tiveram um dia diferente nesta sexta-feira (01). Cerca de 20 alunos deficientes auditivos participaram do Projeto Inclusivo das Academias Populares que, de acordo com a coordenadora Grácia Soriano, promove "a interação e possibilita o conhecimento das habilidades, aprimorando ainda mais as capacidades motoras", conta.

  12. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde agradou.

  13. (El País, 31) 1. As estatísticas da Direção Nacional Antidrogas do Equador indicam um aumento na atividade ilegal. No ano passado foram apreendidas 26,09 toneladas, enquanto que em 2012, até o momento, foram apreendidas17, 38 toneladas. Durante cada um destes dois últimos anos foram destruídos sete laboratórios de drogas; outros cinco foram localizados em 2010.
              
  14. No entanto, apreensões como as realizadas no ano passado significam apenas 21% da droga que circula anualmente no país, de acordo com estimativas do último relatório Internacional de Controle de Entorpecentes.
 
  15. O documento, publicado em março pelo Departamento de Estado dos EUA, calcula um trânsito anual de 120 toneladas de cocaína através das fronteiras equatorianas.

  16. Representantes dos Territórios de Identidade Costa do Descobrimento e Extremo Sul compareceram ao inicio da campanha de Atualização de Divisas Intermunicipais durante encontro em Porto Seguro. Na atividade foi explicada a metodologia e os objetivos da Lei estadual 12.057 que determina a atualização das divisas dos 417 municípios baianos.

   17. A demarcação das novas divisas será feita com base nos estudos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia.


  18. A demarcação na região segue até o dia 09 de junho com a presença dos técnicos das instituições parceiras, sob aporte de tecnologias avançadas a exemplo de GPS (navegação e geodésico). A campanha de campo foi dividida em quatro blocos, e posteriormente serão processados os dados em mapas a serem apresentados aos membros dos Territórios, antes de ser encaminhado à Assembléia Legislativa enquanto Projeto de Lei.

  19. Está parada a obra da passarela sobre a Estrada do Coco entre a antiga sede da Dismel e o Hospital Menandro. O mato já tomou conta do canteiro.

  20. Finalmente está sendo retirado o crucifixo de kombis que está instalado no canteiro central da Avenida Paralela, uma das coisas mais feias que se colocaram na cidade nos últimos tempos.