Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADOS QUEREM HOSPITAL E DELEGACIA PARA CÃES, GATOS, JEGUES E AFINS

São Francisco do Conde e Camaçari nadam em dinheiro para o São João
25/05/2012 às 21:00
Foto: BJÁ
Cena baiana no sábado sem ônibus e com chuva, senhora curte o mar no Porto da Barra
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Às vezes a gente fica sem saber se os camaradas do PT na Assembleia Legislativa estão falando sério ou não. O fato é que, nessa semana que se finda, dois deputados petistas de alto coturno, Rosemberg Pinto e Marcelino Galo, propuseram ao Executivo baiano, respectivamente, criar uma Delegacia de Proteção aos Animais e um Hospital Veterinário Público para Salvador.

   2. Nada demais se estivessemos vivendo na Noruega ou na Suécia. Mas, em se tratando da Bahia, mais especificamente de Salvador, onde os índices de violência são elevados entre os humanos e o atendimento hospital é deficiente, justo seria que os deputados propusessem, aí sim, mais delegacais especializadas no combate ao crime e melhoria na rede hospitalar, o que, de certa forma tem melhorado com o Pacto pela Vida e as ações da SESAB.

   3. Imagine-se, pois, uma Delegacia de Proteção aos Animais o que geraria de casos inusitados envolvendo desde cães a jegues e assim por diante, de igual modo a veterinária pública. Não dá por enquanto. Há coisas mais sérias a tratar em Salvador. Hoje, por exemplo, flagramos um ônibus de Irará, colocando pacientes numa clínica SUS na Chame-Chame.

  4. Alguns prefeitos, agora, adotaram esse expediente, e, ao invés de trazer pacientes em ambulâncias (o que é normal e continua acontecendo para os casos de emergência) usam ônibus para carrear pacientes, diariamente, para a capital. Os CEOS da Prefeitura de Salvador, por exemplo, que prestam serviços odontológicos, atendem pessoas de Salvador, da RMS e até de Monte Santo.

  5. Vê-se, pois, nobres deputados que o furo é mais embaixo e suas proposições, por ora, tendem mais ao folclore do que a seriedade.
                                                                       **

   6. Até em São Paulo o governo de Todos Nós age com publicidade. Colocou uma placa de publicidade com o logotipo do governo Wagner no circuito de rua da Stock Car, realizado no último domingo, na Cidade de Ribeirão Preto, interior paulista. Estaria a "alma wagneriana querendo falar nacionalmente?", é o que se pergunta.
  7. Há informes dando conta de um político baiano que estaria investindo uma nota de dois dígitos de milhões de reais numa mega academia de ginástica nesta cidade da Bahia.

  8. Não é só a entrega do titulo de cidadão soteropolitano a Júnior Cigano para depois da luta que fará em Las Vegas, em defesa do seu cinturão de campeão: na região da orla estão sendo distribuídos cartazes convidando para um evento, com ingresso pago, na entidade Cidade da Luz, a ser realizado no dia 9 próximo.



  9. O condomínio Cittá Itapuã, localizado na avenida Dorival Caymmi, foi entregue há vários meses, mas a ocupação é mínima, contando nos dedos das mãos os apartamentos habitados, embora tenha mais de 200 unidades. Deve ser o encalhe esperado, após o boom imobiliário...


  10. Por falar encalhe de imóveis, os corretores experientes da Cidade já mapearam as áreas onde não existe interesse na compra de unidades, começando pela Paralela, Patamares, Pituba, Horto Florestal, Itaigara, salvando-se a Vitória, Graça e Barra.


   11. É a velha roda do modismo, que passou por novos lugares e vem acabar no tradicional. A Graça está voltando com força total.


  12. Depois que se iniciou  o movimento contrário a gastos com festas juninas nos municípios castigados pela seca, o alvo das grandes foi modificado para mais longe de Salvador: a banda Chicletes com Banana vai tocar em festas privadas em Ibicui e Itapetinga, na região do Sudoeste.


  13. Mas, Camaçari e São Francisco do Conde continuam fortes, nadando em dinheiro como se diz no popular.
  

  14. Esta última semana foi de grandes perdas na Bolsa de Valores de São Paulo, mas quem puxou a queda do índice foram as ações de empresas conhecidas dos baianos, como Gafisa, PDG, Cirella e Rossi, todas do segmento imobiliário, que chegaram a se desvalorizar cerca de 30%.

   15. Sinal de que os recursos levantados pelos IPOs vão começar a minguar para desespero dos compradores de imóveis lançados por essas empresas, que amargarão mais atrazos..



   16. Por falar em construção, uma pergunta que não quer calar: por que a COELCE, distribuidora de energia elétrica do Ceará, tem mais unidades consumidoras do que a COELBA, considerando os tamanhos das populações dos respectivos estados?


   17. Conforme informação recente da Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o ranking das maiores distribuidoras brasileiras é: Cemig Distribuidora, com 7 milhões de unidades consumidoras; Eletropaulo (6,3 milhões); Coelce (5,9 milhões); Coelba (5 milhões); Copel Distribuidora (3,9 milhões); CPFL (3,7 milhões); Light (3,6 milhões); Celpe (3,1 milhões); Celesc Distribuidora (2,43 milhões); e Celg Distribuidora (2,42 milhões).


   18. Para quem não sabe, a Bahia tinha, segundo o Censo de 2010, uma população de 14,016 milhões e 4,094 domicilios permanentes, correspondendo a 3,42 hab/domicilio, enquanto o Ceará tinha 8,452 milhões, com 2,365 milhões de domicilios, com a media de 3,57 hab/domicilio.


   19. A suspensão do concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça da Bahia revelou um dado interessante: somente dois dos 33 desembargadores não têm parentes disputando uma vaga, fazendo lembrar os tempos idos de verdadeiras dinastias familiares ocupando cargos de magistrados nos vários escalões do PJ.

   20. Isso, quando o salário não era tão atraente, imagine agora... Aos pobres mortais candidatos só resta citar o saudoso Ibraim Sued: Cuidado, cavalo não desce escada.. .