Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DESEMBARGADOR NEGA LIMINAR AO MPC E MARCELO INTERPELA O SINDICONTAS

Deputado sugere criar a Policia Legislativa para a Assembleia da Bahia
22/05/2012 às 20:02

Foto: DIV
Missa 1 ano beatificação da irmã Dulce: Colbert, Scmidt, Maria Rita, Pelegrino e Joceval
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, João Augusto Pinto, negou nesta terça-feira, 22, liminar interposta pelo Ministério Público de Contas para tentar travar a indicação do auditor e professor Inaldo Paixão para a vaga do ex-conselheiro Manoel Castro, no TCE, o qual se aposentou recentemente por conta da compulsória, 70 anos de idade. 

  2. Portanto, nesta quarta-feira, 23, está mantida a sabatina de Inaldo na Comissão Temática CCG da Assembleia Legislativa, às 10h, e, certamente, se não houver impedimento seu nome será levado ao plenário, à tarde, sendo votada sua indicação e aprovação para ser levada ao governador Jaques Wagner, responsável pela sanção.
Há um acordo dos líderes nesse sentido.

   3. Há muita polêmica em torno desse tema, inclusive a acusação considerada grave por parte dos diretores do Sindicato de Contas arguindo que se trata de uma indicação política do presidente Marcelo Nilo, PDT, para facilitar a apreciação de suas contas no TCE. Marcelo entrará nesta quarta-feira com queixa-crime contra diretores do SINDICONTAS e irá pessoalmente na Vara Criminal dar entrada no requerimento.

  4. Há quem arguisse, hoje, nos corredores da Assembleia Legislativa e em off para o BJÁ, que o boicote da base governista comandado pelo PT, leia-se Rosemberg Pinto, entre outros, para o não comparecimento a Assembleia Itinerante em Teixeira de Freitas, além do temor de vaias dos professores em greve, já estaria circulando nos bastidores uma movimentação em torno da presidência da Casa, cuja eleição se dará em fevereiro de 2013.

   5. Alguns deputados não escondem que uma quarta eleição de Marcelo Nilo à presidência seria demais, impedindo a renovação democrática do cargo, e isso já foi expresso quando da disputa pelo terceiro mandato. Agora, o que se diz, é que a grita será maior, e o boicote em Teixeira, serviria como uma espécie de treste preliminar do que poderá acontecer adiante.

   6. Por posto, o deputado Rosemberg Pinto é ligado ao secretário Sérgio Gabrielli, do Planejamento, o qual por coincidência, postula uma indicação no PT para ser o candidato a governador, em 2014. 
                                                                          **
   7. O deputado Deraldo Damasceno apresentou indicação ao governador Jaques Wagner sugerindo a criação da Policia Legislativa do Estado da Bahia, no âmbito da Assembleia Legislativa. Na sua justificativa, o parlamentar lembra que essa é uma realidade que deu certo na Câmara Federal, Senado, e Assembleias Legislativas do PA, RS, PE. RO, MG e GO.

   8. Além disso, encontra-se em fase final de implantação nas Assembleias do Rio de Janeiro e MTS. Hoje, o pessoal que trabalha na segurança legislativa da Casa, em plenário, nas galerias, nas comissões, é de efetivos servidores da ALBA, digamos assim, vinculados a Assistência Militar, a qual é comandada por um coronel da PM.

   9. Já na parte externa da Casa, rampa, estacionamento, portarias, a PM faz a segurança. Se for criada a Policia Legislativa do Estado da Bahia haveria uma mudança de hierarquia com todo um novo procedimento, sem a participação da PM.

   10. Veja que legal: em Caculé,  merendeiras das escolas municipais, creches e berçários receberam novos uniformes - camisa, bermuda, touca e avental - e também panelas especificas para fazer o beiju.

   11. A reunião contou com a participação dos diretores, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles e da Nutricionista das Escolas Municipais, Adahilda Almeida Brito. A nutricionista convidada, Gabriela Brito de Lima, ministrou a palestra tendo como tema "Higiene Pessoal de Alimentos e de Utensílios na Merenda Escolar".

   12. Parece uma pequena ação administrativa, mas, que mostra o zelo do gestor por sua cidade. Se existe esse cuidado com as pessoas mais pobres da comunidade, pode anotar que a Prefeitura vai bem.

   13. Passa bem o deputado Antonio Imbassahy, o qual foi submetido a uma angioplastia no Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo.

   14. Que loucura: o deputado sargento Isidório, PSB, urrou imitando jegue; miou feito gato; latiu igual a um cachorro; e trinou parecendo um canário belga na sessão especial de hoje, na Assembleia Legislativa, que tratou de cuidados com os animais. É cada coisa que a gente vê que se duvida. Mas, real.

   15. O Rasta do Pelô foi convidado por este editor para escrever uma coluna sobre filosofia popular. Topou, mas, exige o pagamento em brahmosas na Cantina da Lua, de mestre Clarindo Silva.

   16. Falar em Clarindo Silva está no forno a edição de um livro pela Assembleia sobre a vida deste cantineiro, radialista, jornalista, ex-rei momo e guardião do pelô. Deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

   17. O   líder do bloco PMDB/DEM na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões, usou aparte no grande expediente da sessão desta terça-feira (22), no plenário da Casa, para lamentar a situação que vive o parlamento baiano. De acordo com Simões, o quadro atual é algo nunca visto na história da Assembleia.

   18. "As comissões não trabalham, o plenário só funciona nos dias que tem votação de projetos do Executivo, a Bahia vive uma crise na educação com uma greve de repercussão nacional e, enquanto isso, a presidente da Comissão de Educação desta Casa, deputada Kelly Magalhães (PC do B), sequer comparece às reuniões do colegiado", repudiou o parlamentar. 


   19. (El País, 20) 1. Christian Lang é o porta voz do Partido Pirata Alemão. É um analista de sistemas, alto e corpulento de 25 anos vestido com a naturalidade de um estudante. Fala em nome de um partido com 30.000 militantes que já está em três parlamentos regionais da Alemanha. 

   20. As pesquisas dão ao partido grandes esperanças de entrar no Bundestag (Parlamento Federal da Alemanha) nas eleições federais de 2013.
    
  21. Os piratas estão na crista da onda midiática desde que entraram no Parlamento de Berlim no final de 2011. Em março eles entraram no Parlamento de Sarre. Duas semanas atrás, no de Schleswig-Holstein. Hoje eles têm excelentes chances de chegar à Landtag (assembleia) de Düsseldorf.

   22. A Renânia do Norte-Westphalia é uma das regiões mais industrializadas, a mais populosa e, provavelmente, a mais heterogênea da Alemanha. Um sucesso ali coloca o partido diante do grande desafio da sua profissionalização. Lang disse que os piratas têm crescido exponencialmente, como uma rede social.

   23. Essa onda vai invadir o Brasil já-já.

   24. 50 milhões de egípcios comparecerão, nestas quarta e quinta, às urnas para escolher o novo Presidente da República. Se nenhum dos candidatos lograr a maioria dos votos, haverá um segundo turno em 21/06.
     
  25. Estão na disputa principalmente os seguintes candidatos:

   26. Amr Moussa, 78 anos de idade, antigo Ministro das Relações Exteriores e ex-Secretário Geral da Liga Árabe (2001/2011), é o favorito e a figura mais conhecida dentro e fora do Egito. / Abdel Moneim Aboul Foutouh, 60 anos de idade, médico, Secretário Geral da União de Médicos Árabes, antigo quadro dirigente da Irmandade Muçulmana (excluído em junho de 2011) é, dentre os islâmicos, o mais moderado dos candidatos. / Mohammed Morsi, 60 anos de idade, engenheiro de formação, alto responsável dentro da Irmandade Muçulmana, Deputado entre 2000 e 2005. / Ahmed Shafiq, 70 anos de idade, foi o último Primeiro Ministro de Hosni Mubarak, que permaneceu na função por apenas 30 dias. / Hamdeen Sabahi, 57 anos de idade, é candidato do partido nasserista Karama. Defende temas socialistas e pan-árabes popularizados ao tempo de Gamal Abdel Nasser.