Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CÂMARA SSA DECIDE NA SEGUNDA SOBRE INTERFERÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO

Salvador tem pior ensino médio do país, diz INEP em análise de dados
20/05/2012 às 21:01

Foto: Blog do Anderson
Debates sobre homofobia e minorias antes da III Parada Gay de Conquista
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A semana política se inicia com os professores passando dos 40 dias em greve, sem diálogo com o governo do estado, uma movimentação no Sindimed por melhores salários dos seus profissionais no estado, a movimentação dos rodoviários de Salvador aguardando uma resporta dos padrões para suas reivindicações, e uma fala de Imbassahy para se saber se o PSDB vai apoiar ACM Neto com ele, ou se vai apenas ceder o tempo da TV.

  2. Além disso, talvez o mais importante, seja uma atitude da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores diante da decisão de uma juiza em acolher um mandado de segurança impedindo que acontecesse uma audiência pública numa das comissões da Casa, num gesto de interferência em outro poder. Se a Câmara consentir tal medida e não protestar, não recorrer ao TJ, ficará com suas prerrogativas constitucionais abaladas.

  3. Ora, era de se esperar que a Justiça estivesse ao lado da população que está sendo lezada por construtoras que não entregam as obras no prazo provocando enormes prejuizos nas pessoas que investiram seus recursos em compras de apartamentos. Se proibem até o direito de protestar numa audiência pública no Poder Legislativo, na Câmara de Vereadores, é de se supor que o contribuinte está ferrado.

  4. O Código de Defesa do Consumidor, uma conquista enorme do povo brasileir, é claro nesse aspecto quando uma pessoa sofre prejuizos diante de desmandos de uma empresa, qualquer que seja ela, ainda mais quando se trata de uma mordia que representa um investimento vultoso.

  5. O que se depreende desse fato que aconteceu na câmara é que esses clientes  poderão recorrer dos seus direitos na Justiça, calados, sem protestarem.
                                                                      **
  6. Basta chover em Lauro de Freitas que a GVT deixa seus clientes na mão. Assim aconteceu neste domingo entre as centenas de comerciantes e moradores de Vilas do Atlântico que ficaram sem telefone e sem internet, isso durante todo o dia. A GVT, para não atender os clientes, colocou uma gravação e bye-bye.

  7. Os prejuizos foram incaláveis pois algumas lojas e supermercados deixaram de operar alguns cartões de crédito e quem preciso da internet ficou ao leu. O pior é que não se tem onde reclamar. Se for ao Procon nada adiante, a Defesa do Consumidor, pior. É isso: o consumidor no Brasil só leva ferro.

  8. A GVT, alías, só deveria cobrar faturas dos moradores de Vilas, no verão. Na época das chuvas, é pingar água de São Pedro seus serviços não funcionam. As redes devem ser de papelão.

  9. O tempo chuvoso não atrapalhou muito a realização da segunda etapa do concurso público da Prefeitura de Lauro de Freitas, com mais de 18 mil inscritos, na tarde deste domingo (20).

  10. Agentes de trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar trabalharam em conjunto, conseguiram evitar congestionamentos e garantiram a segurança. A pedido da prefeitura, foram colocados 100 ônibus a mais para atender os candidatos, alguns adaptados para cadeirantes.

  11. A secretaria municipal de Administração ainda disponibilizou "agente de informação" em locais estratégicos para evitar atraso ou erro do local de prova.

  12. A 15ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, que está marcada para os dias 29, 30 e 31 de maio deste ano, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, terá a participação de quatro convidados internacionais, de diferentes especialidades no campo da comunicação corporativa.

  13. Muito participativa a III Parada do Orgulho Gay de Conquista, no Sudoeste do Estado.

  14. Os alunos do curso tecnológico de Estética e Cosmética da Estácio FIB oferecem serviços de higienização, massagem corporal, mechas com spray, drenagem facial e design de sobrancelha, a um custo de R$ 2,00, durante a V Feira de Estética, que acontece hoje (21), das 8h às 12h e das 18h às 21h, no Campus Gilberto Gil, no Stiep.

  15. Deflagrada a operação Máscara II, através do trabalho de inteligência, realizado pela Força-Tarefa (Dececap/SSP, Infip/Sefaz, Gaeco/MP e SI/SSP). A operação tem como objetivo desmontar esquema criminoso liderado pelo preso Antônio Marcelo dos Santos, mentor da quadrilha que vem praticando e liderando ações criminosas do interior do complexo Penitenciário Lemos de Brito (PLB).
 
   16. A estimativa é de que desde o ano de 2007 a organização criminosa auferiu mais de R$ 2 milhões, lesando os contribuintes baianos.
   17. A Secretaria da Fazenda do Estado identificou mais de 40 empresas do Estado da Bahia, que caíram no golpe. "Os integrantes da quadrilha se passavam por advogados ou até mesmo por auditores fiscais para dessa maneira negociarem as dívidas com os contribuintes baianos", explicou o superintendente de Administração Tributária da Sefaz, Cláudio Meirelles.

   18. (Globo, 17) 1. Os dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelam que, se no Estado do Rio a situação do ensino médio é crítica, na capital é pior ainda. No 1º ano, por exemplo, 51% dos estudantes da rede pública repetem ou abandonam a escola.
 
   19. O número coloca os cariocas com o terceiro pior desempenho entre todas as 27 capitais do país. Entre os 92 municípios fluminenses, a rede pública da cidade do Rio só é melhor do que Búzios no 1º ano do ensino médio.

   20. O município da Região dos Lagos apresentou taxa de 53,6% na soma de abandono e repetência. Na outra ponta, aparece a pequena Italva, com apenas 5,8%. Os dados são referentes ao ano de 2011.
        
  21. Levando-se em conta todos os três anos do ensino médio, a capital fluminense tem 39,7% dos estudantes retidos porque largaram a escola ou não conseguiram passar para outra série. O Rio aparece como a quarta pior capital do país. A pior foi Salvador, com 42,9%. A melhor, Manaus (19,3%). Dentro do estado, os cariocas novamente só conseguem ficar melhor do que Búzios (41,6%).