Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DONOS DA ÁREA DO QUARTEL DA AMARALINA PODEM TER REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Deputado Zé Neto só entra na Assembleia Legislativa se benzendo
16/05/2012 às 20:00

Foto: BJÁ
Familia alega na Justiça que II Guerra já acabou e local, hoje, só serve para eventos
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Circulam fortes rumores no âmbito da justiça baiana dando conta de que a família que possuía uma fazenda onde foi edificado o Quartel de Amaralina do Exército estaria prestes a obter um mandato de reintegração de posse da área, a qual foi ocupada há mais de 60 anos sem que fosse pago qualquer indenização.

  2. Como argumento forte, colocam que o quartel perdeu a sua função original de ponto avançado e guardião da costa brasileira invadida por submarinos e navios alemães durante a II Guerra Mundial, hoje, servindo de  espaço para realização de eventos e festas particulares e de hotel comum.


  3. O caso do acesso do SAC Empresarial que funciona no 1º andar do Multishop, na Boca do Rio, piorou demais, já que, como o único elevador não tem conserto, foi mudado para outra ala que só possui escada. Desta forma, descartou-se de vez o acesso para deficientes físicos em locomoção e pessoas idosas, pelo que a coordenação da SAEB tem que se pronunciar.

   4. A atual campanha de "SOS Seca", com vistas a conclamar a população baiana a economizar água em virtude da longa estiagem, é assinada somente pelo Governo do Estado e já abrange, alem de outdoors, paginas inteiras nos grandes jornais e peças televisivas nos horários nobres.


   5. A bancada da Oposição na Assembleia Legislativa fez uma reunião na tarde desta quarta-feira, 16, e protestou contra o fato do presidente Marcelo Nilo ter indicado Inaldo Paixão para a vaga de Manoel Castro, no TCE, sem ter consultado as bancas. Embora, hoje, se notificou que Marcelo se reuniu com a base governista, isso também não aconteceu.

   6. A rigor, segundo comentários de deputados da oposição, Marcelo teria apenas comentando (e/ou consultado) a indicação de Inaldo a alguns deputados da base. Isso na base da consulta informal, sem reunião, sem ata.

   7. Para o deputado Targino Machado, PSC, que ocupou a tribuna da Casa para protestar, Marcelo "apequenou a Assembleia na medida que serviu apenas como porta-voz de Wagner". Portanto, segundo Targino, embora a vaga pertença a Assembleia, a indicação não é da Casa e sim do governador.

   8. Nos bastidores se diz, também, que Inaldo é um contra-ponto ao conselheiro Pedro Lino, considerado uma espécie de algoz do governo. Alguns deputados governistas comentaram em off o que consideram um comportamento "estranho", "atípico", do conselheiro Zilton Rocha, petista histórico.

   9. Segundo fontes do BJÁ, a diretoria da Embasa não teria aceito assumir para a empresa a responsabilidade da campanha S.O.S, seca/água, entendendo que poderia prejudicar o faturamento da empresa, dado provocar uma vinculação inconsciente da marca empresarial ao seu produto comercial, com grandes reflexos nos resultados financeiros, que pode levar ao não recebimento da famosa PLR.


   10. Isso, faz remontar a situação vivida na seca de 1981, quando ocorreu o inverso, pois o governador de então, ACM, não deixou veicular o nome do governo numa campanha de alerta ao consumo d'água, com receio do ônus político.

   11. Quanto ao financeiro, aconteceu um episódio curioso: o diretor financeiro era muito amigo e indicação pessoal de ACM, o qual vendo a receita cair, em virtude da campanha pela economia da água, foi ao Palácio de Ondina se queixar dos resultados. O velho babalorixá sentenciou: "não se pode cobrar do que não se pode entregar..."
 
   12. Que coincidência mais louca: 16 de maio de 2001 foi quando as tropas da PM, governo César Borges, invadiram a Escola de Direito da UFBA. Hoje, 11 anos depois, CB é nomeado diretor do BB do governo Dilma com aval de Wagner.

   13. Na Assembleia, nenhum deputado lembrou do episódio. Alice Portugal, em BSB, falou sobre Museus. Ainda bem que colocaram umas faixas no viaduto do Canela para lembrar desse fato.

   14. O deputado Delegado Deraldo Damasceno (PSL) solicitou ao governador Jaques Wagner, através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa, que determine a liberação de recursos para obras de asfaltamento da rodovia BA 998, no município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.

   15. No documento, o parlamentar lembrou que a recuperação da estrada vai facilitar o escoamento da produção agrícola da região.

   16. Faltam 5 dias para a greve dos rodoviários de Salvador e os patrões continuam intransigentes.

   17. O Brasil recebeu 5 milhões de turistas estrangeiros, em 2011. A Setur diz que a Bahia recebeu 11 milhões de turistas, em 2011, no geral - estrangeiros e brasis.

   18. O prefeito JH ficou com uma inveja danada do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, o qual aprovou suas contas na Câmara local por 9x1, as ditas rejeitadas pelo TCM.

   19. Sêo Barriga, o super-sincero, diz que suas chances para a vaga do TCE voltaram a marcar 0%.

   20. O deputado Zé Neto, PT, líder da Maioria, só adentra nas dependências da ALBA fazendo o sinal da cruz, igual a jogador quando entra em campo. Quando cobrado por que do gesto, ele disse que pode encontrar o Diabo lá dentro e preccisa de proteção divina para enfrentá-lo.


   21. A situação sa vazão  dos rios que cortam Salvador é tão critica que o Jaguaribe no trecho da praia de mesmo nome está  exalando um mau cheiro impressionante, num sinal claro de que seu volume é composto unicamente de esgoto doméstico, com possibilidade de comprometer as condições de balneabilidade na área da Terceira Ponte.


   22. O INEMA deve ficar de olhos abetos para essa nova situação, bem como a EMBASA para intensificar a ligação dos efluentes domesticos.