JAC Motors quer conquistar 2% do mercado nacional em 2015
Foto: BJÁ |
|
Semana dos Museus tem exposição na Praça Muncipal, em Salvador |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Lá se vão mais de 30 dias sem aulas nas escolas públicas estaduais, alunos sem aulas, pais desesperados, semestre letivo comprometido, e não sinais de que o governo do Estado vai dialogar com a categoria. Ponto final. Impasse dos mais estranhos que já ocorreram na Bahia, sobretudo porque o governador Wagner é bom de entendimento. Mas, desta vez, escrespou.
2. Há duas avaliações sobre o movimento enquanto o caso não é decidido na Justiça, no TJ/BA e no STF onde tramitam ações de deputados da oposição e da APLB/Sindicato sobre a possível inconstitucionalidade do PL aprovado pela Assembleia que determina novas remunerações aos professores. Uma delas, da APLB, dá conta de que a greve está firme e disseminada pelo interior; a segunda, do governo, destaca que 630 escolas já retornaram às aulas em mais de 200 municípios.
3. Ninguém sabe ao certo o que se passa e como vai agir a SEC, a partir da sua avaliação, pagando salários aqueles que estariam trabalhando e continuando com contra-cheque zero para aqueles que não trabalham. É até difícil se fazer essa contabilidade, mas, paciência, parece ser assim que vai agir o governo.
4. Na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 14, falou-se mais da vitória do Bahia do que sobre a greve. O assunto esfriou no plenário ainda que alguns professores continuem acampados no saguão da Casa. Os sindicalistas colocaram dezenas de cartazes nos vitrais da Casa mostrando os deputados considerados "inimigos da educação", mas, ninguém se sensibilizou.
5. A greve deixou de ser pauta para o Legislativo e entrou na esfera do Judiciário. No próximo dia 24, a Assembleia Itinerante será instalada em Teixeira de Freitas. Até lá, se o movimento grevista estiver vivo vai ser uma lambança. Em Itabuna, na última ALBA itinerante, que coincidiu com a greve da PM, houve até caixão de defundo para Wagner e o lider Zé Neto.
6. Pé de pato mangalô três vezes - disse-me hoje um deputado - que a greve se encerre até lá.
**
7. Nesta terça-feira, 15, às 9h, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhado do governador Jaques Wagner visitará a obra da Arena Fonte Nova. Além da visita ao canteiro de obra, representantes do Estado, do Município e do consórcio construtor farão uma apresentação do andamento do projeto Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na Bahia.
8. Ao final, governador e ministro farão atendimento à imprensa, no auditório do escritório da obra.
9. Colocaram um boquê de flores para uma mamãe professora grevista no saguão da Assembleia.
10. Circulou no corredor da Assembleia o informe dando conta de que o diretor Geral da Secretaria de Saúde, Alfredo Boa Sorte, tem dois anos tentando falar com o governador Wagner e não consegue. Estaria na geladeira. Aliás, no freezer.
11. Teixeira de Freitas não tem um espaço público de órgão do Estado, do governo Federal ou do município que possa abrigar a Assembleia Itinerante. A ALBA vai se instalar no Espaço D`Cerimonial.
12. Deputada Claudia Oliveira não parecia nem um pouco apreensiva com seu julgamento no TRE.
13. Neto Baiano precisa ver uns videos de Fred, do Flu, jogando. Este joga e não reclama.
14. Sérgio Habib, presidente da JAC Motors, diz que tem muita montadora se instalando no Brasil e falando que vai constiuir 5% e até 10% do mercado nacional de vendas de automóveis, mas, tudo é blefe.
15. Segundo ele, a JAC, depois de instalada e consolidada, lá pelo ano de 2015/2016 deve conquistar (como meta) 2% do mercado, algo em torno de 100 mil carros, para uma venda estimada de 5.000.000 no total.
16. Habib confia na taxa de fidelidade do brasileiro com seus veículos, uma das mais baixas do mundo, o que é um bom sinal para a montadora chinesa, ainda sem tradição e desconhecida do grande público.
17. A vida parlamentar do escritor e romancista Jorge Amado, quando deputado pelo Partido Comunista do Brasil - PCB/PPS terá palestra do jornalista e pesquisador Ivan Alves Filho, que é membro do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista - PPS e editor do portal da Fundação Astrojildo Pereira.
18. Ivan é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e também coordena o projeto de pesquisa intitulado Brasileiros e Militantes (desde 2003) da FAP, além de historiador e escritor das renomadas obras como Memorial dos Palmares e Aparecida Azedo - Uma pintura de contos de fadas, dentre outras.
19. Palestra sobre Jorge será na terça-feira, 15, a partir das 18h30min na sala de Reunião do Centro Empresarial Iguatemi - Térreo. End.: Av. Tancredo Neves, 274 - Caminho das Árvores - Salvador.
20. Há um movimento do PT em busca de dissidentes do PSDB na eleição municipal de Salvador.