Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DATA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA É ESQUECIDA ATÉ PELO INSTITUTO HISTÓRICO

Neto Baiano perde a cabeça no classico BAVI, o jogo mais esperado do ano
13/05/2012 às 20:00
Foto: Davidson Botelho
Jogadores do Bahia comemoram título conquista depois de 11 anos
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Salvador passou o 13 de maio, data da abolição da escravatura, em brancas nuvens, sem comemorações, sem lembranças. O revisionismo também atingiu a midia que não comentou a data como se todo movimento abolucionista que antecedeu o ato da princesa Izabel, em 1888, tivesse sido em vão. A poética de Castro Alves também foi lançada na vala comum e nada mais importa.

  2. Isso é muito lamentável. Historiadores mais responsáveis e comprometidos com os fatos da história e não com posições políticas partidárias e de segmentos da negritude, atestam com todas as letras e documentos que o ato da princesa Izabel ajudou, inclusive, a por fim ao regime imperial e instalar a República, logo depois, com Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, entre os militares, à frente.

  3. Por que isso aconteceu? Porque a abolição, ainda que não tenha modificado estruturalmente a vida dos negros escravos e alforriados, foi um passo à frente nas liberdades e desmantelou o estamento politico sustentado pela agricultura do café no eixo Minas Gerais e São Paulo.

   4. E o movimento abolucionista foi forte, com presença vigorsa da imprensa e uma luta imensa no Poder Legislativo. Diria que, guardada as devidas proporções e o avanço tecnológicos dos meios de comunicação nos dias atuais, teve uma presença mais intensa do que hoje se verifica na luta da negritude.

  5. Querer negar a abolição, querer ignorar a abolição, significa o mesmo que, daqui a 100 ou mais anos se desmerecer a decisão do STF em reconhecer a constitucionalidade da politica de cotas para negros e mulatos nas universidades públicas, acontecida neste 2012.
                                                                     **
   6. A cidade de Nova Canaã (a 268 km de Salvador) realizou um grande ato político para indicar a pré-candidatura de Eliana Matos (PT) à prefeitura. O ato, realizado na noite de sábado (12) contou com as presenças dos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Zé Neto (PT) e do deputado federal Waldenor Pereira.

   7. O evento foi promovido pelo prefeito Marival Fraga. Eliana terá como candidata a vice Ivete Souza (PTN). Para Rosemberg, a pré-candidata reúne todas as qualidades para dar continuidade ao projeto de transformação da cidade.

   8. Não se pode crucificar o goleiro do Vitória, mas, o camarada cometeu 3 falhas num clássico. É demais.

  9. Neto Baiano mostrou que nunca será um grande jogador. Um atacante que perde a cabeça num clássico, que reclama em excesso, que se irrita, merece ser punido pela direção do Vitória.
   
  10. Que o Sindicato da Panificação se posiciona contra a fécula de mandioca no pão cacetinho, tudo bem. Agora, dizer que apoia qualquer iniciativa à agricultura familiar, não cola.

  11. Padre Abel promoveu encontro no Iath Club da Bahia visando obras sociais da Igreja de Santana. Fora do compasso o local.

  12. Nomear a própria advogada e uma psicanalista que, no passado, foi editora de um jornal que era comprometido politicamente com os movimentos ditos revolucionários comunistas para compor a Comissão da Verdade revela falta de isenção.

  13. Neste fim de semana, ele foi homenageado pela Câmara Municipal de Conceição do Coité, com o título de Cidadão Coiteense, pelos serviços prestados aos agricultores do sisal, empenhando-se para revitalizar esta cultura, uma das resistentes à seca.
  14. No final deste mês, Eduardo Salles será o homenageado da Bahia Farm Show 2012, no município de Luis Eduardo Magalhães.

  15. Neste domingo (13), o município de Candeal esteve em festa. Os habitantes comemoraram os 50 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa (AL). O documento foi inserido na ata dos trabalhos da Casa.


  16. "Neste dia tão importante para Candeal, quero saudar os seus moradores através do Prefeito Municipal, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, que muito tem contribuído para o progresso desta cidade, e desejar que o município continue a trilhar os caminhos do desenvolvimento", declara a parlamentar.

  17. Domingo não foi dia rubro-negro. Santa Cruz bate Sport Recife e leva o bi pernambucano.

   18. (Der Spiegel) CDU de Merkel 30,8% (31,5% em 2009) / SPD -socialdemocratas- 30,4% (25,4% em 2009) / Verdes 13,2% (12,4% em 2009) / Piratas 8,2% (1,8% em 2009) / Liberais -FDP- 8,2% (14,9% em 2009) / Os demais -incluindo Linke -ex-esquerda comunista, que havia obtido 6% em 2009, estão fora do parlamento do Estado por não terem atingido 5%.
          
   19. Schleswig-Holstein é um dos 16 Estados da Alemanha e o que fica mais ao norte. Foi um dos estados mais poderosos da histórica Liga Hanseática. Tem 3 milhões de habitantes.

   20. A Revista [B+], principal publicação da Bahia focada em negócios idealizada pelos empresários Claudio Vinagre, Isaac Edington, Luiz Marques e Rubem Passos, promove encontro entre lideranças de governos, empresas e organizações da sociedade civil para discutir as novas tendências do mercado de negócios no estado, no III Fórum de Liderança

   21. Com o tema Empreendedorismo de sucesso: A trajetória e os desafios de uma empresa baiana na conquista do mercado nacional, a terceira edição do evento acontece nesta quarta-feira (16), das 8h às 10h, no restaurante Baby Beef.

  22. O socialdemocrata François Hollande do PS venceu as eleições no segundo turno, conforme esperado, embora com uma diferença bem menor que a projetada pelas pesquisas: 51,5% x 48,5%. A Assembleia da França tem hoje uma maioria de centro-direita -UMP- de 55%. A oposição de esquerda tem 40%. E o Centro 5%. 
       
  23. A eleição para o parlamento -câmara e senado- será em junho. Caso a composição atual se mantenha, haverá mais um caso de Coabitação -como ocorreu com Mitterrand: um presidente do PS e um primeiro-ministro de centro-direita -no caso atual UMP. O resultado do primeiro turno da eleição presidencial não permite ainda qualquer projeção para o parlamento, pela pequena votação de Hollande e Sarkozy -28% e 27%.