Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EMPRESA CORRUPTA PODE TER CONDENAÇÃO PELA PROPOSTA NOVO CÓDIGO PENAL

Antonio Rizério diz que deputada Luiza Maia fuma pelo avesso cachimbo da ditadura
12/05/2012 às 20:01
Foto: BJÁ
Passarela de Pituaçu já está funcionando e torcedores usam o equipamento
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Comissão de Juristas que elabora proposta de um novo Código Penal aprovou a punição criminal das empresas privadas por atos contra a administração pública, como corrupção, peculato e desvio de verba. Pelo código atual apenas a pessoa física corre o risco de ser condenada, o que nem sempre acontece apesar de todo alarde da midia e até de prisões feitas pela Policia Federal. Há casos notórios no Brasil de empresários presos e soltos cujas empresas continuam operando.

  2. Na proposta para o novo CP as penalidades para as empresas variam desde a prestação de serviço comunitário até a proibição por até um ano, de estabelecer contratos com as estatais, de participar de licitações, de obter financiamentos de bancos oficiais e até perda de bens e valores.

  3. Bem, essa proposta ainda será analisada pelos senadores e só então poderá ser transformada em Projeto de Lei para tramitar no Senado. Veja quanta dificuldade ainda tem pela frente, pois, precisa também passar pela Câmara e ser sancionada pela presidente Dilma, se aprovada. Há, no entanto, sentimento de que as Casas Legislativas estariam dispostas a aprovar esse PL.

  4. Agora, que a proposta é boa não se tem dúvidas sobretudo diante de tantas trapalhadas que ocorrem com empresas que prestam serviços ao PAC, entre elas, essa DELTA que ganhou fama de estar envolvida em muitos prováveis ilicitos. Aqui na Bahia, recente, está sendo investigada a Ideia Digital Sistemas na Operação Logoff, da PF, acusada de receber dinheiro e não implantar redes digitais.

  5. Em Camaçari, diz-se e isso está sendo investigado pela PF, a Ideia Digital já teria participado de negócios da ordem de R$6.8 milhões com a Prefeitura local e não há indícios de implantação da tal rede de internet sem fio.
                                                                       **
  6. A nova tendência do Partido dos Trabalhadores (PT), a Esquerda, Popular e Socialista (EPS), tem 1.048 novas filiações em Salvador. O resultado da primeira parcial de ingresso de novos membros traz a consolidação de uma iniciativa socialista que retoma as raízes do partido e prioriza as ações e políticas públicas para as massas populacionais.
  7. "Conseguimos organizar o PT de Salvador, sendo que quase 700 novas filiações já foram entregues e os dados recebidos junto ao escritório da sigla na capital", informa o membro da executiva nacional da EPS, Tassio Brito.


  8. Segundo Brito, com esse resultado, abre-se em Salvador um novo ciclo para o PT e a EPS, já que os novos membros da tendência petista são oriundos de movimentos sindicais, do Grupo de Apoio a Pernambués (GAP), dos movimentos negro, juventude, LGBT, mulheres e associados de entidades de bairros da cidade de Salvador e da Associação dos Sindicatos de Limpeza (Aslimp).

  9. Final de semana com a sambista Mariene de Castro lançando novo CD.

  10. Em artigo (Proibido Proibir), A Tarde, o cronista Antonio Rizério diz que a deputada Luiza Maia (PT), autora da lei que censura músicas na Bahia, pratica "uma tolice de quem ficou com a boca torta de fumar mesmo pelo avesso, o cachimbo da ditadura".

  11. Na Bahia, nem festa religiosa do candomblé começa no horário. O barco do Gantois que deveria se iniciar às 19h começou às 20h30min, na última sexta. 

  12. Faz parte da cultura baiana em todos os segmentos esse tipo de comportamento.

  13. Conder diz que lote 1 da reforma da Feira de São Joaquim só daqui a um ano sua conclusão. Pode colocar 2 anos. E, se para o fim da reforma total são 2 anos, pode colocar 4, ou seja, lá pra 2015/2016.

  14. APLB/Sindicato vai ao STF para derrubar o PL da nova remuneração aos professores, considerado inconstitucional.

  15. Sêo Barriga, o sincero, disse ao BJÁ que suas chances para ser o escolhido à vaga de Manoel Castro, no TCE, melhoraram. Passaram de 0 para 0,1%. - Já é alguma coisa, comenta.