Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SECA SEM A FESTA DE SÃO JOÃO FICA ATÉ PIOR PARA ALGUNS MUNICÍPIOS

Marcos Medrado se encontra com Nilo para tentar ser vice de Pelegrino
07/05/2012 às 19:02
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A prolongada seca em 232 municípios da Bahia, mais da metade do total de 417, vai modificar o carrossel da gastança do São João por parte de algumas Prefeituras, por bom senso, pressão da sociedade, falta de recursos, e recomendações do MP e TCM. Alguns prefeitos onde os festejos juninos têm um papel importante nos seus municípios como motivadores de vendas no comércio e na produção de serviços, ainda que se situem no semiário e na área de influência da estiagem, estão entre a cruz e a caldeirinha.

  2. Evidente que não se pode passar a borracha no São João diante da inclemência da seca, porque se trata de um fenômeno recorrente na Bahia, e esta festa representa tb uma atividade econômica. Cidades como Jequié, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Brumado, Serrinha, etc, embora estejam sofrendo com a seca têm tradições juninas e o comércio e as feiras livres têm bons momentos nesta ocasição junina. Pior será, portanto, sem o São João; sem o São Pedro.

  3. Prevalencendo bom senso e não torrando dinheiro à toa contratando-se bandas por R$350 mil e assim por diante, caso das estrelas da axé que nesta época do ano se vestem de estrelas do forró, tudo bem. Bonfim, por exemplo, já reduziu a festa de 5 dias para 3 dias; e Feira está adotando contenções concentrando a festa em São José, seu tradicional povoado. Há outros municípios, fora da área da seca, estes sim que já anunciam 10/20 atrações em forrós milionários.

  4. O governo do Estado tb teve o bom senso de contextualizar o São João da Bahia, que em tempos de vacas gordas chegou a ser lançado em SP, e está contido no seu programa, sem midia, sem a larga propaganda dos anos passados. O programa idealizado na gestão Wagner para incrementar o São João como produto turístico nacional é bom, ainda que a Bahia não tenha pólos juninos como Sergipe (Aracaju), Paraiba (Campina Grande) e Pernambuco (Caruaru).

  5. Salvador que tem a maior rede hoteleira do estado o São João é um fiasco. Não existe. A população vai para o interior em sua maioria. Porto Seguro que tem segundo maior parque hoteleiro o São João é mixórdio e o Pedrão de Eunápolis é uma festa isolada. As tradicionais praças de São João, Bonfim, Amargosa, St Antonio de Jesus, São José, etc, carecem de hotéis.

  6. Mas o programa da Bahiatursa/Setur é válido e pode criar uma cultura em torno do tema, já espacial na Bahia. A seca deu uma atropelada nos santos juninos, mas, em alguns casos, a seca fica até pior em os festejos juninos.
                                                                               **

  7.
Aplausos para o poeta de cantoria Elomar Figueira que mesmo sendo patrocinado por recursos do Governo do Estado, em pleno TCA e por ocasião da Camareta Sertaneja, deitou falação sobre a seca e suas mazelas que ele bem conhece desde a nascença e convive lá nas barrancas do rio Gavião, no convívio com seus bodes heróicos e resistentes.
   8. Apesar dessas amarguras, ele deve está feliz pelo desempenho do filho João Omar, diretor do espetáculo, cuja formação teve o seu dedo, com extensão em seminário de música espanhol e inclusive como um dos brasileiros que toca divinamente a música flamenca.



   9. Diz-se que a presidente Dilma teria declinado (pelo menos essa foi a conversa de bastidores nos corredores da Assembleia) do convite para inaugurar a 1ª etapa do Projeto Tucano Sul, agora denominado de Águas do Sertão, implantada com recursos federais do PAC, sob a justificativa de que deram prioridade ao atendimento das zonas urbanas.

   10. Essas áreas já estavam atendidas e tiveram seus mananciais substituídos, em detrimento das zonas rurais, que sofrem com a seca inclemente e não possuem qualquer alternativa razoável de sobrevivência.



  11. Aliás, parece que os órgãos que executam as obras de convivência com a seca estão adotando uma tendência de priorizar a busca de  substituição de  soluções de mananciais para abastecimento de água, em vez de ampliar a população atendida.



   12. Isto, ocorre com os sistemas de água existentes na região sisaleira, cujos recursos federais do PAC foram anunciados para implantar adutoras destinadas a trazer água das barragens de Ponto Novo e Pedras Altas,na bacia do Itapicuru,  descartando o uso da barragem de São José do Jacuipe, no rio Jacuipe (afluente do Paraguaçu), sob a alegação  de que está salinizada.



   13. A situação da barragem  de São José já foi abordada aqui, cujo link é 
http://www.bahiaja.com.br/colunista_texto.php?idArtigoColunista=2231 , devendo ser encarada de frente pela EMBASA, principalmente  agora que o volume caiu para cerca de 20% da capacidade total de armazenamento e poderia ser promovida sua limpeza com o futuro novo enchimento do lago.


   14. A nova presidente da Petrobras, Graça Foster, trocou quase toda a diretoria da empresa, a qual trabalhou longo tempo com o ex- presidente Gabrielli, faltando apenas o diretor financeiro, que, numa escolha pessoal, o sucedeu quando foi guindado a presidente.


   15. A especulação imobiliária está comendo solta pelas bandas do Farol da Barra, com a liberação do gabarito, sendo as velhas e carcomidas casas vendidas a R$ 7 mil por m² de terreno.
Como dizia o saudoso Silvio Lamenha: resistir quem há de...


   16. Por falar em especulação, o material publicitário da Mansão dos Wildbergs, no Largo da Vitória, já está pronto com uma lâmina de 42 andares, cuja foto montagem da vista do mar parece maior que o Empire State.

   17. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) nega que seu projeto para exigir diploma de jornalista para cargos no estado, na área de Comunicação, vise "derrubar" o secretário Robinson Almeida, da Secom.

  18. O deputado Cacá Leão (PP) solicitou verificação de quórum na sessão desta segunda, 7, na Assembleia e derrubou a sessão. Só tinha 4 governistas no plenário da Casa.

  19. O deputado Sandro Régis (PR) disse que é uma vergonha para a Bahia, no jogo BAVI de Pituãçu, domingo, com 35 mil pessoas circulando na Avenida Paralela, a passarela de Pituaçu continue em obras após dois anos.

  20. O deputado Luciano Simões (PMDB) disse no plenário da Assembleia, hoje, que o Instituto Brasil é uma "máquina da roubalheira".

  21. A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) "chutou uma bola em falso" e está com uma bota ortopédica no pé. Já o dep Carlos Geilsom (PTN) capenga de outro pé, mordida de escorpião.

  22. Governador Wagner e comitiva tomaram uma vaia ampla e irrestrita de professores em greve, na visita a Cícero Dantas, no último final de semana. Professores mantém greve e continuam acampados no saguão da Assembleia Legislativa.

  23. Deputado federal Marcos Medrado (PDT) esteve com o presidente Marcelo Nilo, na Assembleia, conversando sobre a sucessão em Salvador. O PDT vai apoiar Nelson Pelegrino e Medrado gostaria muito de ser o vice na chapa do PT.

  24.
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) esteve reunido na tarde desta segunda-feira (7) com uma comissão de professores. A greve da categoria já dura quase 30 dias e o objetivo é buscar saídas para o impasse que está prejudicando milhares de estudantes.
   25. Oriundo do movimento sindical, Rosemberg tem bom trânsito coma categoria e com o Governo e quer ajudar a destravar a greve sem diálogo entre entre Estado e professores. "O objetivo agora é buscar uma solução para evitar problemas para os estudantes com o comprometimento do ano letivo", revelou o deputado.

  26. A Prefeitura do Salvador entrega, nesta terça-feira (8), mais 360 títulos de legalização de propriedade, dessa vez na comunidade da Boca do Rio. A entrega, que acontece no Sistema Integrado de Atendimento Regional (Siga IX - Boca do Rio), será feita das 9 às 12h e das 13 às 16h.

  27. O serviço faz parte do Programa de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), que desde 2005 entregou 13.339 escrituras de legalização de terra, beneficiando 66 comunidades. 

  28. Pré-campanha de JH a governador 2014 foi forte neste último final de semana na TV com propaganda intensa, até no Fantástico, dizendo que paga os melhores salários a professores do Brasil.

  29. Para marcar o Dia Municipal Contra a Poluição Sonora, comemorado nesta segunda-feira (7), a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) destruiu nesta manhã cerca de três mil equipamentos de som, apreendidos entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012.

  30. Fonte do BJÁ aponta que a situação da prefeita Jusmary Oliveira para reeleger-se, em Barreiras, é muito difícil, e que o governador Wagner está dando uma boa força.

  31. Você está recebendo a primeira edição do especial mensal Jornalistas&Cia - Memória da Cultura Popular, que trará a íntegra de algumas das grandes entrevistas que Assis Ângelo, presidente do Instituto Memória Brasil e estudioso da cultura popular brasileira, fez em seus quase 40 anos de carreira.
 
  32. Para J&Cia, esta parceria tem por objetivo levar aos jornalistas brasileiros fragmentos relevantes do Instituto Memória Brasil, particularmente algumas das grandes entrevistas que marcaram época e que em seu tempo tiveram ampla repercussão.


  33. Os frades dos capuchinhos de Feira estão emagrecendo horrores. A cozinha do convento caiu doente e trocaram a dita pela lavadeira. Se quiserem mando a mestre cuca do Lobisomem de Serrinha pra dar um adjutório.

  34. Falar em frades e padres, domingo próximo monsenhor Cripa vai ser ordenado bispo auxiliar na gloriosa Feira de Santana. Vai ser uma festança.

  35. Sêo Barriga sumiu. A última vez que vi foi comprando pão de milho na Padaria do Chame-Chame, na semana santa.

  36. Jaguaquara ferve com 3 candidatos a prefeito.

   37. Bem animada a conversa das deputadas Graça Pimenta e Maria Luiza, na sala do cafezinho da Alba.