Oposição deve entrar na Justiça contra aumento de água da Embasa 12.89%
Foto: BJÁ |
|
Dismel da Estrada do Coco fechou e empresa deixa aviso a clientes após 50 anos |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há um sentimento na Assembleia Legislativa entre deputados da base governista e da oposição que consideram a greve dos professores mais prejudicial à imagem do governo Wagner e aos candidatos a prefeitos da base, nas próximas eleições, especialmente aqueles vinculados ao PT, do que a seca que castiga o estado. Entendem esses parlamentares ouvidos pelo BJÁ que a categoria dos professores existe em todos os municípios e tem um alvo; enquanto a seca se restringe a 207 municípios e se trata de um fenômeno da natureza e não pode ser imputável ao governo do Estado.
2. Tem sentido, ainda que um e outro caso prejudicam o governo. Em relação a greve dos professores, objeto de nosso comentário de hoje (trataremos da seca amanhã), os candidatos da base governista em cidades de maior porte vão sofrer bastante. Veja que Nelson Pelegrino, ontem, nas comemorações ao Dia do Trabalhador, na Praça Castro Alves, levou a maior vaia. E, não se tenha dúvida, de que os votos da maioria dos professores vai ser direcionado a Alice Portugal, a candidata do PCdoB.
3. Por efeito, os candidatos do PT em Feira de Santana, Zé Neto, que é o líder da Maioria na Assembleia Legislativa; e de Vitória da Conquista e Brumado, onde o movimento está muito forte inclusive com invasão da Direc e o PCdoB tem influência acontecerá o mesmo. Em Juazeiro, onde o PT quer desbancar o prefeito Isaac, do PCdoB, candidato à reeleição idem-idem.
4. A greve dos professores está muito mal conduzida pelo governo. Primeiro porque há um acordo com documento assinado, em novembro do ano passado; e segundo porque o governo, não sentou para negociar com a categoria antes de enviar o PL propondo o reajuste salarial. Ora, se o governo Wagner defende tanto o diálogo e o republicanismo, não pode cometer uma falha dessa natureza. E, o que é pior: não sentou e não senta agora.
5. Veja que até na base mais autêntica, a professora Carmelita, lançada pré-candidata a prefeita de Ilhéus, sentou à pua no governo não aceitando esse desapreço à sua categoria. E, a deputada Luiza Maia, que é um dos melhores quadros do PT na Assembleia votou contra o PL do Executivo alegando que não poderia dar o seu voto favorável a um projeto que vai de encontro aos anseios dos professores.
6. Sem diálogo, com a greve radicalizada e os professores mobilizados, vão nesta quinta feira à praça pública vender bananas na Piedade e o clima só tende a piorar. Cremos que ainda é tempo do governo sentar na Mesa das Negociações, as quais desapareceram de uma hora para outra no âmbito da SAEB, e tentar um entendimento. No momento em que o governo tb radicaliza cortando salários, impedindo uso do Planserv e outros métodos o clima se torna mais tenso.
7. Sem salários os professores não repõem as aulas e não colocam notas dos alunos nas cadernetas. E daí! Perde-se o semestre! Passa-se todos por decreto! Nada portanto melhor do que a negociação.
**
8. O Governo do Estado está promovendo um arrocho fiscal sem precedentes na cobrança de IPVA, fazendo com que possíveis valores do imposto sejam triplicados, com juros moratórios e honorários advocatcios, retroagindo a cobrança até o ano de 2001, quando deveriam estar prescritos.
9. Trata-se de uma verdadeira "via crucis" nos cartórios de protestos de títulos e na sede da Procuradoria Fiscal no CAB, com inúmeras pessoas sendo surpreendidas pelos valores, que não tem condições de saldar de uma só vez.
10. Além do mais, não consideram as informações constantes no site do DETRAN de que o veículo gerador do imposto foi vendido, como o Código de Trânsito Brasileiro - CTB prevê, exigindo que o antigo dono apresente uma carta encaminhada, há mais de 10 anos, ao DETRAN, numa cabal prova de que não confia na informação do órgão de registro dos veiculos, cabendo ao contribuinte o ônus da prova, para se submeter a decisão de baixa da PGE.
11. Por mais absurdo que seja, cobra ainda um valor de R$ 8,52 pela carta de intimação enviada pela ECT.
12. Tudo isto deve ser proveniente da baixa arrecadação da SEFAZ que está levando o Estado a acumular débitos, alem de registros feitos inúmeras vezes por esse BJÁ sobre o índice de veículos sem licenciamento.
13. O deputado Álvaro Gomes fez um pronunciamento na Assembleia enaltecendo a figura do compositor Vevé Calazans, o qual faleceu no último final de semana.
14. Em Jaguaquara, ao que tudo indica saem três candidatos a prefeito, na próxima eleição. O prefeito Ademir Moraes (PMDB) sinaliza apoio em Martineli; o PT vai com Lealdade; e um terceiro grupo formado pelo ex-prefeito Mirinho (PR), Dra. Sara (PSDC), Pires (PDT), Ivanildo (PPS) e o presidente da Câmara, Raimundo Caldas, lançará um nome.
15. É muito bonito ver com se cria factóides: a SICM diz que vão ser criados 4,5 mil empregos com a exploração mineral no Estado e, no mesmo dia, as empreiteiras que estavam construindo a Ferrovia Oeste Leste que será responsável por transportar os ditos produtos minérarios demitem 2,3 mil trabalhadores.
16. Por que os deputados de oposição na ALBA não fazem como os do Paraná? Apresentaram um documento ao Ministério Público solicitando que seja revogado o reajuste de 15.89% na tarifa da água anunciado para abril deste ano.
17. Na avaliação do o líder da bancada oposicionista na ALEP, deputado Elton Welter (PT), a Companhia Saneamento do Paraná (Sanepar) privilegia os acionistas em detrimento dos usuários.
18. Os deputados querem que o Ministério Público peça à Sanepar justificativas para o reajuste. Segundo Welter, em dois anos, o aumento na tarifa da água ultrapassa 35% sendo que a inflação de referência para o período foi de 12%.
19. Nesta terça feira do feriadão do Dia do Trabalho, gastou-se, no mínimo, 50 minutos para desembaraçar a mala e pegar um táxi comum no Aeroporto de Salvador.
Além do mais, como preparação para a Copa do Mundo, a única livraria que existia dentro da área de embarque do ALEM foi fechada.
20. Bom comercial de TV do governo campanha Saúde em Movimento.
21. Também muito boa a campanha dos deputados do PP na TV.
22. Perguntar não ofende: quando vão iniciar as obras das torres de escritórios e consultórios, lançadas com grande propaganda, que ficariam situadas na rua do Mandu, que liga as avenidas São Rafael e Gal Costa?
23. As placas de licenciamento e identificação do empreendimento já estão sendo cobertas pelo matagal..
24. Que loucura! a Dismel da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, fechou. Mais de uma centena de desempregados. A direção colocou um aviso na porta falando nos seus 50 anos junto aos clientes e bye-bye.