Gika ensaia candidatura a prefeito de Serrinha pelo PSB de Lidice da Mata
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O pré-lançamento da candidatura a prefeito de Salvador do deputado ACM Neto (DEM), na semana passada, não provocou a pororoca que se imaginava. Pelo contrário: afastou ainda mais o parlamentar do Democratas das duas outras siglas da oposição na capital, o PSDB e o PMDB. Neto continua batendo na tecla de que as portas estão abertas para o diálogo, mas, como criou um fato consumado, ocupando de forma irremovível a cabeça da chapa, não conseguiu amealhar novos apoios até então.
2. E, ao que tudo indica, terá dificuldades para organizar uma chapa de consenso. Hoje, PSDB e PMDB conversam, há possibilidades de entendimentos com o PPS e o PR, o que poderá fazer com que Neto enfrente a parada praticamente sozinho, considerando o seu prestígio pessoal, sendo apontado como bem situado nos estudos e análises feitos até agora.
3. Politica, no entanto, não se ganha sozinho. É muito raro isso acontecer. Veja que Nelson Pelegrino, candidato do PT e que tem o apoio do governador Wagner, já explícito, ainda não conseguiu entendimentos com o PCdoB e PSB, tradicionais aliados do PT, porém, amealhou em torno de sua pré-candidatura vários partidos pequenos, desde o PTC de Rivailton Pinto ao PSDC, de Jorge Aleluia.
4. Outro detalhe curioso é que a presença de ACM Neto, já oficial, não alterou o roteiro e a estratégia de Pelegrino, o qual não deu a mínima ao Democratas, como se dissesse assim: "Vou cuidar de minha vida e ele que cuide da dele". Polarização, se existir, se dará no momento da campanha propriamente dita, o que só acontecerá a partir de 7 de julho próximo.
5. A rigor, hoje, só quem está interessando na sucessão do prefeito JH são os jornalistas, os políticos, os partidos, os candidatos em várias instâncias e lideranças comunitárias. A população está equidistante e só vai se interessar no processo eleitoral a partir de agosto, quando os candidatos começam a aparecer no horário gratuito do TRE nos veículos de massa, o rádio e a televisão. Até lá é esse marasmo que se vê.
6. Ainda assim, há um prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para registro oficial das candidaturas após as convenções partidárias que terão que acontecer até 30 de junho. A data chave, portanto, é final de junho. Até lá saberemos se Neto vai mesmo sozinho, se o PSDB compõe com o PMDB no apoio a Imbassahy/e ou Kértész; e se a senadora Lidice da Mata (PSB) vai ser candidata numa aliança com Alice Portugal, do PCdoB.
7. Essas seriam as candidaturas que podem alterar o jogo politico em curso. As demais também se encontram isoladas, casos do PTB, PDT, PRB e PSL. Já se fala, com certa insistência, que Edvaldo Brito, PTB, pode sair candidato a vereador. Pelo menos foi o que confidenciou seu filho, deputado Antonio Brito, a uma liderança.
**
8. Em Serrinha no último final de semana, apesar da seca, foi realizada a Cavalgada do Alto Sereno, uma festa ao modelo vaquejada. Neste 2012, no entanto, a cavalgada teve seu lado político, pois, Gika, o patrono e organizador do encontro é pré-candidato a prefeito local pelo PSB. O presidente do diretório de Serrinha, Cassiano, está entusiasmado e diz que há chances de vitória desde que aconteça unidade das oposições.
9. O PSB espera contar com o apoio do PSC, de Lulu do Gás, também pré-candidato e de outras forças políticas de Serrinha para enfrentar o prefeito Osni Cardoso, PT, considerado o favorito. "A proposta é fazer uma pesquisa agora em maio/junho e verificar, na oposição a Osni quem está melhor pontuado", diz Cassiano afirmando que, quem estiver na frente será o candidato.
10. Jornalistas&Cia (da Jornalistas Editora) e Jornal da Comunicação Corporativa (da Mega Brasil Comunicação) se unem novamente para este Especial Abracom 10 Anos. Se nas duas vezes anteriores o foco era o desempenho do ano, iniciativas que culminaram com a criação do Anuário
Brasileiro de Comunicação Corporativa, agora a pauta são os dez anos da Abracom, completados no último dia 17 de abril.
11. A edição foi produzida pela editora-contribuinte Martha Funke (mmfunke@uol.com.br), com pauta que aborda aspectos como a criação de uma identidade setorial; a expansão econômica, regional, do portfólio e das fronteiras de negócios; a presença internacional; os desafios de gestão; a consolidação da interlocução com o mercado, das concorrências e do parque empresarial; a convivência de micro, pequenas, médias e grandes empresas; e os próximos dez anos.
12. Dada a relevância da publicação, ela está sendo distribuída também para todo o
mailing da Maxpress.
13. Por telefone com o Blog do Anderson na tarde dessa segunda-feira (30), Alexandre Brust, presidente do PDT Baiano, agradeceu pela cobertura na Conferência Municipal do PDT, que aconteceu na Câmara Municipal de Vitória da Conquista na manhã desse sábado (27) e reafirmou com otimismo a vitória pedetista nas próximas eleições municipais.
14. "Tenho 54 anos de política e nunca errei: Abel Rebouças será o próximo prefeito de Vitória da Conquista", previu Brust. O presidente pedetista ainda comentou sobre um evento que reuniu representantes de dezoito municípios nesse domingo (29), em Ipiaú, para a apresentação de Cezário Costa como pré-candidato à Prefeitura Ipiauense.
15. "Atualmente temos 32 prefeituras, em 2013 teremos 64 prefeitos do PDT" disse Alexandre Brust.
16. Dessa vez Brust vai errar: a eleição em Conquista será decidida entre Guilherme Menezes (PT) e Hérzem Gusmão (PMDB).
17. Nesta quinta-feira, o
blueseiro Diego Orrico estreia sua terceira
temporada no Visca Sabor & Arte, casa que tem levantado os ânimos dos amantes do blues, jazz e MPB. Acompanhado da banda
The Blue Bullets, o músico se apresenta
todas as quintas-feiras de maio a partir das
21h com
couvert a
R$14.