Existe tendência de polarizar candidaturas de ACM Neto e Nelson Pelegrino
Foto: Max Haack |
|
ACM Neto já discute nas comunidades da capital sua estratégia politica para Salvador |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O depuado federal ACM Neto (DEM) deverá lançar seu nome a prefeito de Salvador nesta segunda-feira, 23. Há poucas dúvidas em relação a essa atitude ainda que o PSDB, a executiva local, tenha dito em nota nesse último final de semana, que o partido ainda busca o consenso e está conversando com o PMDB. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) ainda está pré-candidato, mas, nos bastidores, se sabe que essa decisão partidária dependerá de São Paulo, por mais que se negue isso.
2. José Serra tem interesse no apoio do DEM em SP e, sendo muito amigo do deputado Jutahy Magalhães Jr, a outra perna importante no PSDB da Bahia, provavelmente vai conseguir esse apoio. Em troca, o PSDB apoiará ACM Neto. Hoje, o PSDB conversa muito com o PMDB, ainda que seja difícil uma alinaça entre ambos, no primeiro turno em Salvador, MK apoiando Imbassahy; e ou vice-versa.
3. O PMDB faz parte da base do governo Dilma e até admite-se esse tipo de aliança em municípios menores. Mas, no caso de Salvador, dada a sua relevância, isso parece pouco provável. Como a direção partidária do PMDB na Bahia se explicaria com um partido que é o principal adversário do PT no plano nacional? Complicado. Melhor deixar os apoios para o segundo turno.
4. Imbassahy tem muita vontade de manter a sua candidatura. Mas, se ficar isolado no PSDB, com Serra/Sérgio Guerra e Jutahy de um lado; e ele do outro, não teria viabilidade. Seria um desafio enorme. Não diria intransponível, porém, de êxito duvidoso.
5. Pra tapear os bobos, o DEM soltou uma nota à imprensa neste domingo afirmando que o presidente nacional do Democratas, o senador José Agripino Maia (RN) "vai fazer uma convocação ao deputado ACM Neto para que ele aceite ser o candidato da legenda à prefeitura de Salvador".
6. "Vamos pedir a Neto que ele aceite o desafio. Com isso, o partido mostra que está em sintonia com o que pensa os soteropolitanos, que querem a candidatura do deputado", afirmou o senador.
7. Faz parte apenas do jogo político porque Neto já está em pré-campanha.
8. Agripino Maia estará presente no encontro que o Democratas realiza nesta segunda-feira, dia 23, às 15 horas, no centro de convenções do Hotel Fiesta, para dar uma maior visibilidade a pré-campanha de Neto.
9. Agripino Maia frisa, no entanto, que o lançamento da pré-candidatura não criará nenhuma dificuldade para as negociações entre o Democratas e outros partidos em Salvador, buscando a formação de uma ampla aliança no campo da oposição ao PT.
10. "Nosso desejo é repetir em Salvador a parceria histórica que temos com o PSDB, nosso aliado preferencial. Mas também vamos buscar compor com o PMDB e outros partidos. Acredito que agora as conversas, que serão tratadas na Bahia, vão se intensificar", salientou o presidente nacional do Democratas.